Nos dias atuais, não dá para pensar em rotina sem antes analisar as condições de deslocamento. Mesmo com os diversos modais possíveis do ambiente público, sempre há uma demanda alta que desanima algumas pessoas que não querem enfrentar tumultos constantes para poder chegar em casa.
E, com os altos preços para ter seu próprio meio de transporte, fica difícil enxergar um horizonte satisfatório.
Infelizmente, o que poucas pessoas conseguem ver, dentre as diversas opções que existem no mercado, qual a mais indicada para fazer uso.
Para descomplicar sua vida, reunimos 5 opções que você precisa considerar antes de realizar o seu deslocamento, veja!
O que é corrida compartilhada?
A corrida compartilhada é um meio de transporte em que pessoas desconhecidas ou possíveis conhecidos, utilizam o mesmo automóvel para realizar o transporte diário.
Essa modalidade surgiu principalmente da necessidade ambiental de usarmos menos automóveis e contribuir para a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera.
Sem contar o lado econômico, afinal, pode gerar posições semelhantes a um emprego, dando a oportunidade de pessoas comuns terem uma renda extra, ou dependendo da situação, usar como fonte primária de renda.
Para o passageiro é a chance de não se endividar com um financiamento de 80 meses para conseguir ter um carro que leva para fazer as coisas básicas do seu dia-a-dia.
Agora que você já conhece os principais pilares das corridas compartilhadas, veja porque você precisa de aplicativos para fazer o seu trajeto diário.
Porque optar pelos aplicativos?
Apesar de milhões de pessoas estarem adeptas as corridas compartilhadas, é preciso ter motivos pessoais antes de tomar a decisão de valer ou não o esforço de ter uma conta ativa nas plataformas.
O primeiro deles é a segurança, com a grande base de dados que todos pedem antes do usuário se cadastrar, a chance de acontecer algo ruim ou se aproveitarem da situação diminui drasticamente.
Outro ponto que podemos mencionar é a facilidade de pagamento, pois, com o avanço de soluções digitais, bancos, nem sempre teremos o dinheiro físico na carteira para realizar o pagamento.
Por fim, os descontos constantes ajudam você a pagar mais barato e a plataforma a ter clientes mais fiéis e que estão sempre necessitando de transporte urbano.
1.Uber Juntos
Quando a Uber surgiu, não era a primeira empresa de transporte urbano já inventada pela humanidade. Outras já tentavam antes quebrar os monopólios que antes eram restritos a taxistas e algumas pessoas licenciadas.
Levando-as para um ambiente mais amplo que utilizasse o carro vago na garagem das pessoas para ajudar tanto o dono, quanto as pessoas que precisam de um meio de transporte com um bom custo-benefício.
E agora, além de pagar um carro por pessoa ,dá para compartilhar o seu trajeto com outras que estão fazendo o mesmo caminho. Podendo ambas, economizar e ainda chegar no destino com uma maior velocidade e tranquilidade. Saiba mais sobre esta solução.
2.Blablacar
Um costume muito comum é aproveitar a viagem para conversar com as pessoas e interagir sobre suas rotinas e algumas informações interessantes de serem comentadas.
Assim, o nome Blablacar vem dessa referência e propõe uma maneira segura, com a verificação de identidade dos motoristas que vão receber você no carro, e barata para a realização de transporte urbano.
Com as últimas atualizações, não está apenas no âmbito das caronas, mas já oferece soluções para você que procura um ônibus para te levar ao seu destino.
Você consegue simular diretamente pelo site ou, se preferir instalar, a aplicação disponível para Play Store e Apple Store.
3.inDriver
Com mais de 1 bilhão de viagens realizadas na plataforma, o InDriver é uma maneira de dar mais independência para os usuários do aplicativo. Isto acontece não apenas por um discurso de marketing, mas através da sua própria determinação do preço no trajeto em que irá realizar.
Sendo o motorista nesse caso, a aceitar ou não o preço proposto e não o contrário, como ocorre em outros aplicativos semelhantes. Atualmente, você pode escolher entre as quatro opções de transporte como:
- Cidade;
- Entregador;
- Interurbano;
- Carga.
Para saber mais, instale os aplicativos disponíveis na Play Store, Apple Store e App Gallery.
4.Waze
Com mais de 140 milhões de motoristas espalhados pelo mundo todo, a Waze é uma gigante das corridas compartilhadas e está ganhando mercado com sua solução de transporte.
Um diferencial do Waze é que ele beneficia até mesmo os comerciantes da região, liberando espaços de anúncios dentro da plataforma para que mais pessoas possam conhecer o estabelecimento para virarem possíveis clientes.
Sem contar que seu mapa ao vivo mostra as principais rotas e como elas estão no momento para serem escolhidas como trajeto.
Por fim, caso esteja pronto para aceitar uma carona pelo Waze, será necessário instalar o aplicativo, que está disponível tanto para Apple Store, quanto para Play Store.
5.Buser
Apesar de outras soluções que falamos anteriormente fazerem algumas corridas com trajetos longos. O custo para fazê-las é extremamente alto e não compensa para as pessoas utilizarem-se precisar sair de um estado para outro em nosso território.
Para tentar solucionar esse problema, a Buser vem ganhando mercado com o segmento dos ônibus. Caso esteja querendo fazer sua primeira viagem pela plataforma, o site oferece desconto para ajudar as pessoas a conhecerem a nova solução.
E você pode simular agora mesmo pelo site, basta colocar o destino de saída e o de chegada, coloque as datas e pronto, em tempo real você já sabe quão mais barato irá pagar por uma viagem de ônibus compartilhada.
Conclusão
Com o passar do tempo, melhorias nos sistemas de corridas compartilhadas podem e serão feitas para melhorar a vida dos passageiros e do motorista. Como toda solução, não é perfeita e pode apresentar alguns problemas com a sua experiência.
Por isso, comece usando e entre em contato com as empresas caso tenha pontos a serem melhorados. Muitas delas só conseguem identificar falhas quando as pessoas reclamam e mostram o ponto a ser feito.
Em casos mais sérios, não deixe de informar às autoridades competentes para averiguar fatos que ultrapassem um suporte normal das empresas.
Agora, você também pode fazer a diferença, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais.