O número de facilidades em conseguir realizar pagamentos atualmente aumentou muito em comparação a algumas décadas atrás. Levando muitas pessoas considerarem descartar o uso do dinheiro físico em seus estabelecimentos.

Entretanto, os dados ajudam a contrariar este fato. Principalmente porque 60% das operações ainda são realizadas usando o físico, este, disparadamente superior a outras variantes.

Mesmo com muito dinheiro circulando existem aqueles que preferem o cartão de crédito, para vocês temos varias opções.

Publicidade

Por isso, muitos estabelecimentos precisam continuar aceitando esse meio de pagamento até para democratizar a oferta dos seus produtos ou serviços para o público que pode ter mais razões para comprar de você.

Assim, para te ajudar a simplificar de vez a maneira como você vê o dinheiro físico, criamos um guia completo sobre o assunto, veja:

Como surgiu o dinheiro?

As moedas do passado eram compostas exclusivamente de metais preciosos como ouro e prata. Assim, para realizar o processo de cunhagem, era preciso extrair o metal de algum lugar.

Entretanto, com o desenvolvimento da sociedade em um modo geral, essa demanda começou a crescer e precisou encontrar meios alternativos que a representassem.

Entrando em cena, o papel-moeda. Um meio de pagamento que tem recursos para identificar possíveis falsificações e tem um custo-benefício muito mais acessível do que uma moeda de outro, por exemplo.

Muitos séculos depois, aqui no Brasil, as principais notas já lançadas foram:

  • Cruzeiro;
  • Cruzeiro novo;
  • Cruzado;
  • Cruzeiro real.

Como reconhecer as notas falsas?

Utilize os pontos a seguir como um checklist que precisa ser repassada às pessoas responsáveis em administrar a entrada de dinheiro físico em seu empreendimento, veja:

  • Ilumine sobre luz ultravioleta, há pontos na nota onde ganha um destaque especial quando ela é verdadeira.
  • Use as canetas que mancham a nota se ela for de origem falsificada, entretanto, há alguns casos que ela não foi capaz de detectar, mesmo assim, continua sendo um excelente aliado.
  • Coloque a nota em direção a alguma luz para ver as marcas d’água presentes na nota.
  • Além delas, verá também um fio de segurança que fica oculto em um primeiro momento recebendo a nota.
  • Use seu tato para identificar marcas de alto relevo e as diferentes misturas de papéis que são usadas na confecção do dinheiro.

6 motivos para continuar aceitando o dinheiro

1. Mesmo offline

A internet é uma excelente ferramenta, porém, ela não está em todos os lugares da mesma forma e pode sofrer com instabilidades em certas ocasiões, impedindo operações financeiras como o Pix que dependem dela para serem concretizadas.

2.Popularidade

Como falamos no primeiro parágrafo, a grande maioria da população usa o dinheiro físico e esta porcentagem é muito alta em comparação a população que nunca o usa, este, chega a apenas 4%.

Assim, mais formas de pagamento significa que quando um cliente tiver que comprar um produto que você oferece, a chance dele aceitar sobe bruscamente.

3.Liquidez

Liquidez é a capacidade de um ativo ter de se converter para conseguir realizar a sua transformação.

Seja em algum bem ou serviço, a liquidez é fundamental no cotidiano dos empreendedores em vários setores até para a criação de fluxo de caixa.

4.Poder de negociação

Outro grande benefício é a chance de conseguir preços mais agradáveis de insumos para dar vida a sua empresa.

Os fornecedores abrem exceções e você aproveita até para ter um preço competitivo no mercado.

5.Controle

Com o dinheiro físico conseguir controlar as suas finanças se torna um papel um pouco mais simplificado e você tem o poder a todo momento sobre a quantia que está sendo creditada e debitada até você.

6.Sem custo inicial

Não é preciso ter uma plataforma na internet e diversos meios de segurança para conseguir receber o dinheiro no final de uma transação.

Assim, é acessível para a empresa que não precisa abrir mão do orçamento para criar algo do tipo.

Como conseguir troco para seu empreendimento?

Um dos maiores problemas vividos pelas pessoas que usam muito dinheiro físico é a necessidade constante de dinheiro trocado, assim, você pode fazer algumas ações como:

  • Aplicações: Soluções como o Troco Simples, dão ao empresário a chance de pagar o troco por meio digital e aceitar o dinheiro físico ao mesmo tempo. Assim, basta a pessoa baixar o aplicativo que já estará disponível para uso.
  • Campanhas: Estimule seus clientes a levarem as reservas de moeda que tem em casa em troca de algum brinde ou facilidade que pode ser ofertada sem comprometer o seu orçamento.
  • Procurar: A maneira mais emergencial para conseguir um trocado é sair procurando nos estabelecimentos próximos quem poderia ceder parte dele para a sua empresa.
  • Equipamentos: Há certos brinquedos que podem ser uma máquina de fazer troco na sua empresa. Assim, as pessoas que passam fornecem moedas e os dois lados podem ganhar com isso.

Como é a declaração de imposto de renda do dinheiro físico?

Declarar impostos são as melhores maneiras de você evitar problemas tanto com a Receita Federal, quanto com possíveis autoridades que questionem os valores que você está portando.

Assim, quando o assunto é dinheiro físico, você precisa declarar de forma obrigatória quando portar mais de 30 mil reais em espécie.

Entretanto, veja se você, mesmo não se enquadrando nesta categoria, não extrapolou outras como rendimentos tributáveis de 28.559,70, bens e investimentos em cerca de 300 mil reais, operações em bolsa de valores, entre outros.

Por fim, não deixe de acompanhar o período de declaração do imposto de renda que acontece nos primeiros dias de Março e vai até o final de Abril

Conclusão

Com todo esse material teórico, você tem sustentação suficiente para continuar de vez recebendo dinheiro nas transações que envolveram seu estabelecimento comercial.

Aproveite para preparar instalações físicas que deem o suporte necessário para que você não fique comprometido nenhum segundo sequer.

Apesar de parecerem muito caras em um primeiro momento, são desfrutadas ao longo de toda a vida empresarial e podem sair a um preço quase gratuito por tanta facilidade que você obteve em todos os anos.

E, para ajudar mais pessoas que estão indecisas sobre utilizar ou não o dinheiro físico, compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais agora mesmo.