Quem nunca sonhou em ter um imóvel? Ter aquele lugar só pra você, que te dê mais segurança e conforto, não precisar pagar aluguel todo mês, aproveitar o preço baixo por conta da pandemia.

 São muitas as vantagens de se comprar um imóvel. Muitos possuem até o desejo de poder deixar essa ajuda como herança para seus filhos e netos, certificando-se de dar estabilidade para a família pelos próximos anos.

A compra de um imóvel é uma grande conquista financeira. Porém o que muitos não sabem é que existem algumas situações em que você deve analisar melhor antes de dar esse passo tão sonhado e tão importante.

Publicidade

Por que não comprar um imóvel no início da vida profissional?

Apesar de os jovens já estarem inclinados cada vez mais a já conquistar o sonho da casa própria, diversos especialistas afirmam que isso pode não ser a melhor alternativa.

Assumir o compromisso de se fixar em um local pode afastar a pessoa de várias oportunidades melhores para o seu futuro.

Comprar uma casa nesse momento pode significar abrir mão de uma situação melhor em alguns anos, pois com salário maior no futuro a chance de ter um imóvel maior e mais bem localizado é significativa.

Muitas vezes é melhor continuar no aluguel ou na casa dos pais, ainda que temporariamente, até que exista a oportunidade real de comprar o imóvel de uma forma mais tranquila e sem dor de cabeça.

Por estar no início da carreira e na maioria dos casos, com pouco dinheiro para dar uma boa entrada no financiamento, a pessoa acaba pagando juros mais altos e parcelas por muito mais tempo. 

Sem contar que o profissional desiste de investir nele mesmo e na sua carreira, fica sem condições de fazer uma pós-graduação, ou um curso em outro país e até oportunidades que proporcionam experiências únicas.

Mas se você ainda tem esse desejo, a melhor opção para quem está começando a vida profissional agora é investir em um consórcio imobiliário, além de que o consórcio poderá funcionar como uma espécie de disciplinador financeiro para guardar dinheiro. 

Por que não comprar um imóvel se você acabou de casar?

Poucas decisões na vida são tão importantes quanto à compra do primeiro imóvel. Essa decisão mexe não só com suas finanças, mas também com seu planejamento familiar e até a sua carreira.

Essa compra normalmente é feita em um dos momentos mais instáveis de nossas vidas, logo após o casamento. Até porque, quem casa, quer casa.

Só que o que muitos não sabem é que essa decisão de comprar um imóvel logo que acabou de casar, pode se tornar um buraco no seu bolso, além de trazer consequências que irão se estender por anos.

O casal que acabou de casar acaba por ficar limitado na hora de escolher o seu imóvel e acaba comprando uma casa mais afastada, pequena e financiada por mais de 20 anos.

E infelizmente a vida é cheia de imprevistos, e os financeiros são os mais comuns. Qualquer decisão feita pela emoção e não pela razão, faz com que você entre em um endividamento e dificilmente você vai conseguir sair cedo dele.

É melhor às vezes morar de aluguel no início do casamento e poupar para dar uma entrada maior do que se endividar logo no início da vida de casados.

Se o casal não for capaz de dar uma boa entrada, eles irão se endividar por um prazo muito longo e pagará muito mais juros, e o pior, não terão o imóvel do jeito que sempre sonharam.

Outro motivo pelo qual você não deve comprar um imóvel se acabou de casar é que se fixar em um lugar pode ser ruim. Um novo emprego pode levar a uma mudança de cidade ou até mesmo fazer com que morar em outro bairro seja mais conveniente.

Além disso, pode haver a chegada de filhos, levando à necessidade de um imóvel maior. E trocar de imóvel tem altos custos. 

 Por que não comprar um imóvel se o objetivo é deixá-lo de herança?

Deixar um imóvel ou qualquer outro bem material de herança nunca deve ser uma preocupação ao adquirir coisas. Até porque a melhor herança que você pode deixar para seus filhos e netos é o seu tempo e a sua atenção.

Mas se mesmo assim você deseja deixar algo de valor financeiro o melhor é deixar dinheiro ou aplicações financeiras que não gerem ônus aos herdeiros.

Deixar um imóvel como herança deixará despesas constantes aos herdeiros e, muito provavelmente, não suprirá suas necessidades ou desejos. Afinal cada um tem um gosto e uma necessidade de localização, tamanho e até estilo.

As chances de o seu imóvel ser vendido pelos herdeiros abaixo do preço de mercado e acabar sendo motivo de brigas entre a família é muito grande.

Sempre analise com paciência quando e qual o objetivo de se comprar um imóvel, veja se essa realmente é a melhor opção para usar seu dinheiro e para as pessoas envolvidas nessa situação, tanto agora como também no futuro.

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil, e analisar vários aspectos antes de assinar o contrato do seu imóvel sempre valerá a pena.