Os jornais estão a todo momento noticiando a Economia, Dólar subindo ou caindo, desemprego alterando de taxa… Enfim, somos bombardeados de conceitos, com diferentes significados para a nossa vida e alguns deles podem parecer confusos em um primeiro momento e sem a explicação necessária.

Sendo um gatilho enorme para formar uma grande parcela de pessoas que desconhece do assunto e apenas absorve tudo que está ouvindo como se fosse uma verdade absoluta.

Para evitar que isto aconteça, veja os principais pontos de atuação da Economia para ajudar você e milhares de pessoas que ainda não deram o primeiro passo na independência de pensamento.

Publicidade

Porque estudar Economia?

Entre os principais pontos a serem considerados no estudo da Economia, podemos destacar:

  • Estuda a forma de como as pessoas e empresas se relacionam no dia-a-dia, por isso tem uma área específica para isso, a Microeconomia.
  • Fornece meios racionais para o fortalecimento das tomadas de decisões.
  • Ajuda a compreender o mundo que vivemos e como algumas decisões externas podem impactar países em um mundo globalizado.
  • Está em uma das áreas fundamentais para a nossa vida.

Por estes motivos, não está limitado apenas a comunidade científica, mas deve ser usado por toda a população que deseja ter um pensamento mais independente sobre os fatores que a cercam.

Taxa Selic

Há dois pensamentos centrais quando a Taxa Selic entra em ação, a primeira é quando altera de valor para mais do que se estava no passado. Assim, desestimula o consumo das famílias, sendo o contrário também válido.

Um dos principais motivos é que essa taxa impacta diretamente nos valores de financiamentos, empréstimos etc e leva as pessoas a considerarem não optar por estas escolhas no momento quando a Selic está alta.

Dólar

Atualmente, há diversos tipos de Dólar, cada uma para uma finalidade, veja alguns exemplos:

  • Dólar paralelo.
  • Dólar comercial.
  • Dólar turismo.
  • Dólar futuro.
  • Dólar à vista.
  • Dólar PTAX.
  • Dólar em espécie.

E por que o dólar ? A moeda norte-americana é universal e serve como base para a compra e venda de países que não usam a mesma Moeda para realizar o comércio.

PIB

A sigla vem de Produto Interno Bruto e remete a totalidade da renda obtida internamente. Isso vale para os estrangeiros que vivem aqui e estão construindo riqueza e não inclui os nativos que vivem no exterior.

Esse cálculo é feito por instituições renomadas pelos países, no caso do Brasil, temos uma de várias instituições bem vistas no mundo que é o IBGE.

Servindo como base para a atração ou não de investimento externo nos países, pois são como um raio-x da saúde dos países.

PNB

O Produto Nacional Bruto tem um nome parecido com o Produto Interno Bruto, mas atuações completamente diferentes.

O PNB é o resultado de toda a renda conseguida através de nativos exclusivamente, tanto em solo nacional, quanto no exterior. Sendo uma das principais formas que as nações exportadoras usam para demonstrar força.

Pois como o PIB, o Produto Nacional Bruto também é uma métrica de saúde das economias nacionais.

Desemprego

De forma geral, o desemprego é uma das métricas que pode refletir a saúde interna de uma nação.

O conceito remete a pessoas desocupadas e que estão procurando emprego no momento. Alguns especialistas, como William Beveridge, defendem que a taxa ideal circule ao redor dos 3%.

Porém, quando começa a ultrapassar esse valor, é um sinal de alerta para a nação que depende da força de trabalho para existir.

Oferta e Demanda

O pai da Economia, Adam Smith, talvez seja o economista mais famoso de todos os tempos, ajudou a criar diversas teorias.

Entre elas, está a oferta e demanda. De maneira simplificada, à medida que a procura por um determinado produto aumenta, o seu preço aumenta, pois há um número limitado de coisas no mundo.

Apesar de simples, explica muito do nosso cotidiano, mas vai muito além de uma frase, com o mundo globalizado que vivemos, é preciso conhecer outras variáveis.

Jovens Nem-Nem

Em síntese, os Jovens Nem-Nem são aquelas pessoas que não conseguem trabalhar e também não conseguem estudar. Entretanto, esta juventude se transformarão nos próximos adultos que irão entrar no mercado de trabalho e fomentar o consumo nas próximas décadas.

Quando não conseguem se estruturar, isso pode afetar seriamente todo o futuro dessas pessoas e do ecossistema que elas rodeiam.

Balança comercial

Quando uma nação exporta mais do que importa, isso significa que a entrada de moeda estrangeira está em alta. Com isso, o valor em relação ao Dólar, por exemplo, começa a ter um preço mais justo.

Entretanto, quando o contrário acontece e a importação está crescendo, inicia-se um disputa para a aquisição das moedas estrangeiras e força a valorização desta em relação a nacional.

Podendo chegar a casos em que o país perde a sua identidade e utiliza apenas o dólar como moeda corrente.

Conhecer Economia é o fim das crises?

Apesar de ser um ótimo norte para a tomada de decisões, tanto de pessoas, quanto das nações.

Conhecer a economia não torna nenhum país blindado em relação às crises que podem surgir interna ou externamente.

Isso tem uma razão muito simples, há fatores que são desconhecidos e só vêm à tona quando se perde o controle da situação e inicia-se estudos mais aprofundados para evitar consequências ainda maiores.

Entretanto, isto não é sinônimo para desistir do aprendizado de economia. Principalmente em um mundo tão conectado e que as decisões e ações de diversos lugares no mundo, causam reflexos diretos onde moramos.

Conclusão

A economia é uma das matérias mais fantásticas de se aprender durante a nossa vida e não à toa é digna de Nobel.

Mesmo sendo uma matéria tão robusta, considerada por grande parte dos especialistas como Ciência, é um assunto que pode ser replicado para pessoas de diversas faixas etárias com muita facilidade.

Esta facilidade tem um preço que é o investimento que os países fazem em educação de base e sempre visando o longo prazo. Pois, os retornos, nem sempre financeiros, mas em muitos casos, uma qualidade de vida melhor começam a aparecer apenas com o passar das décadas.

Por fim, ajude mais pessoas a conhecerem os principais conceitos de economia, basta compartilhar o artigo nas suas redes sociais agora mesmo.