Para empreender no Brasil é preciso superar algumas barreiras para não entrar nas estatísticas de empresas fechadas com menos de 5 anos de vida. E o número não é pequeno, segundo o Sebrae, cerca de 21% das microempresas não se sustentam nesse período e acabam parando de funcionar.

Os motivos são diversos, desde a carga tributária até as consequências da inflação e de objetos de força maior como a pandemia de 2019. Por este motivo, quando aparece um cliente no seu estabelecimento, você precisa vender a qualquer custo para se manter.

E, para isso acontecer, ter métodos de pagamentos diferentes e que possam ser benéficos para as duas partes faz toda a diferença! Separamos tudo que você precisa pensar ao aderir estas formas de pagamento!

Publicidade

O que levar em consideração?

Antes de escolher marcas e modelos, é preciso levar em consideração alguns pontos antes de adotar qualquer medida, entre eles, podemos citar:

  • Setor de atuação: Busque conversar com donos de estabelecimentos do mesmo nicho e ramos que você, assim, é possível aprender e ver o que está funcionando e o que não está na prática.
  • Prazo de recebimento: Você não pode planejar o futuro sem conhecer as datas de cada pagamento, assim, veja e analise as circunstâncias para cada modalidade, seu fluxo de caixa agradece.
  • Segurança: Não dá para acordar no dia seguinte e ver que perdeu todas as suas vendas, então, confira os depoimentos em sites como o Reclame Aqui para acompanhar se essa frequência ocorre na marca desejada.
  • Taxas: Todas as maquininhas têm algum tipo de taxa e isso se subdivide para cada tipo de pagamento do cliente, veja com atenção e não se esqueça de ler as letras pequenas do contrato.
  • Bandeiras aceitas: Mesmo aquelas menos comuns como o Elo, precisam aparecer no seu empreendimento, há diversos usuários e precisam de diversidade.
  • Retiradas: A forma como você vai ter o dinheiro em conta também faz muita diferença no longo prazo.

O que dizem os números?

Para provar para você que não é apenas da boca para fora é preciso ter dados. Entre as diversas maquininhas que estão no mercado, as com melhores taxas para você realizar o pagamento em crédito são:

InfinitePay: Com a menor taxa entre as existentes no mercado atualmente, ela chega a cobrar apenas 1,44% nas transações feitas por débito e 2,89% para os clientes que optarem pelo crédito.

Ton: Na nossa segunda colocação está a Ton, com taxas a partir de 1,45% no débito e 2,9% de crédito.

SafraPay: Muito conhecida por ser um braço do Banco Safra, a SafraPay fica com 1,48% em transações por débito e 3,14% nas de crédito.

SuperGet: O quarto lugar fica com a SuperGet de 1,89% débito e 3,09% para crédito.

Mercado Pago: As plataformas de intermediação financeira do mercado livre também não ficam de fora, chegando a pegar uma taxa de 1,99% e 3,03%, débito e crédito respectivamente.

Quais outros meios de pagamento?

Estamos na era mais avançada tecnologicamente da humanidade, assim, os meios de pagamento também estão evoluindo e você já pode e deve ser outros meios de receber dinheiro dos seus clientes, veja:

Pix: Lançado pelo banco central e premiado mundialmente, o Pix está mudando a forma dos brasileiros lidarem com dinheiro e já está evoluindo para atender outras demandas da população.

Moedas virtuais: Um dos mais famosos cases de sucesso é o Bitcoin e está cada vez mais fácil de você trocá-los pelo real e assim, usar como bem entender em seu empreendimento.

Parcelamento de boleto: Geralmente para lojas online, há inúmeros aplicativos que já conseguem fazer a integração de um sistema de pagamentos por boletos e atendendo determinadas regras.

Google e Apple Pay: Entre as principais vantagens dessas carteiras digitais está o pagamento por NFC, que dá liberdade ao usuário em carregar apenas seu celular para comprar em seu estabelecimento.

Conclusão

Grandes maratonas começam com o primeiro passo, logo, não é necessário mudar de forma abrupta os meios de pagamento da sua empresa. Avaliar o ambiente e o principal, as demandas do seu cliente é o que fará toda a diferença no sucesso financeiro corporativo.

Esse exercício de escutar a clientela ajuda você a prosperar independente das intempéries que podem estar sobre o cotidiano empreendedor. Assim, não há uma fórmula mágica e é difícil que no futuro apareça alguém com todas as respostas para a prosperidade.

Agora é a sua vez, ajude que mais empresários possam conhecer outros meios de pagamento, compartilhe este artigo em suas redes sociais.