A bolsa de valores é o ambiente de negociação onde os investidores podem comprar e vender diferentes ativos, os chamados títulos. A maioria desses ativos são ações da empresa Também inclui fundos imobiliários (FIIs), ETFs (fundos negociados em bolsa), opções e outros títulos.

Do ponto de vista de quem negocia na bolsa de valores, o objetivo da negociação é basicamente obter lucros de investimento. E do ponto de vista dos negócios, o mercado de ações pode ser uma ótima maneira de arrecadar fundos e transformar o negócio em uma empresa de capital aberto.

Qual a importância da bolsa?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é o mercado de ações, é importante que todos – não apenas os investidores – saibam um pouco sobre o que o mercado de ações significa. Afinal, ele é o responsável pelo impacto positivo na vida de toda a população.

Publicidade

Isso porque uma das vantagens do mercado de ações é:

  • reduzindo a assimetria de dados;
  • Democratização do investimento;
  • Reduz os custos de transação;
  • Diminuição de Perigo de Negociação;
  • Aumento da concorrência entre as empresas
  • Financiamento para inovação.

Dentre esses pontos positivos, talvez o mais importante seja sua capacidade de financiar inovações. Essas inovações são capazes de gerar conhecimento e tecnologia e gerar riqueza para a sociedade como um todo.

Isso pode parecer político ou mesmo comercializável. Mas a bolsa de valores é um dos melhores mecanismos de criação de valor para a sociedade. Isso se deve às altas opções de financiamento que oferecem às empresas.

Do ponto de vista prático, as empresas podem recorrer às bolsas para levantar fundos dos participantes do mercado de forma fácil, rápida e barata. Contrário dos métodos tradicionais de financiamento, como um empréstimo bancário.

Portanto, graças à existência de bolsas de valores, as empresas podem levantar uma quantidade muito maior de recursos no mercado. Então, utilizam esses recursos, por exemplo, para investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D), a fim de aumentar a eficiência, que reduz os preços, consequentemente.

Como funciona a bolsa de valores

A princípio muitos investidores iniciantes podem ficar confusos com a quantidade de informações sobre a bolsa de valores. Mas, para evitar isso, é importante entender o básico de como funciona a bolsa de valores e o mercado de capitais.

Mercado primário

No mercado primário, as negociações são negociadas entre a empresa e determinados agentes do mercado como investidor pessoa física, fundo mútuo ou investidor estrangeiro. Em suma, é um mercado onde uma empresa negocia em um mercado com um determinado tipo de agente financeiro.

Nesta operação, as ações realizadas pelo investidor são novas notas promissórias emitidas pela empresa vendedora e o resultado da venda será utilizado como caixa da empresa. Consequentemente, haverá um aumento de capital da empresa.

Na maioria das vezes, as empresas entram no mercado primário durante sua oferta pública inicial, um processo conhecido como IPO (Oferta Pública Inicial). Neste evento, a organização se torna uma S/A com capital aberto e tem suas ações negociadas no mercado.

Por isso, o IPO da empresa é realizado com o objetivo de captar recursos no mercado para apoiar o crescimento da empresa. Nessa ótica, o capital levantado é justamente da emissão e venda de novas ações no mercado primário.

Mercado secundário

Além do mercado primário, existe também o mercado secundário para o mercado de ações, que movimenta volumes financeiros ainda maiores. Basicamente, o mercado secundário inclui todas as transações de valores mobiliários que ocorrem entre investidores da bolsa de valores sem que a empresa emissora do valor mobiliário seja parte na transação.

Em outras palavras, quando um investidor compra uma ação de outro investidor. Ele está trabalhando no mercado secundário. E quando participa de oferta pública inicial, de IPO ou de IPO adicional, ele vai negociar no mercado principal.

Vale ressaltar que a maioria das transações que ocorrem na bolsa de valores ocorre no mercado primário. Afinal, a negociação diária no mercado ocorre entre investidores, não entre investidores e empresas públicas.

Regulação da bolsa de valores

No país, a bolsa é nomeada como B3 e é supervisionada pela CVM, Comissão de Valores Mobiliários. Cada país possui o seu próprio órgão regulador, visto que existem inúmeras normas para garantir que a Bolsa de Valores funcione plenamente.

Como funcionam os leilões da Bovespa

Os leilões de abertura do mercado de ações são realizados com o objetivo de equilibrar os preços dos subtítulos antes da abertura do pregão. Será realizado no período de pré-abertura das 09:55 às 10:00. Assim, os movimentos realizados afetam o comportamento da energia durante o dia em questão.

Quando o preço do leilão é diferente do preço de fechamento do dia anterior, temos um gap São importantes para as atividades de Day Trading. Antes do final do pregão entre 16h55 e 17h, ocorrerá o leilão de fechamento ou call close.

