Já parou para pensar o quanto é complicado ter o seu cartão de crédito vencido? Na hora que você mais necessita? Além disso, será que dá para utilizar um cartão de crédito já vencido? Sabemos que o cartão de crédito é de suma importância durante o nosso dia a dia e as nossas compras, especialmente quando você já é habituado a pagar tudo no crédito. Claro, que limites, faturas e juros também são interessantes, mas a data de vencimento é um assunto pouco abordado entre as pessoas.

Comece a pensar sobre o que é necessário fazer quando a data de vencimento do seu cartão chegar. Hoje você irá aprender como e quando o seu cartão de crédito vencer.

O que significa a data vencida do cartão?

Todo o cartão de crédito tem uma data de expiração, isso por segurança e também para que você possa cancelar o cartão. A data normalmente indica o mês e o ano do vencimento do seu cartão para que você possa saber quando ele vai vencer.

Publicidade

É importante que você tenha atenção. A data de vencimento do seu cartão de crédito, para que ele sempre esteja válido para o seu uso diário. Além disso, um cartão fora da validade não serve para muita coisa.

Consigo comprar com um cartão vencido?

Muitas pessoas se perguntam se realmente é possível comprar com o cartão vencido, mas a verdade é que não, você não conseguirá utilizar o seu cartão enquanto ele estiver vencido. Os cartões de crédito e débito são fornecidos pelo banco para ter uma data de validade específica e após essa data de validade, você não conseguirá mais utilizá-la em nenhuma ocasião.

Após a data de validade do seu cartão de crédito vencer, você deverá descartá-lo, pois ele não servirá para mais nada, mas faça o descarte correto e sem fazer com que seus dados sejam roubados.

Para que serve a data de vencimento do cartão?

A data de vencimento é muito importante para que a sua segurança e o uso do cartão de crédito estejam seguros também. Além disso, com a data de vencimento, o banco pode reavaliar o seu contrato de crédito e ainda te dar limites mais altos ou melhores.

Caso algum problema ocorra e você precisa do seu cartão o mais rápido possível, você pode já ligar para o seu banco antes da data vencer para que ele possa enviar um novo cartão. Esteja sempre ciente de conferir o contrato com o banco para que haja atualizações, ajustes de taxas, outros juros e anuidades.

Afinal, ninguém deseja mudar de cartão de crédito por ele ter vencido e precisar pagar novas taxas que não são desejadas. Além disso, se você não estiver feliz com o serviço prestado, você poderá cancelar esse cartão.

O que devo fazer quando a data do cartão está vencida?

Dificilmente o seu cartão de crédito irá vencer sem você receber nenhum aviso do seu banco, afinal, normalmente eles gostam de saber e deixar a entender que o seu produto está vencendo e que você precisa adquirir um novo. Caso esses avisos não cheguem a você, é importante que você esteja atento.

Caso o seu cartão venceu e você não conseguiu trocar, comunique já o banco sobre a sua situação para que eles possam emitir uma segunda via do cartão atualizada com uma nova data de vencimento e com um novo prazo de validade. Lembre-se que se o seu cartão estiver vencido quando você for utilizá-lo para sacar e transferir dinheiro, comprar no débito ou crédito, você receberá um aviso de que o cartão é inválido ou que assim está incorreto.

O ideal é que você pare de utilizar o cartão próximo da data de vencimento e já peça para o banco te enviar um novo. Eles já irão providenciar e você não terá dores de cabeça.

Cuidados que devo tomar com meu cartão vencido

Claro que com um cartão vencido também precisa ter cuidado. Sim, a sua empresa de cartões tem o dever de trocar o seu cartão. No entanto, o consumidor tem que ter cuidado e zelo para que não haja transações enquanto o período está expirado. Além disso, você também precisa cuidar do descarte do seu cartão, faça-o da forma correta para que os seus dados não vazem.

Como descartar meu cartão

Se o seu cartão venceu, não adianta nada dar esse cartão para crianças brincarem ou fazer um descarte sem que seja de forma correta e segura. Isso poderá trazer grandes problemas no futuro relacionados a vazamentos de dados, como dito anteriormente. Portanto, faça o descarte correto, raspando o número do seu cartão e todos os seus atos pessoais quebrando e jogando fora.

Cartão com chip

Se você quiser descartar um cartão com chip, deverá fazer com que a tarja preta impressa seja riscada e sumir com ele para evitar clonagem.

Cartão com tarja magnética

Já se o seu cartão tem tarja magnética, deverá destruí-lo com auxílio de uma tesoura, com cuidado para que o seu cartão não te machuque.

Não se esqueça, por fim, que todo e qualquer cartão deve ser descartado em lixo reciclável ou no local adequado. Jamais o deixe inteiro, sempre quebre ou danifique. É importante reforçar novamente que os cartões não são brincadeiras para crianças, então não os dê quando eles expirarem a ninguém.

Posso ser cobrado ao emitir um novo cartão?

A cobrança da taxa para emissão da segunda via do seu cartão vai variar de instituição para instituição e de banco para banco. Ou seja, é importante que você pergunte ao seu banco se ele irá cobrar pela taxa de emissão de outro cartão ou não.

A partir daí, a decisão é totalmente sua, então, tenha cuidado com as compras que você faz e com o cartão que você contrata.