Sabemos que ao fazer compras pelo cartão de débito, o dinheiro automaticamente sai da nossa conta bancária, de modo que os gastos feitos já sejam contabilizados e você não precise se preocupar, pois os valores já estão pagos.

Já com o cartão de crédito, as coisas funcionam de uma forma bem diferente. As compras feitas no crédito, sejam tendo sido parceladas ou pagas à vista, não afetaram o seu saldo no banco de imediato. Essas compras serão pagas depois, por meio da fatura do cartão de crédito.

Na fatura, você irá encontrar todos os parcelamentos e gastos referente a determinado mês.

Publicidade

A fatura possui grande relevância para supervisionar seus gastos, a fim de identificar compras irregulares e até manter o controle do quanto você gasta. 

Por isso, é importante que você saiba ler todas as informações apresentadas na fatura, para que haja certeza do seu controle de gastos e de que você não está sofrendo nenhum tipo de fraude.

Sendo assim, aqui você aprenderá sobre todo o necessário com relação a fatura do cartão de crédito, para que você pague e administre melhor seus gastos.

O que é a fatura do cartão de crédito?

A fatura é o documento na qual todos os gastos e parcelamentos que serão cobrados daquele mês são apresentados. É por meio de seu código de barras que o dono do cartão pode realizar o pagamento, controlando suas finanças e se preparando para os meses seguintes.

Na fatura, todas as informações sobre as compras e pagamento podem ser encontradas e controladas. O usuário tem acesso ao valor de cada compra ou parcela, o nome do estabelecimento, a data de compra, o valor pago no mês anterior, o total a ser pago naquele mês e o valor mínimo obrigatório.

Ainda que pareça simples, são poucas as pessoas que sabem, realmente, o que cada um desses elementos significa.

Conhecer os dados presentes nas faturas é essencial para controlar os gastos mensais e se programar com pagamentos, evitando atrasos e seus juros.

Identificando a fatura do cartão

Em primeiro lugar, para você acessar a sua fatura com detalhes do cartão é preciso acessar o aplicativo do seu banco ou no site por meio do seu Internet Banking. Além disso, o acesso à fatura pode ser feito pessoalmente através da agência bancária correspondente ou até pela administradora de cartão. 

Ao ter sua fatura em mãos, é possível observar diversas informações, que à primeira vista podem parecer bastante complicadas. No entanto, elas são bem mais simples, veja elas a seguir:

Total da fatura

Nessa parte é mostrado o valor em reais (R$), que representa o total de compras e parcelas a serem pagas no mês.

Data de vencimento

A data de vencimento, normalmente, é escolhida pelo próprio cliente, nela é mostrado a data limite para que o pagamento seja feito.

Linhas de crédito

Nesse ponto, você descobre mais sobre os limites do seu cartão. De modo geral, é mostrado o limite total, a quantia que foi gasta, quando ainda há disponível no crédito e o valor disponível é onde você descobre mais sobre os limites do seu cartão. Em geral, mostra o limite total, quanto dele já foi gasto, quanto ainda tem disponível no crédito e qual valor disponível para saque, caso seu cartão possua essa função.

Acompanhar as mudanças nesses dados é essencial para saber como andam suas finanças. Sabendo quanto do seu limite está comprometido para os próximos meses fica mais fácil controlar os próximos gastos e se organizar com futuras faturas.

Descritivo de gastos

No descritivo da sua fatura serão apresentadas todas as compras feitas e que estão sendo cobradas no mês.

Essa parte da fatura tem papel fundamental na identificação de compras irregulares, fraudes e até duplicações de cobranças.

No descritivo de gastos, você verifica pontos como a data da compra, nome do estabelecimento, valor da cobrança e o número de parcelas que estão sendo cobradas e o total de parcelas referente a aquela compra.

Ademais, no descritivo você ainda encontra as informações sobre reembolsos.

Quando a compra em questão tem seu valor pago, este oferece normalmente, já quando o valor está sendo devolvido, como o de uma cobrança indevida ou o pagamento da fatura do mês anterior, será avistado um sinal de – (menos) a frente do valor.

Dados da instituição

Em caso de alguma irregularidade em sua fatura, você pode contatar a instituição responsável pelo seu cartão.

Por isso, você vai precisar dos dados que aparecem em sua fatura, que constam o número do SAC, da Ouvidoria e da Central de Atendimento do Banco.

Programas de fidelidade

O programa de fidelidade, estratégia utilizada por diversos bancos para oferecer vantagens a seus clientes, geralmente dá pontos a seus clientes por compras feitas pelo uso do cartão de crédito.

Através deles, é possível garantir descontos em lojas e parceiros do banco, conseguir desconto no total da fatura, milhas e até a troca por pontos.

