Apesar das propagandas de carros novos serem extremamente atraentes, o que não te contam é sobre os problemas que eles podem causar e que podem transcender aquela atriz de novela falando bem do carro. Dessa maneira, os seminovos começam a ganhar força no Brasil, principalmente pela inflação dos preços e pela consciência da população dos benefícios de carros já existentes e rodando no mercado.
Baseados nisso, estamos criando um guia para potencializar a sua escolha e você fazer aquela mais adequada com a realidade do automóvel quando sai da concessionária. Confira as dicas que separamos para você!
Seminovos são mais vantajosos economicamente
Um dos pilares principais da compra dos seminovos é a superioridade destes em relação aos carros 0km. Mas será que os números provam isso? Sim, principalmente quando o carro sai da concessionária ele já começa perdendo 20% do seu valor bruto, somados de mais 10% no seu primeiro ano de uso.
Com isso, você tem uma vantagem absurda se o carro pretendido ter apenas poucos meses de uso e se tiver uma quilometragem reduzida, seguida de boas revisões e a possibilidade de acionar a garantia em casos de necessidade.
Além disso, um problema muito comum para os compradores de carros novos é a impossibilidade de dar prosseguimento às parcelas, que começam a corroer suas economias, juntamente com as manutenções programadas e muitas vezes inesperadas.
Essa virose financeira, contamina diversas pessoas que são forçadas a vender o veículo, “passar pra frente”, sem nem aproveitar carro para não gastar ainda mais com gasolina e outras necessidades de um veículo circulando.
A segurança é muito maior com os seminovos
Apesar de todos os testes que as grandes montadoras fazem nos lançamentos dos seus produtos, muitos fatores podem não estarem no seu espectro de visão nas primeiras unidades. O resultado é que, muitas vezes, problemas de fábrica começam a aparecer e aquela ideia de que um carro novo nunca dará “dor de cabeça” cai totalmente por terra.
Você pode testar isso na prática acompanhando os grandes canais de comunicação que vez ou outra aparecem informando sobre a necessidade de Recall sobre alguns modelos recém lançados.
Esse vai e vem do mecânico pode destruir totalmente a rotina que vivemos atualmente onde cada segundo é essencial e você ter a disponibilidade de ir e ficar várias horas, dias ou meses esperando é um dos principais problemas que você não terá com um seminovo.
Como ele já foi testado e criou-se uma boa ou má reputação e com certeza você terá mais vontade para decidir uma aquisição.
Sem muitos problemas com a documentação
Ao sair da loja de carros novos, você terá que emplacar seu carro, apesar do tempo útil dado como prazo para se adaptar, o tempo é consideravelmente curto e se você está com o dinheiro “contado” isso vai ser um péssimo momento.
Decorrente do não pagamento desse primeiro passo, você ficará com uma dívida maior a ser quitada com o Detran, começando com o pé esquerdo da pior maneira possível.
Contrariando o primeiro gasto que mencionamos, o valor investido na seminovo é ainda menor, visto que o custo da transferência é bem suave no bolso.
Ademais, o IPVA e DPVAT costumam já ter sido quitados quando são passados para o seu nome.
Como não bastava os preços, você ganha em economia de tempo. O bem mais precioso do planeta é perdido em filas e idas e vindas até os órgãos responsáveis para você finalmente falar que o carro é seu.
O preço do seminovo condiz com a realidade
Você já deve ter pesquisado os preços dos carros ou motos novas nas marcas que deseja. Comparando estes com o de seminovos é percebido o limbo que separa os mesmos modelos, porém com anos de fabricação diferente.
Isso acontece muitas das vezes porque o valor dos carros sem quilometragem é superestimado e a manada de compradores os adquire como se o mundo fosse acabar amanhã. Esse movimento de consumo acontece porque temos a acreditar que algo caro é realmente bom, atrelando a qualidade de um produto ao preço em que ele está sendo oferecido.
Não podemos deixar de mencionar a dificuldade em achar peças para os carros recém lançados, pelas modificações em componentes que ainda não estão disponíveis a todo mundo do mercado.
Um jeito de acabar com isso nos modelos seminovos é levar para fazer as revisões em um mecânico de confiança para que avalie e dê o veredito com mais peso, visto sua experiência diária ao finalizar esta compra.
Conclusão
Agora que você já está pronto para se dar bem na aquisição de veículos, porque não compartilhar essa informação para sua rede de contatos? Ajude a levar o conhecimento de qualidade mais longe, compartilhe!