Ter seu próprio negócio é sinal de liberdade, afinal, agora você se torna seu principal chefe e único responsável por determinar o que pode ou não fazer para bater as metas mensais. Veja os desafios e conquistas da mulheres empreendedoras.

Movendo milhões de brasileiros todos os anos, pois, mesmo em período do enfrentamento da pandemia e suas diversas consequências, incluindo as econômicas, batemos recorde na criação de registros de MEI.

Infelizmente ainda há um grande caminho a ser percorrido, afinal, as mulheres ainda representam 48% da quantidade de empreendedoras no Brasil.

Publicidade

Assim, para ajudar você e diversas mulheres que desejam independência a partir do seu próprio negócio, reunimos as principais informações para você começar veja:

Como o empreendedorismo está melhorando o mundo?

No Brasil, os empreendedores são a principal forma de empregabilidade e servem como trampolim para as economias se desenvolverem ainda mais.

Por isso, é fundamental a criação e aperfeiçoamento de políticas públicas para que novas qualidades de vida sejam sentidas pela população, afinal, participam ativamente desse círculo virtuoso.

Outro ponto fundamental é a independência, poucas pessoas querem passar 30, 40 ou 50 anos na mesma empresa sem reconhecimento, assim, acabam migrando para o empreendedorismo.

No âmbito feminino, vemos a criação de diversas empresas focadas na Solução de problemas, entre as melhores empresas que você pode se espelhar são: Magazine Luiza, Pantys, Sallve, Arquivei, Dudalina.

Ideias de empreendedorismo feminino

Você pode começar a ganhar dinheiro por conta própria com algumas ideias que as pessoas estão aplicando e obtendo sucesso, por isso, as principais atualmente são:

  • Crie uma Startup: Uma startup é um empreendimento escalável e que soluciona um problema existente na sociedade. Um exemplo é o Lady Driver, conectando  exclusivamente mulheres motoristas a mulheres passageiras.
  • Seja freelancer: Utilize suas habilidades para ganhar dinheiro, sites como Workana, 99 Freelas, Freelancer.com são excelentes portas de entrada para você iniciar nessa jornada.
  • Fotografia: Com redes sociais como o Instagram sendo muito utilizadas, a demanda pela fotografia perfeita abriu as portas para muitas mulheres que adoram retratar a vida a partir de capturas de imagem.
  • Escritora: A criatividade é sempre uma chance de você se destacar no mercado de escrita, além de ter a chance de trabalhar com seus sentimentos e ser bem remunerada por isto.
  • Revenda de produtos: O lado positivo da revenda de produtos é que você não precisa gastar para fabricá-los e pode escolher marcas já consolidadas no mercado.
  • Saúde e bem-estar: Um dos bens mais valiosos da vida é a Saúde, nos últimos anos o setor cresceu exponencialmente devido a esta importância ser cada vez mais demandada pelas pessoas.

4 dicas para continuar no mercado

Confira algumas dicas para facilitar o processo de entrada e permanência no mercado:

  1. Formalize-se: A formalização é o principal meio de se estabilizar no mercado e conseguir diversas oportunidades para crescer seu empreendimento.
  2. Invista em pessoas de qualidade: As pessoas que fazem parte do negócio são as principais responsáveis pelas atividades dela. Assim, cuidando bem, o produto ou serviço entregado terá muito mais qualidade em todo o processo até o cliente.
  3. Mantenha-se atualizada: Sites com conteúdos de qualidade como o que está lendo, devem ser acessados constantemente para você não ficar desatualizado sobre as novidades do que acontece no Brasil e no mundo.
  4. Participe de comunidades: As comunidades de empreendedores são excelentes oportunidades para conhecer pessoas do mesmo ramo ou mesma vontade de fazer diferente, ajudando principalmente no seu crescimento pessoal.

Instituições que ajudam no empreendedorismo feminino

Há vários órgãos que estão contribuindo para o empreendedorismo feminino, entre os principais estão:

  • Sebrae: Uma das referências no empreendedorismo no Brasil tem diversos programas de apoio a empreendedores em diversas partes do país.
  • Rede mulher empreendedora: A primeira e maior rede de apoio de mulheres do Brasil possui diversos meios de suporte para você em todos os estágios do empreendedorismo.
  • Grupo mulheres do Brasil: Mais de 100 mil mulheres estão por dentro desse grupo e você pode desenvolver muito o acompanhando.
  • Consulado mulher: Feito para melhorar a vida das mulheres a partir da geração de renda, o consulado mulher também é excelente para você conhecer.

Lembrando que você mesmo pode criar na sua região um grupo de apoio, reunindo mulheres na mesma situação e compartilhando dicas para que todo o ecossistema possa ser desenvolvido através da cooperação.

Desafios que precisam ser enfrentados

Entre os diversos problemas que orbitam o empreendedor, um dos  principais desafios quando falamos nas mulheres é enfrentá-las. Entre eles está a falta de mulheres em cargos de liderança.

Assim, sempre que possível, priorize mulheres para realizar as atividades e invista em capacitação para atender e superar as demandas que podem aparecer durante a gestão empresarial.

Além deles, a diferença de salários entre homens e mulheres ainda não foi superada por algumas instituições que ainda vivem na “época das cavernas” do empreendedorismo.

Fortalecendo ainda mais essa teia de mulheres empreendedoras que podem estar em todos os cargos de um CNPJ.

Como criar um MEI?

O governo facilitou muito a criação de um MEI e você precisa apenas de poucos passos para concluir a inscrição em um, precisando reunir alguns documentos como:

  • RG.
  • CPF.
  • Comprovante de endereço, não apenas de onde você mora, mas também do funcionamento da empresa.
  • Título de eleitor.

Depois disso, acesse o site do Portal do empreendedor e clique em “Quero ser MEI”. Para começar a etapa de cadastro. Você terá sucesso na criação quando emitir o comprovante da sua inscrição de CNPJ.

Lembrando que as obrigações do empreendedor não param por aí, você precisa se adaptar às necessidades de cada área de atuação e também para cada região. Afinal, cada prefeitura, estado ou Junta Comercial tem suas necessidades.

Assim, não pense duas vezes, caso sentir dificuldade, procure uma contadora para agilizar seu processo e evitar que você tenha o pagamento de multa ou algo do tipo. 

Conclusão

A empreendedora do futuro que você deseja ser dependerá das boas ações que está tomando no presente.

Por isso, comemore cada etapa que está vencendo atualmente, pois, mesmo que o sucesso demore para bater na porta. Estar no caminho certo é mais importante do que tentar focar na velocidade para cumprir seus objetivos.

Blindando sua mente para as adversidades que cercam a todo momento a vida de empresária e impedindo do desânimo atinja seus planos e acabe perdendo tudo construído até o momento.

Agora, compartilhe nas suas redes sociais para que mais mulheres possam fazer a diferença no Brasil a partir do empreendedorismo.