Eles estão espalhados por diversas regiões do Brasil e no Mundo, os empreendedores, somando mais de 21 milhões de CNPJs ativos.

E, este é um número que vem crescendo mesmo em períodos de instabilidade como os vividos pela pandemia. 

Justamente pelas oportunidades que temos à disposição em empreender e preencher lacunas que ainda não foram usadas.

Publicidade

Entretanto, mais do que apenas criar o CNPJ, é preciso ter habilidades que serão exigidas do empreendedor a todo momento em que ele estiver no comando da sua corporação.

Por isso, veja as principais informações para você considerar antes de começar a ser um empreendedor:

5 sinais que você está pronto para ser empreendedor

1.Insatisfação com o emprego

Apesar do trabalho ser fundamental para a subsistência das pessoas, é comum que, com o passar dos anos a realização das mesmas atividades e sem a perspectiva de evolução nas empresas comecem a gerar uma insatisfação laboral.

Buscando alternativas que deem mais independência, reconhecimento e até mesmo um retorno financeiro proporcional aos seus esforços, a partir das suas próprias ações.

2.Gestão de Pessoas

Apesar de ser Pessoa Jurídica, o empreendedor lida a todo momento com pessoas que podem ser funcionários, clientes, fornecedores e comunidade que podem ter visões e maneiras diferentes de tratamento.

Sendo assim, não ter uma habilidade para fazer essa intermediação é bem provável que seu negócio fracasse, afinal, não dá para realizar tudo sozinho.

3.Propósito

Apesar de todas as pessoas desejarem vender milhões de suas ofertas e montar uma boa reserva no banco, ter apenas como foco um pedaço de papel com alguns números inscritos nele pode não ser uma boa opção.

Isto acontece porque, devido às instabilidades que podem aparecer na vida do empreendedor, o propósito será responsável por te manter no caminho e não desanimar para certos resultados negativos.

4.Consegue resolver problemas

Acredite, esse é onome que você mais ouviu em toda a sua vida como empreendedor. Problemas surgem a todo momento e podem vir até de uma notícia recente que está passando no jornal.

Assim, é preciso ter resiliência e os meios necessários para administrar essas adversidades para que não causem efeitos negativos e se possível, você saia ganhando no final do processo.

5.Pode correr riscos

Na prática, você não tem mais seguro desemprego, FGTS ou quaisquer proteção que poderiam estar disponíveis se você fosse um trabalhador via CLT ou servidor público. 

Assim, ter um planejamento para períodos que você não tem tanta garantia de retornos ajuda a não se comprometer com os empréstimos e ter o nome livre do Serasa para outras ações mais importantes.

Não tenho esses sinais? Como posso desenvolvê-las?

Nem todo mundo cai do berço e sai empreendendo, por isso, muitos surgiram a partir de algumas situações como:

  • Franquias: As franquias são modelos de negócios já existentes que você pode aproveitar para ganhar experiência e ainda ter a certeza de que é uma empresa consolidada.
  • Hackathons: São eventos em que as pessoas se juntam para criar uma solução inovadora em pouco tempo e podem ser uma máquina de desenvolver o seu lado empreendedor.
  • Testes: Utilize parte da renda que não o comprometa financeiramente para começar pequenos testes e começar a entender o funcionamento do mercado que pretende atuar.
  • Networking: Conhecer outras pessoas da área é uma boa maneira de conhecer os principais erros que as pessoas cometem, além de conseguir parceiros que podem ser levados para a vida toda.

10 livros para te ajudar a ser tornar um empreendedor

Os livros são uma das principais formas de conhecimento pois estão de maneira bruta e completa para você entender diversos fatores que orbitam a vida como empreendedor.

Assim, segundo a lista da InfoMoney, os melhores livros do último ano foram:

  1. Como Chegar Lá: Lições na busca pela excelência, de Stephen A. Schwarzman.
  2. Pense de Novo: O poder de saber o que você não sabe, de Adam Grant 
  3. Fora da Curva 3: Unicórnios e startups de sucesso.
  4. Ruído: Uma falha no julgamento humano, de Daniel Kahneman, Olivier Sibony e Cass R. Sunstein.
  5. A Psicologia Financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade, de Morgan Housel.
  6. Você é o que você faz: Como criar a cultura da sua empresa, de Ben Horowitz
  7. A real sobre empreender: o que você precisa saber sobre sócios, time, estratégia, escala e venture capital, de Brian Requarth.
  8. A Vida dos Estóicos: A Arte de Viver, de Zenão a Marco Aurélio, de Ryan Holiday e Stephen Hanselman.
  9. Lunáticos: Como cultivar ideias inovadoras capazes de mudar o mundo, de Safi Bahcall 
  10. Isso nunca vai funcionar: O nascimento da Netflix e a incrível vida de uma ideia contada pelo seu cofundador e primeiro CEO, de Marc Randolph 

Principais dúvidas sobre o empreendedorismo?

Como se tornar um MEI?

Com pequenos passos, você pode clicar aqui e preencher seus dados no site do Governo Federal e já estar presente no MEI em poucos minutos.

Tenho MEI, meus problemas acabaram?

Pelo contrário, podem até aumentar, com gastos com Alvará, licenças, regulamentações e uma série de outras particularidades que podem existir na sua região.

Vale a pena se formalizar?

Sem dúvidas, o caminho da formalização abre portas para vender mais e ter ainda mais acesso ao mercado do que se você for atuar pelo modelo informal.

Minha empresa faliu, posso recomeçar?

Sim, mas atente-se a possíveis taxas e tributos que ainda podem estar incidindo sobre a sua formalização.

Conclusão

Uma nação em crescimento no mundo de hoje, está sempre usando o poder que os empreendedores conseguem causar na economia para se tornarem ainda melhores.

Justamente porque criatividade e inovações são ilimitadas e surgem das necessidades constantes em resolver problemas da vida cotidiana. Para você que quer começar a empreender veja como conseguir credito

Buscando ferramentas em que os usuários ganhem ao utilizar e a empresa consiga se estruturar no mercado. Esse ciclo “ganha-ganha” é fruto da quarta revolução industrial que não se importa apenas em produzir, mas no cliente que irá receber e fazer uso do que foi criado.

Assim, para ajudar mais empreendedores a se conhecerem e ainda desenvolverem habilidades fundamentais, será necessário que você compartilhe este artigo nas suas redes sociais agora mesmo.