Este leilão é diferente do leilão de abertura, pois somente podem ser negociados os títulos que fazem parte das carteiras da Bovespa.

Ambos estão abertos a todos os investidores. Basta enviar uma ordem de compra ou venda durante o horário comercial.

O que é o índice Bovespa?

O Índice Bovespa (IBOV), basicamente, é uma carteira teórica das ações em maior negociação dentro da bolsa de valores do Brasil.

Devido a essa representatividade, ela é vista como um benchmark da renda variável. No entanto, se você deseja saber se os seus papéis estão com rendimentos aproximados aos do mercado, será necessário compará-los com relação a este indicador.

As ações que as compõem atualmente podem mudar, do mesmo modo que seus percentuais, visto que o IBOV é analisado periodicamente.

Por que investir na bolsa de valores?

Investir no mercado de ações pode ser um bom negócio para muitas pessoas. Enquanto isso muitas pessoas abandonaram este mercado. Isto é principalmente devido à falta de conhecimento e paciência.

Sua rentabilidade torna a renda variável bastante lucrativa. Com ações, você pode obter um lucro muito significativo; em um tempo muito menor do que com um investimento de juros fixos.

Ao contrário da crença popular, é possível investir no mercado de ações com pouco dinheiro. Você também pode fazer uma doação mensal. Isso significa que você pode comprar documentos e acumular ativos quando quiser.

Estratégias de investimento

Referente ao funcionamento da bolsa, há estratégias distintas de investimentos utilizadas por especuladores e investimentos. Dessa forma, suas principais estratégias de investimento na bolsa são:

Buy and Hold

A primeira, sendo uma das mais bem sucedidas estratégias de mercado de ações conhecida como buy and hold. Como ele diz em inglês, nessa estratégia o investidor compra ações e as detém, evitando ao máximo revendê-las. 

Portanto, ao adquirir uma participação em uma empresa o “dono do investidor” costuma analisar com muita precisão os dados qualitativos e quantitativos fundamentais da empresa. 

Afinal, ela assume um papel no mercado de ações com foco no longo prazo e com o objetivo de não se livrar do ativo em um curto período de tempo. No passado, a estratégia de “comprar e manter” foi muito bem sucedida. Afinal, os investidores geralmente vendem ações da empresa pelo motivo errado ou na hora errada. Por exemplo, quando as ações tombam ou sobem muito rapidamente. 

No entanto, nem um período de baixo nem um aumento significativo são uma razão para vender em si. Então, o que acontece na maioria das vezes é que os investidores que vendem a um preço baixo perdem a oportunidade de comprar ativos a um preço mais atrativo. E aqueles que venderem alta não poderão obter nenhuma receita adicional com futuros incrementos de preços. 

Essa falha na movimentação frequente das ações dos investidores é muito bem demonstrada por um estudo de fundos recíprocos nos Estados Unidos. Neste artigo, o estudo mostrou que os acionistas com maior rentabilidade foram aqueles que se esqueceram de investir ou que morreram.

Day trade

Outra estratégia comumente usada em trocas é o day trade. E ao contrário do buy and hold, essa estratégia já se mostrou um fracasso prejudicando a maioria dos que a praticam.

Basicamente na negociação diária os investidores em ações ou outros ativos na bolsa de valores são especulativos. Por isso, ele usa a análise de gráficos, a chamada análise técnica, para identificar tendências de alta ou baixa nos preços dos ativos.

Assim, independentemente do ativo, um day trader está disposto a comprá-lo ou vendê-lo no mesmo dia com o objetivo de obter lucro diário. Com esses lucros, os mercados intradiários esperam ganhar o suficiente para sustentar seu padrão de vida.

No entanto, foi demonstrado em estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) que apenas 0,10 % dos day traders ganham mais de 300 reais por dia.

Ou seja, o trader sofre com o estresse de trabalhar na bolsa dia após dia para ter a chance de estar entre os 0,10 % que conseguem ganhar cerca de 6.000 reais por mês. Esta provavelmente não é uma boa estratégia de investimento a longo prazo.

Swing trade

Finalmente, outra estratégia de negociação especulativa é chamada de swing trade. Semelhante ao day trade, nesta estratégia, o trader busca lucrar com as operações de compra e venda de curto prazo.

A maioria dos traders de swing trade também usa a análise de gráficos como um guia para a tomada de decisões. A diferença, no entanto, é que os swing trades – ao contrário do day trade – normalmente duram dias ou até semanas. No entanto, apesar dessa diferença, ambas as estratégias são especulativas e tendem a causar perdas para os traders no longo prazo.

