Se você está precisando de umas dicas de renda extra no final do mês, continue lendo esse artigo até o final, porque com certeza com essas dicas de renda extra você conseguirá pensar em algo que seja exatamente o que precisa para começar!

Trace metas

Qual seu objetivo com o dinheiro obtido da renda extra? É importante traçar metas e objetivos claros do quanto você quer ganhar, para o que quer ganhar e até quando precisa desse valor.

Por exemplo: o valor que irei obter dessa renda extra é R$ 550,00 para pagar uma dívida e preciso dele em 4 meses. É claro, traçar objetivos dá um pouco de trabalho. Mas é muito importante tê-los em mente inclusive para escolher, dentre as dicas de renda extra, a que melhor se encaixa para você.

Publicidade

Pense no que você é boa/bom

Saber seus pontos fortes e fracos não é importante apenas para entrevistas de emprego, mas para a escolha da sua renda extra também! Por exemplo, se você não manda bem na cozinha, quase sempre alguma coisa nos pratos não vai bem, pode ser que busque uma opção que necessariamente envolve cozinhar não seja o mais adequado.

É claro, com prática e treino, tudo pode ser aprendido. Mas a ideia na hora de escolher a renda extra é que ela não demande tanto tempo, já que será sua segunda fonte de renda (nada impede que se torne a principal eventualmente). Por isso, ao ler as dicas de renda extra, busque visualizar se essa atividade faz sentido para você.

Se livre do que está encostado

Roupas, materiais, objetos, instrumentos de trabalho, qualquer coisa que você não use mais e esteja em bom estado pode ser visualizado como uma oportunidade de fazer dinheiro.

São várias as formas de vender esses itens: em tempos sem pandemia você pode promover uma venda de garagem, mas outra opção é postar em sites como Enjoei, OLX, Mercado Livre, no próprio Instagram.

Cada site pode cobrar ou não uma porcentagem sobre o valor da sua venda, por isso é importante verificar antes de começar a utilizar. Mas vale ressaltar que não é uma opção de renda extra que se sustenta a longo prazo.

Busque trabalhos como redator freelancer

Hoje muitas empresas buscam conteúdo de qualidade que crie a conexão ideal entre elas e o público que estão visando. Para quem escreve bem e tem facilidade para desenvolver conteúdos esse se torna um nicho atrativo.

Em plataformas como a 99Freelas e Workana todos os dias são postados projetos e para se candidatar precisa enviar uma proposta para o contratante com o valor, prazo e descrevendo seu trabalho.

O processo é simples, mas no início pode não ser tão fácil conseguir trabalho visto que, assim como a demanda de projetos, a concorrência também é alta. Mas caso persista e consiga criar uma base de clientes bacana é uma opção muito interessante.

Faça e venda algum prato

Se para você cozinhar é uma atividade que não demanda muito esforço e desperta prazer, essa é uma boa possibilidade. Primeiro é importante determinar qual o tipo de produto que irá vender: salgado ou doce, salgadinhos, tortas, bolo no pote, docinhos, a lista é enorme.

Anote cada gasto e não deixe nada passar. Saber quanto gastou é importante na hora de precificar o seu produto para não acabar saindo no prejuízo. Você pode divulgar nas redes sociais, como Facebook e Instagram ou vender no prédio, na faculdade, no trabalho (caso seja permitido nesses locais) ou em ambientes de grande movimentação.

A dica é: se possível, vá em horários estratégicos, como na hora do almoço, por exemplo.

Passeie com cachorros

Gosta de animais, tem paciência e é cuidadosa com o pet? Considere essa opção. Muitas pessoas não têm tempo suficiente para levar seus animais para passear, mas sabem da necessidade da caminhada para seus animaizinhos e estão dispostas a pagar por isso.

Monte um anúncio com seu nome e telefone disponibilizando seus serviços para passear com os cães. Você pode colar no mural do prédio (se for permitido), postar nas redes sociais e até mesmo se cadastrar em alguns sites que funcionam como pontes para esse serviço, por exemplo, o Dog Hero.

Trabalhe como afiliado

Esse mercado tem passado por um crescimento exponencial por não exigir investimentos iniciais. É quando você divulga produtos ou serviços e ganha uma comissão a cada compra que efetuam a partir do seu link pessoal.

Para trabalhar como afiliado você precisa se cadastrar em plataformas que oferecem esse programa ou entrar em contato com produtores de conteúdos, cursos etc que ofereçam a possibilidade de você ser afiliado digital do produto deles.

De forma geral, não demanda tanta dedicação e tempo. Mas vale ressaltar que o retorno será equivalente ao seu esforço. Outro ponto que contribui bastante é sua visibilidade no universo online, ou seja, se tem muitos seguidores/acessos, em especial no nicho do produto que está promovendo, certamente seu retorno será muito maior.

Conclusão

Esperamos que com as dicas de renda extra você consiga ter um norte na hora de se decidir. Usando as duas primeiras dicas e sabendo colocar na balança quanto tempo, dinheiro e energia terá para investir na renda extra escolhida, um universo inteiro de renda extra se abre diante de você!