Ter o CPF suspenso é realmente terrível, pois pode nos dar muita dor de cabeça, uma vez que o CPF é um documento essencial para a inscrição em programas de auxílios públicos em território brasileiro, assim como abertura de contas e solicitações para diversos documentos.

Como um exemplo, na época em que muitos brasileiros precisaram do auxílio emergencial por conta da covid-19, foram descobertos muitos CPFs suspensos, o que impediu que esses brasileiros concluíssem o cadastro

Se esse é o seu caso ou se você teme que isso aconteça, continue lendo esse artigo para saber como evitar a suspensão do seu CPF, mantendo-o regularizado.

Publicidade

Por que um CPF pode ser suspenso? 

Provavelmente, ao descobrir que o seu CPF foi suspenso você pode pensar que a suspensão foi causada pelo seu nome sujo. Na verdade, O CPF suspenso não depende apenas disso. 

A suspensão de um CPF ocorre principalmente por alguma falta de informação ao realizar o cadastro com a Receita Federal, assim como por algum dado incorreto.

A Receita Federal compara todos os dados dos brasileiros com de outros órgãos públicos. Assim, o sistema realiza um trabalho para evitar e identificar fraudes. Na comparação, a Receita Federal coleta e analisa dados da Justiça Eleitoral, para evitar fraudes em eleições. Assim, a Receita observa os dados, verificando se eles são os mesmos também na Justiça Eleitoral. 

Caso a Receita encontre alguma informação diferente, como inconsistências em datas, nome da pessoa ou nome da mãe, ela suspenderá o CPF do indivíduo. Dessa forma, a pessoa terá que regularizar seu CPF suspenso. 

Mas, você sabe quais problemas você pode obter tendo o CPF suspenso?

Problemas de ter o CPF suspenso 

O principal problema em ter o CPF suspenso é ser negado em alguns serviços públicos, importantíssimos para pessoas de baixa renda, principalmente. Mas, existem outros problemas. 

Quem teve o CPF suspenso pode ter dificuldades para realizar serviços, como: 

  • Participar de concursos públicos; 
  • Fazer consórcios, a empréstimos ou financiamentos; 
  • Abrir conta corrente ou crediário em alguma loja; 
  • Vender ou comprar um imóvel; 
  • Tirar ou renovar o seu passaporte. 

Além de tudo isso, se o seu CPF estiver suspenso e você ganhar na loteria, não conte com o prêmio em suas mãos. Imagine o transtorno que seria? 

Então, você quer evitar esse contratempo, não é? Leia esse artigo até o final, e veja como regularizar o seu CPF suspenso.

Como saber se o CPF está suspenso? 

Primeiro, o mais importante é que você verifique se o seu CPF é um dos diversos que estão irregulares no Brasil. Para fazer a verificação, é bem simples: 

  • Primeiro, acesse o site da Receita Federal e pesquise por serviços > CPF > Consulta Pública; 
  • Preencha os Campos com o seu CPF e sua data de nascimento; 
  • Faça a verificação do sistema, clicando em “Não sou um robô”; 
  • Em seguida, clique em Consultar. 

Assim que suas informações forem enviadas para o servidor, aparecerá um relatório constando a sua situação atual na Receita Federal. Dessa forma, você poderá ver se a sua situação está “Regular”, “Suspensa” ou “outra”. Se estiver suspensa, siga os passos a seguir. 

 Como regularizar o CPF suspenso pela internet 

Pela internet, você só poderá regularizar o seu CPF suspenso se apenas precisar de alteração ou complementação dos seus dados cadastrados na base da Receita Federal. 

Ou seja, se seu CPF foi suspenso por erros ou inconstâncias nos seus dados, você pode solicitar essa regularização no site da Receita Federal, em serviços > CPF > regularizar. 

Após isso, aparecerá um formulário online para você. Preencha-o inteiramente, e envie as informações. Lembre-se que para solicitar a regularização do seu CPF pela internet ele deverá estar suspenso. Caso ele esteja “nulo” ou “cancelado”, você não poderá fazer a regularização online. 

No caso das pessoas que possuem pendências eleitorais, o que levou o CPF a ser suspenso, essa regularização deve ser feita automaticamente. Você não precisará ir até um cartório eleitoral para solicitar a solução deste problema. 

Como regularizar o CPF de forma presencial 

Para resolver este problema de forma presencial, você poderá ir até a uma agência da Caixa Econômica Federal, Correios, Banco do Brasil ou Cartório De Registro Civil. Para regularizar desta forma, você terá que pagar uma taxa de R$7 pelo serviço. 

Sobre o pedido de regularização, ele deverá ser feito pelo próprio indivíduo, sendo maior de 16 anos. Se a pessoa não puder comparecer, a solicitação deverá ser feita por um procurador. 

Se a pessoa for menor de 16 anos, o seu responsável legal deverá fazer a solicitação presencialmente. Se você preferir regularizar o seu CPF de forma presencial, terá que levar documentos para isso. Entretanto, a sua idade é um fator que diferencia a apresentação de tais documentos. Continue a leitura para ficar ciente sobre qual documento você precisará. 

Quais documentos apresentar para regularizar um CPF suspenso? 

Fique atento às faixas de idade para saber quais documentos apresentar na sua solicitação de regularização: 

  • Entre 16 e 17 anos: você, como indivíduo com o CPF suspenso, deverá apresentar um documento de identidade e seu número de inscrição no CPF; 
  • Entre 18 anos e 69 anos: documento de identidade do indivíduo, número do CPF, título de eleitor ou documento de alistamento eleitoral, assim como um protocolo de inscrição ou alguma certidão da Justiça Eleitoral. Estes documentos serviram para atestar a inexistência do alistamento eleitoral obrigatório, no caso dos homens; 
  • Menores de 16 anos, curatelado, tutelado ou menor em processo de guarda judicial: documento de identidade do menor, documentos de identidade do tutor, responsável, curador ou um dos pais do menor, documento comprovatório da guarda ou tutela, dependendo do caso e número de inscrição do CPF do menor.

Como acompanhar o pedido de regularização do CPF?

Você pode acompanhar a situação do seu pedido de regularização do CPF suspenso. Acompanhe pela internet, consultando o andamento da sua solicitação: 

  • Vá até o site da receita federal, e na página de serviços do CPF procure o campo de consulta; 
  • Insira o código de atendimento que você recebeu na agência. 

Você também pode acompanhar a sua regularização fazendo uma nova pesquisa sobre a sua situação cadastral, conferindo se o seu problema de CPF suspenso já foi resolvido. Para isso, vá para o site da receita federal e siga a instrução em tópicos anteriores deste artigo.

Existem casos em que você terá que comparecer a unidade de atendimento pertencente à Receita Federal para fazer a conclusão da sua regularização. No entanto, você será notificado sobre essa condição no dia da sua solicitação. 

Você deverá comparecer 90 dias após o seu pedido de regularização do CPF suspenso ou cancelado. Se você não comparecer nesse prazo, haverá o cancelamento da sua solicitação. Então, fique atento sobre a sua situação cadastral. 

Aproveite e compartilhe esse artigo com os seus amigos, para que eles também pesquisem sobre a situação do seu CPF. E você, sabe se está tudo bem com o seu documento? Obrigado pela leitura, e até a próxima!