Quais os ativos da bolsa de valores?

Apesar das ações serem um dos ativos mais populares negociados na bolsa, é preciso dar destaque Apesar de as ações serem os ativos mais conhecidos negociados na bolsa, é preciso dar destaque a existência de outros ativos que são negociados na bolsa de valores e são fundamentais dentro da indústria de investimentos. Alguns desses ativos são:

Ações

Como mencionado anteriormente, as ações são os ativos listados mais conhecidos. Isso não é acidental, pois o volume financeiro que movimenta as negociações desses cartões é muito maior do que o de outros tipos de instrumentos.

Em suma, as ações são pequenas propriedades que podem ser vencidas e vendidas na bolsa de valores. Consequentemente, ao comprar ações da empresa os investidores podem se considerar sócios da mesma empresa.

Afinal, todas as empresas de capital aberto são divididas em ações, e quanto mais ações uma pessoa possui, maior sua participação. E por possuir uma porcentagem da empresa ainda que pequena, o acionista tem direito aos ganhos que a empresa carrega ao longo do tempo.

No país, a vantagem dos acionistas em relação aos lucros se dá, na maioria das vezes, pelo recebimento de dividendos. Uma vez que esta é apenas a distribuição de lucros através de uma série de ações, por exemplo:

Lucro da empresa X: R$1.000.000,00; Número de ações da empresa X: 10.000.000; dividendo por ação: 1.000.000/10.000.000 = R$0,10.

Nesse caso, a empresa X distribuiu todo o seu lucro de 1 milhão de reais na forma de dividendos. Já que a empresa possui 10 milhões de ações, cada ação tem direito a R$ 0,10 de lucro. Ou seja, quanto mais ações o investidor tiver, mais dinheiro em sua conta.

Ações ordinárias

Disponível sob o emblema ON, por exemplo, PETR3 é Petrobras ON. Em resumo, eles têm direito a receber proventos. o direito de votar na assembleia e tag along.

Ações preferenciais

Esses papéis oferecem prioridade na transferência de lucros, que por sua vez são superiores aos das ações ordinárias. Por outro lado, você não tem direito a voto.

Opções

O segundo ativo negociado no mercado de ações são as opções. É considerado um derivativo complexo e de alto risco. As opções podem ser postas como seguro para uma carteira de investimentos, bem como uma ferramenta para especulação de mercado.

As opções, que são usuais em fundos de investimento, podem fazer muito sentido quando vistas como seguro de carteira. Por exemplo, quando o mercado está caindo muito rapidamente. Algumas opções podem ser multiplicadas várias vezes, reduzindo assim o declínio geral da carteira.

Por outro lado, na mesma situação, se o mercado não quebrar, a opção virará pó e perderá seu valor. Ou seja, é como se o seguro tivesse sido custeado (quando a opção foi comprada) mas não necessitasse ser acionado (quando a opção foi convertida em pó).

Além disso, os mercados também são usados por especuladores do mercado como uma ferramenta especulativa. Assim, em vez de deixar uma pequena porcentagem do portfólio nesses ativos, os traders tendem a concentrar seus recursos em opções para que possam multiplicar o capital investido muitas vezes, uma estratégia que historicamente aguenta a resultar em perdas de longo prazo.

Fundos imobiliários

Outro tipo de ativo negociado em bolsa é um fundo imobiliário (FIIs). Em suma, esses fundos, como o próprio nome sugere, investem em ativos imobiliários para obter rendimentos recorrentes ao longo de meses, normalmente por meio do aluguel de seus imóveis, que podem ser:

  • Armazém logístico;
  • shoppings centers;
  • Lajes corporativas;
  • hotéis.

Com a renda do aluguel desses imóveis, o FII paga suas despesas e distribui o lucro líquido aos seus acionistas mensalmente. Isso é para quem compra ações no mercado de ações.

Esse tipo de investimento é muito atrativo e tem ganhado muito espaço no Brasil. Isso porque apesar de ser um investimento de renda variável (conforme negociado na bolsa de valores), as ações dos FIIs apresentam uma volatilidade média no mercado muito menor do que as ações e ETFs.

Além disso, receber retornos mensais é uma grande vantagem desse investimento. Em última análise, os ganhos dos acionistas são mais previsíveis. E ele pode usar sua renda mensal para pagar seu padrão de vida após vários anos de investimento.

ETFs

Outro ativo muito importante que tem ganho muito espaço no mercado de ações é o ETFs (Exchange Traded Funds). Esse ativo opera como um fundo recíproco de capital aberto como um ativo de renda variável.

Também conhecidos como fundos passivos, os ETFs são criados com um método de investimento predeterminado. Consequentemente, a única tarefa da gestão do fundo é garantir que a carteira do ETF cumpra as recomendações da sua metodologia.

