Em 2021, os jogos movimentaram mais de 90 bilhões de dólares em todo o mundo, crescendo 4,4% em relação ao ano anterior e vem sendo uma grande oportunidade para as empresas construírem sua presença nela. Veja como é a vida profissional de um desenvolvedor de jogos.

Levando a uma necessidade constante de profissionais que podem ainda não existir no mercado. Gerando salários cada vez mais altos e atrativos aos “aventureiros” por uma nova área. Apesar de tudo, é comum as pessoas desconhecerem o quão profunda é a profissão de desenvolvimento de jogos.

Por isso, reunimos as principais informações para você acabar de vez com as dúvidas em relação a essa área de trabalho.

Publicidade

O que é um desenvolvedor de jogos

Um desenvolvedor é sempre o profissional responsável por escrever os códigos da linguagem de programação. Assim, utilizam de ferramentas gratuitas e pagas para criar o alicerce para um jogo funcionar.

Porém, não para por aí, a usabilidade do software é sempre algo que precisa ser feito com o passar do tempo. Pois, mudanças no perfil dos jogadores, bugs, erros e uma série de fatores podem acabar piorando a qualidade do jogo.

Apesar de fundamentais, com o dia a dia do trabalho, a área necessita de habilidades complementares para ter mais sucesso na profissão. As mais comuns tendem a ser: gestão de projetos, relacionamento interpessoal, criatividade e inovação.

Quais as principais linguagens de programação nos jogos?

A maioria dos desenvolvedores de jogos gostam de se especializar nas linguagens de programação mais populares e assim criar uma carreira mais especialista. Com isso, as linguagens mais utilizadas são: Python, C, C++, C#, Java, JavaScript. 

Mesmo surgindo outras que ganham muitos adeptos, as linguagens populares ajudam a criar um gatilho para a profissão. Assim, você consegue mais auxilio de outros programadores que já são experientes.

Além de entender que as vagas de trabalho podem ser monopolizadas. Isso quer dizer que as empresas podem escolher as linguagens mais utilizadas por terem menos riscos de gestão.

Desenvolvedor de jogos CLT ou PJ

Para ajudar na sua decisão é necessário conhecer as vantagens de cada lado. Por isso, quando falamos em CLT, as principais vantagens são:

  • Benefícios como seguro saúde, vale alimentação, décimo terceiro, terço de férias.
  • Mais segurança em receber os seus próximos salários.
  • Consegue aprender mais rápido, pois você já entra em um ambiente consolidado de negócios.
  • Facilidade de acesso quando se tem pouca experiência.

No caso do PJ, os benefícios mais adorados pelos trabalhadores são:

  • Você faz o limite de faturamento, assim, não há barreiras para se ganhar mais.
  • É possível ter uma liberdade muito maior de trabalho.
  • O local de trabalho é você quem determina.

Por isso, é fundamental você ponderar cada elemento anterior para ajudar na tomada de decisão. Assim, evita frustrações e ajuda a se proteger contra as vantagens que sua tomada de decisão não consegue acessar.

Quanto ganha um desenvolvedor de jogos?

Utilizando sites que são referências quando o assunto é salário, podemos afirmar que os valores podem se apresentar da seguinte maneira:

  • Segundo o Glassdoor, uma plataforma que compartilha o salário através dos feedbacks dos próprios empregados, assim, no Brasil, está atualmente em 3.747 por mês.
  • Segundo o Jobbydoo, o valor ganha alguns adicionais, chegando na média de 8200 reais por mês.
  • Já segundo o site Salário, o valor alcança a marca de 4.196,96.

Apesar de parecerem muito distantes, é possível compreender uma média em que a maioria dos desenvolvedores de jogos permanecem. Assim, defina uma meta e conheça os principais fatores que podem influenciar na subida ou descida da remuneração.

Quais fatores interferem no salário do desenvolvedor de jogos?

Há diversos fatores que podem influenciar no salário de um desenvolvedor de jogos como:

  • Networking: Um desenvolvedor conhecido pelo setor em que trabalha pode ganhar muito mais peso quando comparado com outros currículos.
  • Tempo: a experiência conta muito, apesar de terem programadores de diversas idades, o tempo como profissional pode ser determinante para conseguir projetos mais robustos.
  • Marketing pessoal: De forma geral, o marketing pessoal irá colocar os elementos necessários para tornar você único e um trunfo para as empresas que te contratarem.
  • Trabalho em equipe: Mesmo os profissionais excelentes no mercado precisam saber lidar com pessoas para que não comprometa o resultado final. Assim, pessoas “difíceis” podem ter uma imagem negativa no mercado de trabalho.

Quais outras áreas também crescem no mercado de jogos?

Apesar do desenvolvedor de jogos ser extremamente importante para colocar um projeto no papel na realidade, é preciso conhecer outras áreas que também podem ganhar ainda mais corpo, pois, todo o setor está crescendo.

Entre as principais estão:

  • Jogador profissional.
  • eSports Marketing Specialist.
  • Organizador de eventos.
  • Criador de conteúdo.
  • Comentarista.
  • Treinador.

Imagine quantos empregos vão surgir com o avanço tecnológico, por este motivo, é possível afirmar que os quase 30% do setor que irá crescer em 2022 será pouco. Ainda terá grandes mudanças na forma como vemos os jogos e principalmente, deixar de ser apenas uma atividade para “perder tempo”.

Conclusão

Esse universo que vemos do desenvolvimento de jogos não para de ganhar novas roupagens, amadurecendo a cada dia e sendo um excelente caminho para aqueles que buscam novas perspectivas de vida.

Assim, é possível afirmar que nos próximos anos, milhares de brasileiros façam a transição de carreira para começar a desenvolver jogos. Gerando cada vez mais projetos criativos com a chance do Brasil ser um dos países com maiores referências no assunto.

Mas para isso se concretizar e sair da teoria é preciso ajudar mais pessoas a entenderem de perto o desenvolvimento de jogos, compartilhe o artigo nas suas redes sociais.