Seria ótimo dizer que o Brasil está em outro patamar das finanças, mas a realidade quebra por terra esse argumento. Não à toa, temos 7 a cada  10 famílias endividadas que não conseguem alcançar seus objetivos financeiros e acabam comprometendo todo o ecossistema, afinal, sem consumo, não há economia que se sustente.

Porém, as estatísticas ainda estão contra o desenvolvimento financeiro das pessoas, sendo limitado a apenas um pequeno público que detém o controle sobre o fluxo entrando e saindo da sua conta no banco. Para ajudar as pessoas a entrarem de vez no mundo das finanças, reunimos esses 15 melhores cursos da internet para você se inscrever agora mesmo, veja:

15 cursos gratuitos de finanças disponível na internet

1.Gestão de Finanças Pessoais (GFP)

O Banco do Brasil é responsável por diversas iniciativas para melhorar o acesso da população a uma vida financeira melhor. Por isso, tem sua própria trilha de capacitação. Sendo parte dele o “Gestão de Finanças Pessoais” com mais de 20 horas de duração.

2.Formação de Multiplicadores da Série “Eu e Meu Dinheiro”

Outra trilha que qualquer pessoa pode ter acesso no site do Banco Central é a Formação de Multiplicadores da Série “Eu e Meu Dinheiro”. O curso tem duração de 10 horas e pode ser acessado nos 30 dias após a realização da sua inscrição.

3.Curso de Finanças Pessoais Gratuito para Iniciantes

A Mobillis é um software que faz a gestão das suas finanças para você ter tudo sob controle. Além disso, disponibiliza uma formação gratuita e não precisa fazer nenhum cadastro para acessar. Veja o Curso de Finanças Pessoais Gratuito para Iniciantes.

4.Finanças pessoais Fundação Bradesco

Os bancos têm uma imagem ruim na mente do brasileiro, entretanto, para mudar esse cenário, o Bradesco investe milhões em sua fundação que dá mais qualidade na educação das pessoas. Em sua Escola Virtual, disponibiliza diversas formações em Finanças Pessoais.

5.Fundamentos de Finanças – FGV

A FGV é uma das maiores instituições de ensino do Brasil, oferecendo diversos cursos de capacitações. Além dos cursos pagos, oferece um curso de média duração 100% online com o tema “Fundamentos de Finanças”.

6.Cursos de Contabilidade e Finanças Online Grátis

Prime cursos é uma rede de capacitação disponível na internet e tem diversos cursos acessíveis e até gratuitos como o de Cursos de Contabilidade e Finanças Online Grátis, assim, é uma ótima opção para você se desenvolver continuamente.

7.Finanças Pessoais IPED

Outro grande exemplo de plataforma de capacitação é o IPED, não é o do Apple, mas pode ter diversas soluções de cursos, incluindo no universo financeiro.

8.Gestão de Finanças Pessoais

O grande diferencial desse curso de Gestão de Finanças Pessoais é a forma lúdica que é ensinado o tema e pode ser uma excelente maneira de ensinar as crianças a se tornarem pessoas financeiramente melhores.

9.Cursos CVM

Apesar de fragmentados, juntos, os cursos funcionam como uma trilha que se complementam e levam o seu conhecimento de finanças mais longe. Clique aqui e saiba mais sobre os cursos da Comissão de Valores Mobiliários.

10.Banco do Brasil

O Banco do Brasil não fica atrás e já tem diversos cursos gratuitos de finanças para ajudar seus clientes e futuros clientes a serem melhores nessa área.

11.Introdução à macroeconomia

Mesmo parecendo distante, as finanças de países têm muitas relações diretas e indiretas com a vida das pessoas, assim, a missão do curso de Introdução à Macroeconomia é dar-lhe os meios necessários para compreender essa conexão.

12.Business Strategy and Operations in a Biobased Economy 

Sustentabilidade e finanças é um caminho que deve ser andado trilhado em paralelo. Entretanto, há diversos desafios ainda para concretizar essa união, tornando as formações como a de Business Strategy and Operations in a Biobased Economy importantes.

13.Finanças essenciais

Apesar de ser ofertado em Inglês, o curso de Finanças Essenciais não serve apenas para os iniciantes, mas para todo e qualquer público que deseja amadurecer esse assunto com uma instituição mundialmente conhecida.

14.Finanças Pessoais

Os Senai’s espalhados pelo Brasil são conhecidos pela imensa oferta de cursos de capacitação. Assim, ganha destaque o de Mato Grosso do Sul com uma Formação Inicial em Finanças Pessoais.

15.Finanças Islâmicas

Muito diferente das finanças que estamos acostumados a ver. Assim, você pode se aproveitar para conhecer como funcionam outras culturas a partir da perspectiva financeira no site da Edx com parceria com a faculdade IRTIx. 

Quais resultados esperar dos cursos?

As principais métricas de sucesso para determinar que você dominou um assunto de finanças são:

  • Começou a ter novos hábitos financeiros.
  • Já está pensando em como investir seu dinheiro.
  • Está buscando formas de controlar seu orçamento.
  • Pretende cortar gastos nos próximos meses.

Uma excelente dica é você conseguir ensinar tudo que foi aprendido para outra pessoa. Mesmo não tendo alguém próximo de você no momento, expresse através de uma didática que até uma criança dominaria o assunto.

Isso estimula o cérebro a ser desafiado e moldado a partir desses primeiros contatos que podem ser um pouco doloridos se você está entendendo pela primeira vez.

Quando é preciso pagar por um curso?

Uma dúvida que muitas pessoas têm em relação ao momento de pagar por materiais, consultorias e uma série de serviços que podem passar dos 5000 reais quando envolve grandes nomes do assunto financeiro.

Por isso, é essencial conhecer e separar os que tenham os seguintes pontos:

  • Vou ter auxílio pós curso?
  • É oferecido algum bônus ou diferencial em relação a outras opções do mercado?
  • Como as pessoas que passaram pelo curso se saíram durante e após a realização dessa capacitação?

Seria interessante atribuir pesos para cada ponto e assim, entender, mais a fundo, os impactos que cada área pode causar e pode ser priorizada na escolha dos cursos

Conclusão

Viu como você tem uma imensa rede de conteúdo para se tornar uma pessoa financeiramente melhor e você não precisa pagar nada por isso? Além disso, podemos ressaltar que é fundamental continuar acompanhando o blog para aproveitar os melhores conteúdos e de forma atualizada para potencializar os aprendizados.

Isso tem um grande motivo, afinal, controlar as finanças não é um assunto fixo e imutável, mas sim, se molda a partir das inovações que o ser humano está criando constantemente. Por fim, compartilhe a postagem para a maior quantidade de pessoas possíveis para que elas mudem a forma de enxergar as finanças.