Provavelmente você já ouviu alguém dizer que deixar dinheiro parado na poupança é como perder dinheiro ao longo do tempo. É sempre importante que você coloque todos os seus recursos em algum investimento, para que possa sempre estar ganhando algum dinheiro, mesmo que ele seja conservador. No entanto, é muito interessante que você saiba e entenda acerca da rentabilidade de todos os investimentos feitos.

Cada investimento feito por você gerará uma expectativa de rentabilidade diferente. Ao saber quanto dinheiro você poderá render em um determinado período, se tornará ainda mais fácil fazer as finanças ficarem ordenadas. Continue a leitura e entenda tudo sobre a rentabilidade dos seus investimentos.

O que é rentabilidade

A rentabilidade é nada mais do que o lucro puro. Ou seja, de maneira simples, para que você entenda facilmente, ela é a quantidade de dinheiro que você ganhará em relação ao que foi investido. Sendo assim, quando você faz um investimento, tem uma expectativa de ganho. Essa expectativa se chama rentabilidade. Por exemplo, se você investiu 1000 BRL e ganhou 30 BRL ao longo dos tempos, você teve uma rentabilidade de 30 BRL.

Publicidade

Tudo o que vier a mais do valor que você investiu é rentabilidade, ou seja, lucro. Por exemplo, se o seu investimento cresceu 10%, quer dizer que você teve uma rentabilidade de 10% em relação à quantia que foi investida.

Tipos de rentabilidade

Existem 3 tipos de rentabilidade diferentes, são 3 tipos diferentes de apurar o lucro do seu investimento. Continue a leitura e saiba mais sobre cada uma delas para que você se informe acerca dos fatos:

Rentabilidade real

A rentabilidade real refere-se ao quanto o seu investimento rendeu após a inflação do período ser descontada. Ou seja, ela garante o aumento do patrimônio. Sendo assim, se o seu investimento rendeu mais do que a inflação, você aumentou, consequentemente, o seu poder de compra.

Rentabilidade líquida

Após o desconto dos impostos, o seu dinheiro rendeu um certo valor. Ou seja, descontando o custo do investimento, as taxas e tudo o que tiver direito, o que sobrar é a sua rentabilidade líquida. Sendo assim, ao saber a rentabilidade líquida, é possível que você, quando estiver investindo, consiga avaliar o custo do mantimento do investimento na corretora e se isso está sendo bom para os seus ganhos.

Rentabilidade nominal

A rentabilidade nominal refere-se ao valor bruto que o seu investimento rendeu em um determinado tempo. Em geral, a maioria das instituições financeiras utilizam esse valor para divulgar os seus próprios investimentos, fazendo com que os outros comparem e tentem fazer o seu dinheiro render dessa forma. No entanto, é importante analisar se a aplicação tem ou não bom desempenho.

Qual a diferença entre rendimento e rentabilidade?

O rendimento e rentabilidade são bastante diferentes, apesar do nome soar quase o mesmo. O rendimento é o número, o valor que você vai receber como retorno de algum investimento. Já a rentabilidade é um percentual, ou seja, quanto o seu investimento teve de retorno.

Por exemplo, você pode falar que o seu investimento rendeu 250 BRL e teve uma rentabilidade de 5%. Ou seja, além do valor investido, você conseguiu lucrar 250 BRL rentabilizando. Assim, 5% do seu investimento inicial.

Entender a diferença entre esses 2 temas ajuda com que você consiga calcular quanto poderá ganhar em determinado investimento ou quanto poderá investir novamente em outros recursos. É importante que você saiba analisar se vale ou não a pena para os seus objetivos.

Qual a rentabilidade da poupança?

A maioria dos bancos brasileiros e pessoas mais desinformadas utilizam a poupança como a sua maior rentabilidade. Mas a verdade é que ela deixa bastante a desejar quando se toca a ganhar dinheiro. Os rendimentos da poupança mudaram em 2012 e desde então, quando a taxa de juros Selic for maior que 8,5% ao ano, a poupança vai render 0,5% mais. Já quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5%, o rendimento da caderneta será de 70% da taxa.

O valor que a poupança te dá em comparação a outros investimentos é muito baixo. Portanto, mais vale investir em outros ativos financeiros que trarão maior rentabilidade e lucro. Não se preocupe, não é preciso fazer investimentos muito arrojados para conseguir beneficiar-se de maiores ganhos.

Como calcular a rentabilidade de um investimento?

