O Home Office não é mais algo que está apenas na teoria, principalmente depois da pandemia dos últimos anos, onde, as empresas que precisavam funcionar atuaram em grande parte a distância para respeitar os protocolos de segurança.

Com isso, fez-se necessário uma série de novos requisitos para conseguir operar remotamente. Facilitando a vida do trabalhador e impedindo quaisquer riscos à sua saúde. Apesar de parecer uma revolução do trabalho, o Home Office trouxe consigo uma série de problemas como:

  • Solidão
  • Dificuldades de infraestrutura
  • Segurança da informação
  • Excesso de trabalho
  • Controle de desempenho
  • Transições difíceis

Para tentar contornar esta situação, conheça tudo sobre essa nova modalidade de trabalho para evitar isso.

Publicidade

Quais as consequências do excesso de trabalho?

Como qualquer profissão, o trabalho ele pode ultrapassar algumas esferas da saúde como:

  1. Burnout: É um esgotamento profissional que tende a ocorrer frequentemente quando estamos sob pressão no trabalho. Apesar de ser um distúrbio, muitos desconhecem que estão sobre ele.
  2. Insônia: Quando um ambiente é muito estressante, é comum que certas pessoas desenvolvam este distúrbio do sono.
  3. Raiva: Geralmente em consequência de outros fatores, a raiva acaba com a qualidade de vida e pode ser um gatilho para outros problemas extra trabalho.
  4. Perda de apetite: Um dos principais fatores do excesso de trabalho é a perda da vontade de comer, o que pode levar as pessoas a piorarem seu sistema imunológico pela má alimentação.

Existem milhares de consequências indiretas ao excesso de trabalho e seria preciso estudar a história da medicina para conhecer todos. Assim, a melhor forma de se blindar com todos eles é indo regularmente aos profissionais da saúde para avaliar como está se saindo.

Veja as principais alternativas para você começar a diminuir os seus problemas com o Home Office:

1.Exercícios físicos.

Apesar de academia ser a primeira coisa que a maioria das pessoas pensam sobre exercícios físicos, há uma infinidade de opções que podem fazer você se desligar do Home Office e ainda manter a saúde em dia como:

  • Dança.
  • Corrida.
  • Maratona.
  • Street Workout.
  • Parkour.

Caso não queira abrir mão de parte do salário para aprender essas habilidades do zero, há diversos canais do youtube que mostram de maneira gratuita alguns passos para você iniciar mesmo sem tanto capital.

2.Férias

As férias não são um direito do trabalhador feito apenas para decorar o ano. Mas atua como válvula de escape para muitas situações que foram vividas nos últimos 365 dias.

Há diversos lugares com custo de vida baixo e que são excelentes para conhecer. Um dos sites que ajuda você a descobrir isso é o Custo de Vida, nele há comparações de diferentes regiões no Brasil.

Atualmente, as capitais com menor custo de vida são:

  • Natal-RN.
  • João Pessoa-PB.
  • Goiânia-GO.
  • Aracaju-SE.

3.Happy Hour

Tente juntar a galera do trabalho pelo menos um dia no mês para se reunirem de forma descontraída e sem aquele peso de ser apenas profissional para curtirem uma noite.

Isso não é apenas um encontro, mas uma oportunidade de conhecer outras pessoas, conhecer a cidade onde mora e a cultura dela em um dia coletivo, onde todos podem sair relaxados e ainda de quebra dá aquela refrescada no corpo.

4.Organize-se

Um dos principais problemas que o Home Office afeta a nossa vida é com a organização. A falta dela começa a acarretar diversas sobrecargas mentais que vão comprometer o seu trabalho no longo prazo.

Por isso, nunca dispense uma boa agenda e anote tudo que será constante na sua rotina como trabalhador remoto.

5.Separe os ambientes

Um problema muito comum na maioria das casas dos trabalhadores Home Office é misturar o espaço em que você dorme com o espaço de trabalho. Este é apenas um exemplo, mas se estendem para todos os cômodos da casa que podem ficar interligados com o seu trabalho sem necessidade.

Dessa forma, combine com sua família para tentarem manter essa consciência de ambiente de trabalho, sendo esta um dos melhores caminhos para não perder a disciplina enquanto realiza as suas atividades.

O futuro é home office?

Como nem tudo são experiências negativas, é preciso pensar nos pontos positivos que o Home Office vem causando na sociedade, entre elas:

  • Flexibilidade.
  • Economia para colaborador e empresa.
  • Qualidade de vida.
  • Privacidade.
  • Escalas mais flexíveis.
  • Otimização do trabalho e aumento da produtividade.
  • Conforto.

Apesar disto, há muito o que evoluir nessa modalidade de trabalho. O assunto é novo e muitas empresas estão se adequando aos poucos e tentando criar soluções para os problemas que as pessoas estão enfrentando.

Por isso, não será necessariamente Home Office, mas pode ser uma integração entre as vantagens do presencial, com as do remoto e criar um modelo ainda melhor.

Seja Smart

A metodologia SMART é muito conhecida por aplicar os seguintes pontos na gestão de metas do seu dia-a-dia, como:

  • S: Tudo precisa ser específico para não gastar energia tentando fazer tudo de uma vez.
  • M: Para algo ser melhorado, precisa também ser medido, assim, sempre use números para definição de produtividade.
  • A: Alcançar um objetivo deve ser condizente com a sua realidade.
  • R: Por isso o realismo é muito importante, evita objetivos vagos e abstratos.
  • T: Defina o tempo máximo para cumprir estas tarefas.

Controle o café

Apesar do café estar sempre presente em casa e com muito mais fácil acesso no módulo remoto.

Seu excesso pode causar problemas no seu organismo, além de uma dependência com esta substância que pode ser prejudicial para a maneira de levar as tarefas do trabalho.

Capacite-se

Uma das melhores maneiras de conseguir independência é através da capacitação. Não apenas para conseguir um salário melhor, mas para conhecer meios para resolver os problemas com muito mais facilidade.

Economizando tempo e saúde mental que pode ser usado para outras coisas. Por este motivo, é muito importante acompanhar conteúdos, como os que publicamos constantemente no blog.

Conclusão

O futuro do trabalho é criado pela soma dos presentes em que vivemos constantemente, assim, tudo que estamos vivendo, construirá um futuro. A grande pergunta a ser feita é? Qual futuro queremos para o trabalho e quais ações precisamos fazer hoje para que isto aconteça com muito mais facilidade?

Esta resposta não é simples e pode levar uma vida inteira para tentar responder os principais pontos, com o risco de não ser a mais completa. Por isso, a participação de todos é extremamente importante.

Por isso, compartilhe essa postagem nas suas redes sociais, para que mais pessoas saibam tudo sobre o Home Office e as melhores maneiras para se preparar para o excesso dele.