Já pensou poder aprender sobre finanças apenas assistindo alguns filmes na televisão? Não, bom saiba que isso é possível e nós vamos te mostrar como. Hoje te mostraremos uma lista com os melhores filmes para aprender.

Em primeiro lugar, quem é que não gosta de fazer um balde de pipoca e se lançar no sofá, para assistir a um bom filme não é mesmo. Ou ainda, pegar um cinema com amigos, familiares e parceiros.

Indiferente da categoria desses filmes, o mais importante mesmo é capturar a mensagem que eles querem nos passar. Pois, diversas vezes essas mensagens trazem dicas valiosas sobre a vida, e também sobre finanças.

Publicidade

Isso mesmo, é possível aprender sobre finanças assistindo filmes. E nós trouxemos algumas dicas para você se deleitar e crescer ainda mais financeiramente.
Dicas de filmes para aprender sobre finanças

1 — Até que a sorte nos separe (2012)

Em primeiro lugar, trouxemos uma comédia brasileira famosa e rica em ensinamentos. “Até que a sorte nos separe” está disponível nos serviços de streaming, e conta a história de Tino (Leandro Hassum) e sua mulher Jane (Danielle Winits), que acabam ganhando uma bolada da loteria, mas perderam tudo devido ao descontrole.

Ensinamento

Com esse filme aprendemos que não adianta ter todo o dinheiro do mundo, se não tiver educação financeira e planejamento.

É importante saber gerir muito bem todo e qualquer valor, principalmente se for uma bolada na loteria. Por mais que pareça tentador sair gastando sem controle, é importante colocar os pés no chão e se planejar.

2 — À procura da felicidade (2006)

Esse filme promete mudar a sua vida com uma mensagem emocionante de superação e persistência.
Estrelado por Will Smith e seu filho Jaden Smith, o filme é baseado na história real de Chris Gardner, antes de se tornar um investidor de sucesso.

No filme, Chris Gardner (Will Smith) investe o dinheiro da família num produto que acreditava ser promissor, e isso o leva à falência total. Sem casa, sem comida, abandonado por sua esposa e com um filho pequeno, chegou a passar a noite no banheiro de um metrô junto do filho.

Mesmo sem esperanças, Chris não desiste do sonho e corre atrás de uma vaga de estágio para trabalhar na Bolsa de Valores de Nova York.

Ensinamento

O filme nos entrega duas lições para a vida. Em primeiro lugar, jamais devemos apostar todas as fichas (dinheiro) em um só negócio. Chris apostou alto e perdeu muito mais do que o dinheiro.

Em segundo lugar, sempre persista em busca de seus sonhos. Não deixe que a vida te intimide e seus problemas te dominem. Crie coragem e acredite no trabalho duro.

3 — Trabalho interno (2010)

Esse filme documentário narrado pelo ator Matt Damon, traz uma análise detalhada dos elementos que levaram à crise financeira mundial de 2008, que afetou milhões de empregos e afundou os Estados Unidos em uma profunda recessão econômica.

Ensinamento

Algumas escolhas ruins podem nos levar a um colapso financeiro. E precisamos estar atento a tudo ao nosso redor para tentar nos precaver.

4 — A grande aposta (2015)

Igualmente ao assunto do documentário citado acima, A Grande Aposta também aborda a situação financeira de 2008. Porém, por outro ponto de vista.

A ficção traz Michael Burry (Christian Bale), um guru de Wall Street apostando alto no dinheiro de seus investidores, contra o mercado imobiliário.

Conforme suas análises, ele percebe que o mercado está em risco devido aos investimentos de alto risco. E essa atitude atrai a atenção do corretor Jared Vennet (Ryan Gosling) que faz uma fortuna tirando proveito do colapso econômico do país.

Ensinamento

Com esse filme aprendemos que nem sempre o que todo mundo está fazendo é o melhor. Cada pessoa precisa analisar as coisas conforme o seu perfil, e definitivamente fugir da manada. Busque conhecimento e entenda realmente o que faz mais sentido ao seu perfil financeiro.

5 — Os delírios de consumo de Becky Bloom (2009)

Se existe um exemplo ficcional ao ditado popular “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, este é Os delírios de consumo de Becky Bloom.

Becky Bloom se torna uma famosa colunista em uma revista de finanças. Mesmo estando a ponto de arruinar a sua carreira por ser uma compradora compulsiva.

Ensinamento

Acima de tudo, esse filme nos mostra quais são os problemas que o consumo compulsivo pode nos trazer. Mesmo diante de uma carreira sólida e de sucesso.
Apesar de ser uma comédia romântica existem muitas mensagens significativas para as nossas vidas.

6 — As loucuras de Dick e Jane (2005)

Se você é fã de comédia não pode deixar de assistir este icônico filme com o Jim Carrey.
No filme, o casal Dick e Jane vivem de maneira confortável, até que ele perde o emprego. E com o acúmulo de contas, a dupla desesperada começa a ter ideias mirabolantes como suborno e roubo, para manter o seu estilo de vida.

Ensinamento

O principal ensinamento que podemos tirar neste filme é que precisamos estar preparados para tudo, e que nem sempre o mais estável emprego, é sinônimo de segurança total.
Ter um planejamento pode nos ajudar a manter o controle de nossas vidas financeiras quando um problema como uma demissão acontece.

7 — O homem que mudou o jogo (2011)

Esse filme retrata a história real de Billy Beane (Brad Pitt) que diante de um orçamento apertado, tenta reinventar seu time de beisebol superando até mesmo os clubes de bola mais famosos e ricos.

Ensinamento

Primeiramente nem sempre teremos dinheiro o suficiente para realizar nossos objetivos. Porém, com persistência e criatividade podemos dar a volta por cima.

8 — Joy. O nome do sucesso (2015)

Nesse drama, a atriz Jennifer Lawrence interpreta Joy Mangano, uma verdadeira mulher de sucesso que diante de uma vida complicada, consegue ter uma ideia brilhante desenvolvendo um esfregão de limpeza que virou o maior sucesso nos Estados Unidos.
Ensinamento

Se você tem alguma ideia e acredita fielmente que ela pode mudar a sua vida, então lute por ela. Você nunca saberá se o que tem em mãos é um sucesso sem se arriscar.

9 — Fome de Poder (2016)

Este é um dos melhores filmes sobre empresas, conta a história da ascensão da maior rede de fast food do mundo, o Mcdonald ‘s. Após receber uma demanda muito grande de máquinas de milk shake, o vendedor Ray Kroc (Michael Keaton) resolve ir ao encontro desses dois clientes, e se depara com uma mina de ouro.

Logo, ele adquire uma participação nos negócios dos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald e pouco a pouco, afasta os dois da rede, transformando a marca no gigantesco império alimentício que é hoje.

Ensinamento

Fazendo o papel de advogado do diabo, precisamos entender que apesar de ter tomado decisões bem controversas, Ray Kroc foi persistente e um verdadeiro visionário para a marca.

Conclusão

Por fim, podemos notar que indiferente ao tema do filme, ele sempre terá uma mensagem a ser passada. E que muitas vezes, essas mensagens serão bem mais fortes e impactantes em nossas vidas do que esperamos. E se você não assistiu a nenhum dos filmes citados acima, não deixe de conhecê-los. Vale muito a pena.