Calcular a rentabilidade de um investimento é muito importante antes de colocar qualquer dinheiro em algum ativo. Isso porque, através da rentabilidade do seu investimento, você conseguirá fazer bastante dinheiro. Continue a leitura e aprenda a calcular a rentabilidade do seu investimento através do ROE e do ROIC

Avaliando a rentabilidade através do ROE

O Return On Equity (ROE) é o retorno sobre o patrimônio líquido. Sendo assim, a fórmula que o define é a seguinte: ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido. O mais normal é que se pegue o lucro líquido a cada 12 meses. No denominador padrão é utilizado. O valor mais recente do seu patrimônio líquido. Veja um exemplo de como calcular a sua rentabilidade através dessa fórmula:

Se o seu lucro líquido é de 50 milhões de reais, o seu patrimônio líquido é de 500 milhões de reais. A ROE é calculada assim: R$ 50 / R$ 500 = 10%

Avaliando a rentabilidade através do ROIC

Return On Invested Capital ou ROIC, é o retorno sobre o capital próprio e de terceiros investido. Ou seja, quando você analisa, poderá ver o desempenho do seu negócio ou das suas finanças como um todo. Sendo assim, a sua fórmula é: ROIC = NOPAT / Capital Investido

No PAT nada mais é do que o lucro líquido depois do pagamento de todos os impostos que você deve para calcular, é só multiplicar o lucro operacional por uma alíquota média de impostos.

Principais índices de rentabilidade

Você já conhece o termo rentabilidade e as suas diversas variações. No entanto, é importante saber alguns dos índices de rentabilidade que existem no mercado. Continue a leitura e aprenda mais sobre o CDI, Ibovespa Ifis e poupança:

CDI

O CDI é um dos produtos de investimento mais conhecidos entre todas as pessoas. Negociado entre bancos, é uma forma de empréstimo para os mesmos. Basicamente, para evitar que os bancos quebrem. Existe um acordo entre todos os bancos feito pelo banco central, que permite com que eles emprestem dinheiro uns aos outros.

Esse dinheiro é emprestado para que o caixa dos bancos se mantenha positivo. Sendo assim, a taxa CDI é a taxa de juros paga pelo banco para o investidor que emprestar o dinheiro a esse emissor. Basicamente, quando você deixa o seu dinheiro no investimento CDI o banco, pode pegar e investir esse dinheiro. No caso, você é pago com uma taxa e tem sempre o retorno do seu investimento.

Uma opção bem melhor que a poupança e que pode render bastante dinheiro. Você deve ter muito cuidado com as taxas operacionais ou a liquidez dos seus investimentos para saber se estão influenciando o bem ou não os seus ganhos.

Ibovespa

O índice Bovespa é um dos principais índices que existem na bolsa de valores brasileira atualmente. A sua rentabilidade é comparada diversas vezes para que seja feita uma análise. Se você encontrar qualquer investimento com uma rentabilidade superior à Ibovespa, você poderá ter um vende um investimento bastante interessante e rentável a longo prazo.

Ifis

O índice de fundos de investimentos imobiliários é o desempenho das cotações dos fundos imobiliários. Esse investimento é bastante famoso entre a maioria dos investidores e funciona da mesma forma que o Ibovespa. A partir de uma carteira teórica de ativos, você consegue investir o seu dinheiro em diversos fundos imobiliários que vão sendo pagos mensalmente em forma de dinheiro. Já existem diversas corretoras que oferecem esse tipo de ativo.

Poupança

Como dito anteriormente, a poupança é um indicador de rentabilidade. Ela pode ser utilizada em comparação a diversos outros produtos financeiros de investimento. Como já deixamos claro, e a maioria das pessoas já sabem, é muito mais fácil encontrar rendimentos bem rentáveis, ao contrário da poupança, que nunca é tão alta.

Ao longo do prazo, o aumento do custo de vida e a desvalorização do dinheiro pode ser um dos motivos a levar a poupança a cair em desuso. Deixar muito dinheiro na poupança é como perder dinheiro, pois outros investimentos podem dar até o dobro do que esse rentabiliza.

Conclusão

Como você pode perceber, descobrir qual é a rentabilidade do seu investimento pode ser bastante lucrativo em diversos âmbitos da sua vida financeira. O lucro já é bastante conhecido em diversas áreas da nossa vida, sejam eles comercialmente, financeiramente ou até em sua empresa.

O lucro é uma forma de ganhar dinheiro em cima de um investimento ou compra. A rentabilidade do seu investimento poderá realmente definir a qualidade dos ativos que estão em sua carteira. Ao ser cuidadoso com a sua rentabilidade, você poderá melhorar a sua qualidade de investimentos e finalmente conseguir conquistar diversos patamares superiores de ativos. Não deixe de ler os outros artigos que preparamos falando sobre esse tipo de tema.