Não é raro ouvir alguém falar que caiu em algum golpe financeiro e perdeu todo o seu dinheiro, ou mesmo ver na mídia pessoas que foram vítimas desse tipo de golpe. 

Mesmo com as pessoas tendo tanto acesso à informação, à internet, investimentos e muitos outros conhecimentos, ainda há quem caia nessas armadilhas. 

Em grande parte das vezes, o golpe não é percebido até o momento em que a pessoa precisa resgatar o dinheiro, ou usá-lo com alguma finalidade.

Publicidade

Por isso, separamos dicas de como identificar um golpe financeiro e fugir dele a tempo.

Golpe financeiro: Ganhe 10.000% no curto prazo

Grande parte dos golpes começam com uma promessa de rentabilidade que simplesmente não existe.

Eles dizem que o seu dinheiro vai render 20, 50, 100 vezes mais em pouco tempo, que o lucro será de 200%, que os retornos são maravilhosos e que é um negócio irresistível. 

Portanto, toda vez que você receber uma proposta tão incrível, pense porque alguém te ofereceria algo que é tão bom.

Por que não existem milhões de pessoas falando e  investindo nisso? Desconfie sempre de promessas exorbitantes e pesquise muito quando se deparar com alguma.

Obrigação de investir o tempo pode ser um golpe financeiro

Você, investidor, precisa saber o prazo de resgate do dinheiro assim que ele for aplicado.

Essas informações são mostradas no seu Home Broker antes mesmo que você aplique o seu dinheiro em algum ativo. 

Se você investir o seu dinheiro em algo e for impedido de sacar o dinheiro, essa é uma grande possibilidade de você ter caído em um golpe.

Ao notar isso, busque por todos os seus direitos rapidamente.

A necessidade de chamar mais pessoas para o negócio

Essa é uma característica das famosas pirâmides, a obrigação de convocar mais pessoas para o negócio, com promessas de que você conseguirá mais vantagens e mais rentabilidade.

O investimento sério de verdade não depende de outras pessoas para que renda mais. 

Se há suspeita de que você está sendo chamado para uma pirâmide, não faça investimentos nesse negócio. 

Inclusive, eles podem devolver com juros uma parte do dinheiro inicialmente investido, para que você acredite que o negócio funcione e deposite ainda mais dinheiro. 

Muita propaganda e pouca certeza

Muita propaganda e pouco conteúdo deve te deixar em estado de alerta. Frases do tipo: “esse é o melhor investimento da sua vida”,  são facilmente encontradas em estratégias de golpistas. 

Tenha cuidado com esse tipo de propaganda, ela pode ser muito tentadora, mas é preciso saber com a maior certeza de todas onde está investindo seu dinheiro. 

Na dúvida, consulte a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Essa instituição pode te dar todas as orientações, caso você tenha a suspeita de estar sendo envolvido em um golpe.

Mas, afinal, se existe tanto golpe financeiro, como evitar cair em algum?

Não é necessário ficar assustado e desistir dos investimentos, de forma alguma.

É preciso escolher e investir em instituições reconhecidas pelas CVM, que são conhecidas de verdade e confiáveis, para aplicar o seu dinheiro com segurança. 

Você, que valoriza cada centavo do que ganha, precisa estar totalmente confiante ao aplicar o seu dinheiro em Bolsa, em títulos, contratos e afins.

Até porque essas aplicações são o seu comprometimento com o seu próprio futuro, eles são frutos do seu trabalho duro e da sua dedicação, e a aliança com um futuro mais próspero. 

Conclusão

Portanto, evite acreditar em propostas surreais, em corretoras que não são credenciadas ou em rentabilidades extraordinárias no curto prazo.

E jamais deposite dinheiro em contas pessoas como meio de investir em algo. 

Esteja sempre consumindo informações das melhores fontes, para não cair em golpes por pura falta de conhecimento.