O empréstimo parece ser ótimo, porém, só deve ser solicitado quando não há mais recursos, ou tenha acontecido algum imprevisto e ter o dinheiro é caso de emergência, há também a opção de trocar uma dívida de juros baixo por um empréstimo com juros menor.

Há duas opções para se conseguir um empréstimo, você pode solicitar no próprio banco no qual você já é correntista ou um empréstimo pessoal online. 

Com a ascensão da tecnologia há várias instituições financeiras oferecendo esse serviço online prometendo facilidade e segurança.

Publicidade

Já em bancos eles priorizam quem já tem um relacionamento com eles, e já deixam o perfil dos mesmos pré aprovado, se o correntista precisar de um empréstimo já está lá disponível para ele, em alguns bancos basta solicitar através do aplicativo que o mesmo cai na conta na hora.

Crédito consignado

É o tipo de empréstimo mais indicado de todos, depois dos empréstimos com garantia de imóvel e automóvel, o empréstimo consignado possui as menores taxas e juros do mercado.

Esse tipo de empréstimo descontado diretamente da sua folha de pagamento “contracheque”, esse tipo está de empréstimo só é possível solicitar para quem é aposentado, pensionista ou funcionário público, porém, para as pessoas que são do setor privado é necessário que a empresa na qual estiver empregado tenha parceria com o banco para esse tipo de operação.

Refinancie suas dívidas

Vise buscar empréstimos mais baratos para refinanciar suas dívidas, o empréstimo pessoal não consignado tem uma taxa média de 7% porém a taxa que bancos e instituições financeiras cobram é de 1,42$ até 22,19% ao mês já para o empréstimo consignado varia de 1,03% a 5,42% ao mês, o que torna uma ótima opção para trocar suas dívidas de uma que tenha um juros exorbitante para uma que tenha juros aceitáveis. 

Custo efetivo total (CET)

Além dos juros as empresas financeiras cobram outras operações, por isso, é essencial conhecer qual é o custo efetivo total da transação, pois, pode ser que um empréstimo tenha juros baixos mas cobrar outras taxas que o tornam inviável.

Revise suas finanças

Se está pensando em contratar um empréstimo pode ser  um sinal que suas finanças não estão indo muito bem, se caso não for para adquirir um novo bem.

Caso não seja para adquirir algum bem é o momento que deve ser revisto o que tem feito para você ter chegado nessa situação e se questionar no que pode mudar e no que deve melhorar imediatamente.

Revise todos seus gastos e coloque tudo numa planilha e comece a orçamentar tudo, não compre nada mais do que você realmente necessita, para num futuro próximo não necessitar de mais um empréstimo.