Ao obter algum desses benefícios, provavelmente ele será demonstrado na sua fatura.

Como funciona a fatura do cartão?

Em resumo, a fatura do cartão de crédito é um documento que expõe todas as compras feitas em determinado mês, e se elas foram parceladas ou a vista. No caso de compras parceladas, a parcela do mês vigente é mostrada na fatura atual, já as seguintes só vão aparecer nas próximas faturas.

Qual o melhor dia para compra

Geralmente, o melhor dia para compras no cartão é a data do fechamento da fatura, visto que todos os gastos feitos desde esse dia só aparecerão na fatura do mês seguinte. Ou seja, você terá um maior prazo para pagar pelas suas compras e ter um melhor planejamento.

Por exemplo: se o vencimento da sua fatura é dia 10 e ela fecha apenas no dia 15, então esse será o seu melhor para comprar com o cartão de crédito.

Parcelamento da fatura

Esta é uma alternativa que é muito utilizada em casos de emergência. Normalmente, essa é opção feita com um valor pequeno de entrada e o resto é dividido em 12x. 

Vale ressaltar que há a cobrança de encargos e taxas, no qual serão incluídos no orçamento.

Crédito rotativo

O valor mínimo da fatura do cartão de crédito oferecido pelo banco caso você não tenha dinheiro suficiente para pagar a conta e deseja continuar utilizando o cartão é chamado de crédito rotativo.

O crédito rotativo é como um empréstimo de emergência, se assemelhado ao cheque especial, porém com um custo muito alto.

  1. Para você acessar ao crédito rotativo o banco analisará as condições financeiras que você se encontra e a possibilidade de pagar pelo limite;
  2. Só é possível usá-lo por 1 mês;
  3. Você pode escolher pagar pelo valor em parcelas ou integralmente.

Como pagar a fatura do cartão de crédito?

O pagamento da fatura do cartão de crédito pode ser feito de diversas formas, além de existir diversos tipos de pagamento, como o: pagamento total, adiantado e avulso; parcelamento da fatura, total parcelado e o pagamento mínimo e parcial.

Todos esses tipos podem ser realizados ao acessar seu Internet Banking ou até mesmo o aplicativo do cartão.

Pagar o total ou mínimo da fatura

O pagamento total da fatura ocorre quando o valor quitado é pago dentro da data de vencimento. Essa opção deveria ser a primeira opção sempre, pois é um modo de evitar o acréscimo de juros. Para efetuar esse tipo de pagamento, confira o valor total e a sua data de vencimento e, em seguida, pague todo o valor antes da data.

Caso você deseje antecipar o pagamento da fatura, será preciso contatar o banco correspondente ao seu cartão e solicitar quantas parcelas você gostaria de quitar adiantado. Essa alternativa, é bastante interessante para aqueles que desejam liberar limite de crédito ou até diminuir os valores das faturas que vão vencer nos próximos meses.

Além disso, é uma boa maneira de aliviar a sua conta no futuro, de modo que você fique livre de imprevistos.

O pagamento adiantado se assemelha ao avulso, visto que também tem a utilidade de diminuir o valor devedor da fatura, podendo ser realizado a todo momento e ser em qualquer valor.

Você deve escolher fazer o pagamento de acordo com suas condições no momento, caso não tenha o valor total da fatura, além de que é possível optar por pagar o valor mínimo.

Apareceu uma compra que não fiz, o que fazer?

Ao identificar uma compra que não foi feita por você, é aconselhável que o bloqueio ou cancelamento do cartão seja pedido imediatamente. Além disso, é importante que as cobranças sejam analisadas devidamente, a fim de verificar quais não são reconhecidas. Em seguida, faça um boletim de ocorrência para relatar o ocorrido.

Outra sugestão oferecida por alguns bancos é contatar o estabelecimento para pedir o estorno do valor. Porém, ainda sim, caso muitas compras tenham sido feitas no cartão, o ideal é bloquear ele para evitar maiores estragos.

Controle suas finanças

Ao entender como funciona a fatura do cartão, é evidente que ter o controle das suas finanças é fundamental para que a conta não fique no vermelho no final do mês.

Nesse sentido, é importante ter atenção às suas transações, preferencialmente, anotando todos os seus gastos.

Há algumas pessoas que têm medo de ver a fatura e analisar cada compra realizada, mas isso pode dar a falsa impressão de que é possível gastar mais do que o previsto. Mantendo cada gasto anotado devidamente, você evita surpresas nada agradáveis ao acabar o mês e terá ciência do quanto é gasto.

Além disso, tenha sempre em mente que o cartão de crédito não funciona como um dinheiro a mais, mas sim como um valor que deve ser quitado posteriormente.