Além disso, cabe destacar que a maioria dos ETFs são fundos de índice, que possuem a metodologia de investir exatamente nos mesmos ativos e na mesma proporção de determinados índices de mercado, como:

  • Índice Bovespa (Ibovespa);
  • índice S&P500 (índice do mercado norte-americano).

E por ser um fundo de acionistas, os ETFs não estão no negócio de auditoria de empresas e na compra e venda de ações. Em última análise, a gestão do fundo é responsável por isso. Além disso, ao comprar uma única ação, os investidores de ETF se deparam com as ações de várias empresas e espalham o risco.

No entanto, como dito, a gestão de fundos negociados em bolsa é passiva. Isso significa que os próprios gestores de fundos não podem escolher ações. Ou seja, ele não pode comprar ou vender ações com base em sua própria análise. Na verdade, os gestores

devem sempre ajustar suas carteiras de ETFs aos índices apropriados para os ativos no índice espelho.

E como esse trabalho é mais simples, as taxas de gestão passiva de fundos são muito baixas, na maioria dos casos inferiores a 0,5 % ao ano. Em última análise, os gestores de ETFs não precisam de uma estrutura analítica como um fundo de investimento.

Principais ações da Bovespa

No mercado de ações, os títulos são classificados por liquidez. Representa a conveniência de comprar e vender ações a qualquer momento.

Em geral, as grandes empresas têm mais visibilidade, ou seja, mais liquidez. Portanto, eles costumam registrar grandes volumes de transações diárias.

De acordo com a Economatica, as principais ações e volumes diários de negociação no mercado de ações brasileiro em 2017 são os seguintes:

  • PETR4 (Petrobras PN)- R$ 564,8 milhões
  • ITUB4 (Itaú Unibanco) – R$ 422,8 milhões
  • VALE3 (Vale ON) – R$ 352,9 milhões
  • BBDC4 (Bradesco PN) – R$ 310,6 milhões
  • ABEV3 (Ambev ON) – R$ 247,5 milhões
  • BBAS3 (Banco do Brasil) – R$ 242,1 milhões
  • BVMF3 (BM&F Bovespa) – R$ 203,2 milhões
  • CIEL3 (Cielo ON) – R$ 160 milhões
  • ITSA4 (Itaúsa PN) – R$ 156,1 milhões
  • KROT3 (Kroton ON) – R$ 144,4 milhões

Quanto custa uma ação na bolsa de valores?

Como mencionado anteriormente, as ações são os ativos listados mais conhecidos, visto que o volume financeiro que movimenta as negociações desses cartões é muito maior do que o de outros tipos de instrumentos.

Em suma, as ações são pequenas participações que podem ser compradas e vendidas na bolsa de valores. Consequentemente, ao comprar ações da empresa os investidores podem se considerar sócios da mesma empresa.

Afinal, todas as empresas de capital aberto são divididas em ações, e quanto mais ações uma pessoa possui, maior sua participação. E por possuir uma porcentagem da empresa ainda que pequena, o acionista tem direito aos ganhos que a empresa carrega ao longo do tempo.

No Brasil, a vantagem dos acionistas em relação aos lucros se dá, na maioria das vezes, pelo recebimento de dividendos. Uma vez que esta é apenas a distribuição de lucros através de uma série de ações, por exemplo:

Lucro da empresa X: R$1.000.000,00; Número de ações da empresa X: 10.000.000; Dividendo por ação: 1.000.000/10.000.000 = R$0,10.

Nesse caso, a empresa X distribuiu todo o seu lucro de 1 bilhão de reais na forma de dividendos. E porque a empresa possui 10 milhões de ações, cada ação tem direito a 10 centavos de lucro. Ou seja, quanto mais ações o investidor tiver, mais dinheiro em sua conta.

Vale a pena investir na bolsa de valores?

Ao saber um pouco mais sobre quais são as bolsas de valores do mundo e quais ativos estão disponíveis para investir no mercado, os investidores querem saber se realmente vale a pena investir na bolsa de valores. Afinal, é preciso ter muita confiança na hora de tirar qualquer dúvida com o dinheiro que ganha com o trabalho.

No entanto, deve-se notar que não só vale a pena investir no mercado de ações, mas também é uma das melhores maneiras de se beneficiar passivamente dos ganhos obtidos no trabalho.

Consequentemente, os investidores que acreditam no mercado de ações e investem seu dinheiro nele ao longo do tempo têm o privilégio de ter uma grande chance de independência financeira no futuro. Nesta fase da vida a renda passiva dos investimentos em bolsa pode cobrir todas as despesas do investidor.