Que os preços estão subindo, não é novidade para ninguém, afinal, os eventos que sucederam o Brasil e o mundo nos últimos tempos nos pegou de surpresa. O Solicite Agora vai ter deixar por dentro de como está a movimentação dos serviços de assinatura e como isto te afeta.

E, sem conhecer a fundo esses problemas, temos a tendência de não conseguir algumas oportunidades que podem surgir.

Pois, como toda movimentação econômica, surgem oportunidades e novos cenários que precisam ser avaliadas com cuidado.

Publicidade

Transformando a relação que temos com os produtos de assinatura bem diferentes do que apenas cadastrar o cartão de crédito.

Por isso, veja a seguir tudo que está mudando nos serviços de assinatura para se preparar para possíveis rumos que o jeito de consumir está tomando.

O que são os serviços de assinatura?

Até poucos anos atrás, pouco se falava de um modelo de vendas em que o usuário pudesse pagar pouco por um determinado produto ou serviço.

Isso começou a ganhar o mundo, principalmente com aplicativos como Uber e Netflix que permitiram o aluguel por determinado período de tempo.

Como por exemplo: você não precisa mais financiar um carro em 100 parcelas para conseguir usar um.

Com a Uber, basta solicitar pelo aplicativo e terá uma taxa muitas vezes menor por usar esse meio.

Assim, foi fácil conseguir popularidade nos quatro cantos do mundo, pela democratização do acesso e pelo lucro que é exponencial das empresas.

Porque o dólar influencia os serviços de assinatura?

Quando o dólar sobe ou desce, é comum que as pessoas se perguntem, “porque eu devo me preocupar?”.

É uma pergunta válida, afinal, não usamos o dólar como moeda interna. Contudo, mesmo que o Brasil tenha essa distância com o dólar, ela está mais perto do que parece.

Isso porque, toda a relação de países é definida por ele. Mesmo bens não relacionados sofrem com isso.

Um exemplo claro é que com ele baixo, mais pessoas podem comprar produtos estrangeiros e cria uma pressão por produtos internamente.

A indústria, quando não é tão forte, pode perder bilhões, fechar as portas e demitir milhares por um cenário parecido.

No caso dos serviços de assinatura, temos uma relação direta, pois, a maioria dos serviços estão dolarizados e precisam ser corridos para manter os lucros altos das empresas.

Quais serviços de assinatura estão subindo?

A Netflix é uma das pioneiras e também já sofre os impactos diretos dessa inflação mundial, suas principais mudanças foram:
Subida em 22% dos seus preços no Brasil ( Quase o Dobro da média da inflação nacional)
Perda de assinantes pela primeira vez em 10 anos no mercado.

No caso da Amazon Prime, que era um dos mais acessíveis serviços entre os concorrentes também vai variar:
Aumento de até 50% nos preços de assinatura.
Data para o início das novas mudanças: 20 de maio de 2022.

Empresas que começaram agora como HBO e Disney não têm planos para realizar essa mudança.

Afinal, precisam criar “corpo”, ou seja, atrair a maior quantidade de pessoas possível e pode ser uma excelente estratégia para atrair os usuários dos serviços que estão subindo os preços e não querem pagar caro.

Mesmo barato, pode sair caro os serviços de assinatura?

Quando assinamos aquele período gratuito, não nos damos conta de como ficamos presos a uma determinada empresa.

Esse fenômeno é conhecido como o “tempo de vida do cliente”. Passando diversos meses até realmente cancelar o serviço.

Por isso, é muito importante controlar seus gastos para que no final de um determinado período, você possa “sair no lucro”.

Essa gestão orçamentária pode ser a criação de um novo futuro para você, pois, com mais renda, é possível direcionar para áreas mais importantes.

Com mais resultados sendo criados, você está no caminho para a independência financeira e assim, não depender de um aumento salarial para conseguir seus objetivos.

Como continuar pagando barato?

Não é preciso “demonizar” os serviços de assinatura e parar de uma vez de usá-los, mas buscar estratégias sustentáveis para continuar pagando barato é a chave que poucos conhecem, entre as principais, podemos destacar:
Cartão com cashback: E não é difícil de encontrar em empresas como C6, Pág Bank, 99 Pay…
Acumule pontos: Milhas, pontos, quilômetros de vantagens… O nome pode variar, mas o que oferecem é bastante comum, a possibilidade de trocar os pontos acumulados pelas soluções internas.
Parcerias: É comum que alguns bancos e grandes empresas tenham parcerias com alguns serviços de assinatura, assim, você pode aproveitar para pagar mais barato.
Dividir a conta: É muito simples, com aplicativos como: Split Bill, Tricount, Settle Up, Splitwise, sua relação com os serviços de assinatura vai mudar drasticamente.

É o fim dos serviços de assinatura?

Apesar de ser muito viável em um primeiro momento, os serviços de assinatura recebem diversas críticas.

A primeira, o surgimento de diversos concorrentes oferecendo quase os mesmos produtos e serviços.

Confundindo a mente do consumidor e resultando em um processo que ninguém ganha, afinal, é impossível comprar quando estamos em dúvida sobre uma empresa.

Abrindo espaço para outras empresas oferecerem gratuitamente um longo período para não perder os usuários para a pirataria.

Outro ponto crucial é que não detemos a posse do que estamos comprando, como é uma assinatura, no final do período, você não pode mais assistir ou usar.

Dessa forma, fica muito mais complicado para uma pessoa que não vai ver os milhares de filmes no catálogo da Netflix, por exemplo, mas prefere 2 ou 3 pelo seu gosto.

Conclusão

Diante de tudo que aprendeu até aqui, mesmo uma relação tão simples como os serviços de assinatura podem ser muito complexos em um primeiro momento.

A dica final é nunca deixar que seus gastos fiquem “invisíveis” a sua gestão orçamentária. Pois, é aí que você se perde na gestão.

Criando um longo prazo que pode te desmotivar a parar de controlar as suas finanças com essa falta de controle.

Por isso, a disciplina precisa ser seu principal gás para ter uma vida independente e sem sofrer tanto com as inflações dos preços.

Agora, compartilhe o artigo nas suas redes sociais, assim, você ajudará mais pessoas a conhecerem esse universo que está se formando com a nova era dos serviços de assinatura.