A porcentagem é uma das áreas da matemática mais presentes na vida do ser humano, funcionando quase como beber água é a maneira como ela incide sobre as ações mais básicas até as mais complexas do cotidiano.

Ela é responsável por determinar a maneira que os objetos se comportam, mostrando as suas evoluções ou não sobre um determinado período.

O grande problema é que a porcentagem anda causando muitos problemas quando não é aplicada de forma correta no cotidiano. Assim, para descomplicar o assunto, criamos um guia completo com todas as informações para você dominar de vez o assunto, veja:

Publicidade

O que é a porcentagem?

Quando ouvimos a expressão: “A taxa de Juros subirá 13%”; “Os preços estão com desconto de 40%” Precisamos levar em consideração dois termos:

  • Teoria dos Conjuntos: A teoria dos conjuntos é a relação que estes fazem com eles mesmos e com os elementos que podem pertencer ou não a si.
  • Conjunto universo: Representa todos os elementos que podem ser considerados na operação.
  • Elementos do conjunto: São fragmentos do conjunto universo com certas particularidades.

 Assim, se falamos que um determinado produto está X% mais barato, significa dizer que em um conjunto universo de 100, agora está representado como sendo 100-X% como sendo sua nova forma de precificação.

Em representação matemática ele sempre aparece dessa maneira:

(X/100)*100  ou  x100

No âmbito histórico, os símbolos que representam a percentagem evoluíram muito com o passar dos séculos e segundo a Wikipedia, há 3 registros até o momento.

Fonte: Wikipedia

Sendo o Primeiro, usado em meados do século 15, o segundo, século 17 e por fim, o mais atual e continuamente usado no presente.

Para que serve a porcentagem?

Uma curiosidade sobre porcentagem é que você também pode chamá-la de porcentagem sem agredir a língua portuguesa. Seu uso é extenso com diferentes ramos dentros da matemática, por isso,  Os mais usados na atualidade são:

  • Cálculo de juros simples: O juros é uma forma de remunerar um capital investido. No caso dos juros simples, é sempre cobrado o juros sobre o valor inicial. Por exemplo: 5% de 10.000 todo mês serão sempre parcelas de 500.
  • Cálculo de Juros Compostos: Largamente utilizado por bancos, os juros compostos é uma forma de incidir o juros no valor anterior da operação e não apenas no valor inicial como nos juros simples.
  • Descontos: Sempre quando você precisa saber quanto está economizando ela está lá;
  • Dados estatísticos: Os resultados dessas pesquisas são os alicerces para diversas ações não só do governo, mas para a iniciativa privada também.

4 formas de calcular porcentagem

Há diversas formas que o ser humano já encontrou de calcular a porcentagem, conheça as principais:

1.Regra de três

O processo é muito simples:

  1. Se 500 está representando 100%
  2. X representaria 25%
  3. Nesse caso, multiplicamos x por 100% e 500 por 25%. 
  4. Em seguida, pegue o resultado da segunda multiplicação e divida 100% para achar o valor de x.

2.Fração

Supondo que você queira saber quantos % da gasolina subiu desde a última vez que abasteceu seu carro. Na época, ela estaria a 3 reais o litro e nesse momento aparece como 4 reais o litro. 

A regra é simples, pegue o 4 e divida pelo 3. Assim, chegará ao resultado 1,33; Em porcentagem, você chegaria ao resultado de 33% que é sempre o número antes ou depois do 1 da fração.

3.Números decimais

Supondo que queremos saber quanto é 17% de 100. 17% pode ser representado por 0,17. Assim, se multiplicarmos este valor por 100, chegaremos até o número 17 que é o resultado.

4.Usando a calculadora

Ao abrir a calculadora, faça os seguintes passos:

  1. Clique no valor bruto da porcentagem, um exemplo: 5
  2. Após, selecione o símbolo da porcentagem.
  3. Aparecerá no canto inferior o resultado da porcentagem de uma outra maneira, como sendo de 0,01 até o desejado.
  4. Multiplique pelo número que está pretendendo descobrir a porcentagem.
  5. Um exemplo: 100 x 5%
  6. Finalize e verá que aparecerá o número 5. Representa 5% de um conjunto universo de 100.

Dica extra: Multiplicação de porcentagem

Errado até por governantes, a multiplicação de uma porcentagens causa muita dor de cabeça se não for feito de maneira correta.

Por exemplo: Em um universo composto por 51% de mulheres, vamos considerar que 31% são consideradas economicamente ativas. Qual seria esse resultado?

Passo 1: Pegue o número 100 de referência.

Passo 2: Multiplique o 100 por 0,51 que representa a fração.

Passo 3: Em seguida, o resultado, 51, faça o mesmo processo com 31%.

Passo 4: Chegando ao resultado de 15,8%.

3 outras maneiras que a porcentagem pode aparecer

Razão e proporção

A razão é a comparação entre duas grandezas. Já a proporção, caracteriza-se por ser a igualdade das duas razões. Sendo fundamental o uso da porcentagem para definir como um objeto está se comportando em relação a esses dois tópicos matemáticos.

Juros simples

É a forma mais enxuta de calcular juros. Pode ser representado pela seguinte expressão:

  • j = C.i.t

Onde:

  • C: Capital.
  • I: Taxa de porcentagem.
  • T: Tempo.

Juros compostos

No caso dos compostos, há uma fórmula que pode facilitar todo o processo da conta, veja

  • M = C (1+i)^t

Cada sigla é atrelada a algum significado como:

  • C: Novamente capital.
  • I: Taxa de porcentagem.
  • T: Tempo como uma potência.

Usando a calculadora frequentemente é um problema?

Um dos grandes vícios que a calculadora pode causar é de realizar as operações sem conhecer a fundo de onde elas surgiram e porque realmente deu aquele resultado.

Criando uma geração de pessoas que conhece apenas o resultado, mas ignora totalmente o caminho para chegar até ele. Criando um pensamento vazio e podendo ser falho, afinal, você não tem meios para saber se o que está vendo na tela realmente faz sentido e é verdadeiro ou não.

Por fim, tenha cautela ao usar a calculadora e se verdadeiramente for necessária, não exite em abri-la no celular ou ter alguma física por perto para ajudar você.

Conclusão

Como você já deve ter eliminado as suas dúvidas em relação às porcentagem, é visível que ela não é mais um problema e sim as soluções para a rotina envolvendo números em sua vida.

Por isso, sempre se desafie a criar novos pensamentos e aplicações em relação a área para não deixar o seu pensamento “esfriar”. Impedindo principalmente que seu cérebro ignore a memória por considerá-la inútil.

Essa repetição é a chave para dominar toda a matemática que funciona como uma academia que é necessário frequentá-la todos os dias do ano para ser considerada saudável.

Para ajudar mais pessoas a conhecerem esse mundo das porcentagens, compartilhe o artigo nas suas redes sociais agora mesmo.