Apesar de investir ser um assunto conhecido por algumas pessoas, ainda há muito trabalho a ser feito. Uma das pesquisas que provam isso é a da B3 sobre o número de investidores em renda variável.

Com mais de 4 milhões apenas de investidores, o número é muito menor comparado a outros países e também em relação a nossa população total que já passa dos 200 milhões.

Uma das possíveis causas é ainda o desconhecimento do restante da população. Não apenas os conhecimentos básicos como taxa de juros, diferenças entre renda fixa e renda privada, mas opções reais que tragam retornos verdadeiros.

Assim, para descomplicar o assunto confira 8 formas de investimento que estão dando e ultrapassando 100 reais por dia, veja!

Ações

Ações são pequenas participações em uma determinada empresa. Funcionam exclusivamente através de corretoras e são uma excelente maneira de ter retornos variáveis.

Segundo dados da pesquisa Toro Investimentos, às empresas que deixaram mais retornos para seus investidores brasileiros no ano de 2021 foram:

  • Embraer
  • Braskem
  • JBS
  • Marfrig
  • PetroRio
  • Méliuz
  • Petrobras
  • Gerdau

Dividendos

Como um meio de estimular os investidores a continuarem realizando os aportes na empresa, há algumas corporações que dividem parte do lucro obtido em um certo período para os acionistas.

Cada uma delas pode distribuir essas participações de forma mensal, trimestral ou anual. Para 2022, as empresas que prometem pagar mais dividendos são:

  • Bradespar
  • Metalúrgica Gerdau
  • Petrobras
  • Vale

Criptomoedas

Criptomoedas são variações do Dinheiro, porém atuando de maneira tecnológica, usando a tecnologia da blockchain. Pois, ajuda a democratizar a forma de como estão sendo realizadas as transações, além de garantir uma boa segurança no processo.

Atualmente, as criptos que trouxeram mais retornos no ano de 2021 foram, respectivamente:

  • Solana (SOL).
  • Polkadot (DOT).
  • Avalanche (AVAX).
  • Terra (LUNA).

NFT

Os NFTs servem como um certificado de proteção através de blockchain de um objeto que pode ser físico ou não. Um grande exemplo é o caso das obras de arte.

Uma grande alternativa para conseguir 100 reais por dia, com essa modalidade de investimento, está em comprar e vender a todo momento em que você tiver lucro sobre um determinado ativo.

Assim como as criptomoedas, você precisará de uma empresa que intermedia tudo isso, as principais atualmente são:

  1. OpenSea.
  2. Axie Marketplace.
  3. Larva Labs/CryptoPunks.

BDR

O desejo de muitos investidores é colocar seu dinheiro em grandes empresas estrangeiras como Google, Meta, Tesla…

Por este motivo, tem um estilo de investimento específico para facilitar todo o processo de compra e venda para o exterior.

O Brazilian Depositary Receipt funciona como um certificado que atua como uma ação no exterior. Assim, ao comprar BDR’s de alguma empresa, diretamente, você tem uma participação dela.

Renda fixa

Pouca gente sabe, mas dá para conseguir uma renda diária com a renda fixa. Porém, necessita de uma quantia muito maior de investimento em comparação com as rendas variáveis.

As principais maneiras de investir através de renda fixa é pela compra de títulos públicos e privados, dos quais podem oferecer uma taxa pré-fixada, pós-fixada ou híbrida.

Fundos imobiliários

Todo fundo é uma forma de conectar as grandes empresas a um capital de fácil acesso para ajudar nos investimentos e assim, no crescimento dos objetivos que foram já determinados por ele.

No caso dos fundos imobiliários, é preciso acompanhar alguns pontos como:

  • Taxa de vacância
  • Boa gestão da instituição.
  • Liquidez

Fundos de investimento

Segundo o Mais Retorno, um site que atualiza constantemente o número de Fundos de Investimento dos últimos 6 meses, atualmente mostra as seguintes opções:

1° SAFRA PETROBRAS FIC FIA.
2° ITAÚ AÇÕES PETROBRÁS FI
3° ITAÚ PRIVATE AÇÕES PETROBRÁS FI.
4° ITAÚ INDEX PETROBRÁS AÇÕES FIC FI.
5° FIA CAIXA PETROBRAS.

Principais métricas que você precisa acompanhar

1.ROI

Todas as pessoas que investem precisam de métricas para saber quanto vão receber depois que passou o tempo na sua opção.

Para fazer o cálculo é simples, basta subtrair a receita obtida com o custo atrelada a ela. O resultado será dividido pelo investimento inicial. Multiplique por 100 e terá a porcentagem de ROI.

2.Inflação

A taxa de inflação é a média de como os preços estão subindo e deteriorando consigo a renda fixa das pessoas.

Nesse caso, o seu investimento precisa superar esse valor para não perder o poder de compra no futuro. Mesmo que os zeros aumentem, o poder de compra se perder para a inflação não significa muita coisa.

3.Taxa Selic

A taxa básica de juros determinada pelo Banco Central impacta certos investimentos, como os de renda fixa que estão diretamente atreladas a ele.

Acompanhar as variações pode blindar você de certas “aventuras” com o seu dinheiro ao longo do tempo.

4.Taxa administrativa

As intermediadoras de investimento, em alguns casos, cobram taxas por fazer essa conexão entre você e o investimento desejado. Conhecer a fundo elas o torna mais realista sobre os retornos que terá.

Afinal, quando há uma taxa administrativa, não dá para tirar 100% do valor líquido, precisa ser subtraído do valor cobrado pela instituição.

Quando declarar imposto de renda?

Em um ano, 100 reais por dia ultrapassam mais de 36500 reais e você pode ser obrigado a declarar o imposto de renda caso se enquadre nos seguintes casos:

Renda tributável acima de 28.559,70.

Investimentos somando mais de 300 mil reais.

Gastos com Saúde superando 40 mil reais anuais.

Apesar dos mais de 36 mil serem superiores ao primeiro requisito. Há uma série de gastos que podem diminuir o valor tributável de imposto de renda, como por exemplo:

  1. Saúde.
  2. Educação.
  3. Previdência privada.
  4. Dependentes.
  5. Contribuição ao INSS.
  6. Pensão.

Por fim, nunca se esqueça do bom e tradicional contador para dar um norte para você e as suas finanças, afinal, ninguém gosta da visita do “Leão” da Receita Federal.

Conclusão

Investir é quase um esporte, afinal, cria condições para motivar as pessoas a continuarem com o mesmo pensamento de realizar aportes sempre na expectativa de

Podendo se especializar e criar conhecimentos que podem ser tão valiosos quanto às quantias no banco.

Afinal, boas decisões podem trazer bons retornos, entretanto, más estratégias de investimento nunca terão resultados positivos a longo prazo. Por isso é sempre importante acompanhar blogs de qualidade como este.

Dessa forma, compartilhe nossa postagem em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer as melhores formas de fazer 100 reais por dia.