Muitas pessoas mantêm um alto padrão de vida e o tem profissões muito interessantes, por isso tenho medo de perder tudo quando se aposentarem. Algumas profissões não têm a aposentadoria que merecem e isso é certo. Pelo menos no Brasil, as aposentadorias são cada vez mais baixas.

Pode ser que quando você for aposentado, necessite de um complemento de renda para não perder a sua qualidade de vida. Após trabalhar tantos anos.

E é por isso que pensar no futuro é tão importante você ter uma aposentadoria merece muita atenção. Sem aposentadoria, você não poderá ter a vida que sempre sonhou na velhice.

Publicidade

Afinal, como será que é possível manter o padrão de vida tão bom dentro da aposentadoria?

Continue a leitura para entender a importância de ter uma boa finança para que você consiga ter uma aposentadoria melhor e garantida.

Como saber qual deve ser a minha renda quando aposentar?

A primeira coisa a se fazer quando se quer aposentar é perceber quanto gastamos mensalmente para que se possa custear as despesas mesmo após a velhice. Ou seja, você deve ter um valor mensal para que você possa gastar o mesmo que continua gastando e manter o seu padrão de vida.

Sendo assim, por exemplo, imagine que você tem um gasto mensal de 20000 BRL. É claro que se você ficar contribuindo para o INSS, você poderá ganhar até 5000 BRL de aposentadoria.

Mas isso não chega nem perto do seu salário. Então você vai precisar acrescentar 15000 BRL para que o seu padrão de vida continue o mesmo e 15000 BRL por mês durante anos, não é pouca coisa.

Claro que você precisa ter noção, você vai querer ter uma renda suficiente para deixar herança para os seus herdeiros ou, se apenas deseja ter dinheiro para o resto de sua vida.

Como posso investir a longo prazo para manter a minha aposentadoria?

É necessário investir para que a aposentadoria seja garantida. Não é possível guardar tanto dinheiro de uma vez se você não tem certa condição.

Claro que você deve começar o quanto antes a guardar o seu dinheiro, e procurar um investimento.

Sendo assim, se você quer escolher uma boa alternativa para investir, considere o seu perfil de investidor e veja todos os seus objetivos. Algumas pessoas não querem se abrir ao risco de perder o seu dinheiro e, por isso, tem um perfil de investidor mais seguro. Não tenha medo. Existem perfis para todos os tipos.

Existem tantas opções no mercado que perdemos as contas.

Os fundos de investimento, por exemplo, são modalidades de investimento que funcionam como condomínios. Ou seja, se você for investidor e adquirir uma cota para participar dos resultados obtidos, você terá uma parte do patrimônio administrado por alguns dias sua profissional.

Ou seja, você pode escolher onde investir.

Você pode investir no Tesouro IPCA. Este, por sua vez, é um título público oferecido pelo governo federal. Ter uma vantagem enorme de oferecer rentabilidade acima da inflação.

Você pode experimentar as ações que pagam dividendos. Caso você não saiba, ações são menores parcelas do capital social de uma empresa. Ou seja, ao adquirir uma ação, você está adquirindo um pedaço daquela empresa, uma pequena porcentagem. A adquirir os papéis de se tornar acionista de uma companhia. Você pode ter resultados muito positivos e esses resultados positivos poderão te trazer muitos lucros.

Você pode comprar ações em várias empresas e estar sempre lucrando em cima disso. Faça as escolhas corretas.

Você pode experimentar os fundos imobiliários que são alternativas para as pessoas que querem investir no setor imobiliário. Pode ser um bom investimento para resguardar a sua qualidade de vida a longo prazo.

Claro que você também pode contratar um gestor para gerir os seus recursos financeiros e assim não ocorrer muitos riscos.

A previdência privada é um dos investimentos muito conhecidos e famosos quando se trata de aposentadoria. Ao se aposentar, ela será como uma fonte complementar de renda e isso ajudará bastante no seu dia a dia. Você estará acumulando capital para que possa usufruir no futuro.

Tenha cuidado, existem muitas alternativas disponíveis no mercado e hoje em dia você deverá pensar muito antes de escolher a mais adequada. Esteja sempre analisando todos os aspectos, como seu perfil de risco, regras de aporte e outros.

Se for necessário, tenha sempre um consultor ao seu lado para que você não tenha maiores problemas. Nunca faça investimentos sozinho, sem estar informado do que está fazendo. Isso pode dar muito errado.

Cuidado com os problemas maiores

Nada está livre de problemas nessa vida. Por isso, depois que você planejar como vai se comportar financeiramente até a sua aposentadoria, precisa entender que poderão surgir algumas dificuldades.

Mas vale prevenir do que remediar. Esteja sempre pronto para qualquer prevenção necessária. Cuidado com os erros de cálculo.

Você tem que ter um cálculo certo para que você possa sempre obter a renda suficiente para o seu futuro. Cuidado com os ativos que você contrata. Cuidado onde você investe. É por isso que é muito importante ter alguém para dar a mão e ajudar a entender o mercado financeiro.

Isso é sempre um objetivo a longo prazo. Você nunca conseguirá fazer uma ação como esta em curto prazo, ou seja, esteja ciente que vai demorar até conseguir ter a sua aposentadoria inteira. Mas pelo menos você tem bastante tempo, certo?

Como posso obter o suporte para conquistar a minha Independência financeira

Claro que para você ter o suporte necessário, poderá contratar alguém que seja especializado nessa área financeira. Fazer investimentos não é fácil e nunca será, ou seja, ter uma mão direita nessa área sempre vai ser aceitável e bom.

Se você fizer tudo sozinho, corre riscos e não é inimaginável, podendo perder parte do seu patrimônio pessoal.

Tenha muito cuidado na hora de investir, esteja sempre atento ao mercado e aos valores. Queremos desde já agradecer a sua leitura e pedir para que possa compartilhar o artigo com seus amigos e com as pessoas que acham que irão se interessar.

Compartilhe com seus colegas de profissão que querem manter o seu estilo de vida o mesmo após a aposentadoria. Obrigado pela leitura e até a próxima!