O objetivo central das empresas é vender, entretanto, para chegar nesse ponto, há vários outros passos que precisam ser seguidos para que o cliente feche a venda com você e faça o pagamento ao invés de ir direto para o seu concorrente.

Por isso, muitas empresas tentam de tudo para continuar no mercado, mas acabam virando estatística das corporações que fecharam as portas com poucos anos de vida. Sem alguns pré requisitos a serem seguidos, você aumenta a probabilidade disso acontecer. Um dos escudos que podem protegê-lo disso é a diversidade nos meios de pagamento.

Para ajudar você nessa área, reunimos as informações mais relevantes para você decidir de uma vez por todas quais meios de pagamentos devem ser levados como filosofia no seu CNPJ.

Publicidade

Quais as formas de pagamento mais populares atualmente?

Não há um número exato, justamente porque as tecnologias estão sempre evoluindo para benefício do usuário, por isso, veja as principais atualmente:

  • NFC: Apesar de já ser planejado pelas empresas de tecnologia a muitos anos, esse meio de pagamento sem contato ficou muito popular depois que a pandemia de 2019 obrigou as pessoas a manterem o distanciamento social.
  • Pix: Com poucos anos de uso, o Pix já é responsável por abocanhar grande parte das transações financeiras do país.
  • Cartões: Dominados pelas bandeiras Visa e Mastercard, os cartões atuam papel importantíssimo no acesso a bens de consumo pelos consumidores.
  • Boletos: Mesmo não sendo uma multinacional, já é possível aceitar boletos facilmente com a diversidade de aplicativos disponíveis até para celulares.

7 Vantagens de diversificar os pagamentos

Não poderíamos criar uma postagem de blog sem mencionar os seguintes benefícios:

  1. Sem a necessidade de troco: Em todo o mundo, chega a quase 80% o número de pessoas que não utilizam a Moeda física como dinheiro, assim, os meios digitais fornecem o pagamento exato para um determinado produto ou serviço.
  2. Dá mais poder de compra ao cliente: Com a explosão de bancos digitais no Brasil, pessoas de diversas classes econômicas agora têm um poder de compra superior e conseguem levar no carrinho muito mais itens do que no passado.
  3. Pagamentos com 1 click: Ninguém quer perder horas em uma fila para adquirir um bem, assim, os links de pagamento fazem em segundos o que uma lotérica, por exemplo, levaria horas.
  4. As duas partes ganham: Empresas inovadoras percebem que para continuarem no mercado, seus consumidores também precisam sair positivos na equação das vendas.
  5. Aumento da aquisição de clientes: Entre os principais motivos que levam as pessoas a desistirem de certas compras está a falta certeza que conseguirá pagar o que está comprando, com uma facilidade maior.
  6. Diminui reclamações: os ruídos de empresa e consumidor podem acontecer em qualquer momento da vida empresarial, diversificando, você tem um problema a menos para lidar.
  7. Segurança: Dependendo do fluxo de dinheiro físico nos empreendimentos, é preciso levar em consideração possíveis furtos ou prejuízos pela proteção do mesmo.

Como escolher os meios de pagamento?

A primeira coisa que qualquer negócio precisa pensar é qual o meio de pagamento ideal para o público alvo que ela atende, sem oferecer o que as pessoas do seu meio utilizam, fica como um ”tiro no escuro”.

E dependendo de como foi feita essa má gestão, é possível perder milhares de reais apenas porque não alinhou as expectativas. Depois de tratado e analisado os dados que foram coletados, o contador será bastante requisitado nessa etapa.

Afinal, será incluído os custos das possíveis taxas e prazos necessários para alinhar as finanças empresariais.

Com tudo isso em prática, você terá um diferencial sobre seus concorrentes e os clientes poderão ter meios de pagamentos mais flexíveis e adaptados para a sua realidade.

Quais as possíveis formas de pagamento do futuro?

Olhar o futuro não serve apenas para cultivar a ansiedade, mas já ir se preparando para os progressos que nossa sociedade faz a cada dia. Quando falamos em pagamentos, há uma grande expectativa por:

  • Moedas virtuais: Do surgimento do Bitcoin, até os dias atuais, as moedas e meios de pagamentos usando blockchain estão ganhando popularidade com seu estilo independente de pagamento.
  • Uso em larga escala do pix: Já está entrando em práticas novas modalidades como o saque pelo pix, com o passar dos anos é de se esperar que evolua para mais soluções financeiras.
  • Biometria: Os dados estão cada vez mais fáceis de serem compartilhados e usando apenas o seu próprio dedo, pode ser possível realizar pagamentos com muito mais facilidade e sem precisar carregar nada com você.
  • Cashless: Pode ser o resultado de todas essas inovações que estão sendo criadas e que em breve, farão uma sociedade que não usa dinheiro.

Outras formas de aumentar ainda mais a conversão de vendas:

Além de uma diversidade nos meios de pagamentos, é preciso criar um alicerce na sua empresa para antes de vender mais, preparar a empresa para a nova demanda que pode surgir no futuro.

Assim, busque adquirir a maior quantidade de dados relevantes sobre os seus consumidores e sobre o que está sendo oferecido para eles. Apenas por “instinto” é como acreditar em Papai Noel no ramo corporativo.

Outra dica muito importante, continue se capacitando, principalmente com os livros mais vendidos na sessão de vendas, entre eles:

  • Como vender qualquer coisa a qualquer um.
  • Alcançando a excelência em vendas: SPIN Selling .
  • Vendas não ocorrem por acaso.
  • Descubra seus pontos fortes 2.0.
  • A Tríade do tempo.

Venda mais!

Não dá para fechar esse tópico sem falar dos feedbacks, ter a maturidade suficiente para pedir a opinião dos consumidores é para poucos, com isso em mente, cultive uma cultura em estar aberto a todo momento para sugestões.

Conclusão

O futuro empresarial não dá para prever com 100% de certeza, mas o presente, conseguimos moldar a nosso favor. Logo, não fique pensando em cenários negativos ou até mesmo positivos, pensamentos assim só elevam a ansiedade e não levam o empreendedor a lugar nenhum.

Ter essa consciência, fará você construir o seu sucesso empresarial. Esse sucesso, não necessariamente é a próxima Apple, mas quem sabe, uma melhor do que aquela que você estava investindo no passado.

Agora que já está preparado para aceitar os diversos meios de pagamento, ajude outras pessoas que estão em dúvida nas suas instituições, por isso, compartilhe nas suas redes sociais a nossa postagem.