Como todos sabem, o salário mínimo é algo muito importante no nosso país. Em todos os países do mundo. Uma grande base da economia de qualquer país é o salário mínimo, em saber a média da população. Entenda como ficará o salário mínimo de 2023!

O salário mínimo é sobre o poder de compra daquele país, ou seja, existe sempre a relação do salário mínimo com o dinheiro que a pessoa gasta e com o que ela consegue comprar. 

Acontece que os brasileiros sofrem há muitos anos com o salário mínimo, um pouco baixo, que acaba prejudicando a vida de diversas famílias em todo o país.  

Publicidade

Por isso, tudo o que for notícias acerca do salário mínimo brasileiro acabam sendo bastante interessantes e importantes para a população. Continue a leitura do artigo para entender o aumento no salário mínimo, que pode acontecer no ano de 2023. 

O que é salário mínimo? 

O salário mínimo, basicamente, é o menor pagamento possível de existir dentro do país. É um emprego comum de carteira assinada. Ou seja, você apenas pode receber esse valor para cima. 

O valor mínimo é estabelecido pela lei do país e assim a anualmente. Essa lei é revisada para que o salário seja reajustado de acordo com o poder de compra e os preços. 

Ou seja, uma vez por ano, o salário mínimo é atualizado e, assim, pode aumentar ou abaixar de acordo com o poder de compra do brasileiro.  

Qual é o valor atual do salário mínimo? 

Caso você não saiba, atualmente, o salário mínimo em vigor dentro do Brasil inteiro é 1212 BRL. Esse salário não é suficiente para a maioria das famílias brasileiras sobreviverem. 

Ele foi decretado no dia 30/12/2021 e vai prevalecer até o próximo dia 30/12/2021. Para 2023, o governo pretende colocar o salário mínimo de 1294 BRL, aumentando um pouco para que as pessoas possam sobreviver minimamente melhor. 

Você sabia que, segundo Fontes de estudos, o salário mínimo deveria ser mais de 6000 BRL para sustentar uma família com as necessidades básicas de 4 pessoas? Pois é, o país está bem abaixo da média. 

Existem também algumas previsões que dizem que o salário mínimo em 2024 será de 1337 BRL. Talvez até 1378, para o ano de 2025. Claro que as projeções não são totalmente corretas, pois isso só saberemos no futuro. 

Quando vai aumentar? 

A maioria das pessoas não tem noção de quando esse salário mínimo irá aumentar, mas fique tranquilo, ele irá aumentar assim que esse caducar, ou seja, cada salário mínimo tem um período de 12 meses e aí ele tem o reajuste.  

Se ele foi feito no dia 30 de dezembro do ano passado, será feito um novo dia 30 de dezembro deste ano. 

Tecnicamente, o salário mínimo é a representação do padrão de vida do brasileiro. Esse padrão de vida deve ser o suficiente para sustentar o brasileiro e a sua família?  

Sendo assim, o salário mínimo precisa acompanhar a alta dos preços do mercado e, ainda assim, acompanhar a inflação. 

Existe uma grande polêmica sobre a revisão dos salários dos trabalhadores. Isso porque a inflação é medida de formas diferentes em vários lugares do Brasil. 

Mas mesmo com essas medidas diferentes, acontece que o salário mínimo continua não sendo o suficiente para a maioria dos brasileiros sobreviverem de forma confortável. 

Sabemos que durante algumas situações o governo pode até querer congelar os salários e colocar o salário mínimo acima da inflação. O padrão de vida mínima de uma pessoa ainda é algo bastante discutido em diversos países do mundo. 

Cada pessoa deve ter direito à habitação. Deve ter direito ao lazer, deve ter direito a necessidades básicas e higiene e serviços básicos, o que não é possível para muitas pessoas em todo o Brasil. 

Já foi dito anteriormente que, para as pessoas terem direito a tudo isso, o salário mínimo deveria ser de pelo menos 6000 reais. Ou seja, seria impossível uma família sustentar de forma confortável 4 pessoas com o salário mínimo atual. 

Como calcula-se o salário mínimo? 

De acordo com a lei, o salário mínimo considera 2 variáveis essenciais, o PIB, que é o produto interno bruto do país e também o índice nacional de preços ao consumidor do ano vigente. 

No entanto, se o PIB do país for negativo, ele é considerado como 10 para os efeitos da soma do índice nacional de preços ao consumidor. A partir do ano de 2020, o reajuste do salário mínimo passou apenas a seguir o tal índice nacional de preços ao consumidor, por conta da Constituição do país, que quer que a manutenção do poder de compra do salário mínimo seja feita anualmente. 

Alguns benefícios da previdência social, como abono salarial, seguro desemprego, benefício de prestação continuada, ainda assim são atrelados ao valor do salário mínimo e precisam de uma base. 

Sim, o salário mínimo pode ser delicado para a maioria dos brasileiros e requer um acordo ao ser reajustado e por isso, agora você deve estar mais informado acerca do que acontece no nosso país. 

Quanto mais o povo for informado, mas ele pode se manifestar diante das circunstâncias no mundo. Por isso, compartilhe o artigo com seus amigos e familiares.