Hoje em dia, já temos muitos métodos de renda disponíveis no mercado de criptomoedas, e por isso não podemos esquecer da poupança de criptomoedas. Esse mercado financeiro é um dos mais seguros que existem, sendo a poupança de cripto ativos a mais segura. 

Essas poupanças funcionam como contas de banco, sendo uma ótima fonte de renda passiva para quem deposita suas criptomoedas, de forma que não as perca, só as faça render.

Neste artigo, iremos abordar algumas das melhores poupanças de criptomoedas, oferecidas por plataformas e corretoras conhecidas. Além disso, consideremos todos os seus prós e contras e explicaremos como os aplicadores de criptoativos, independentemente de seu nível ou experiência podem fazer um bom uso das moedas.

Publicidade

O que é uma poupança de criptomoedas digital?

No geral, uma poupança de criptomoedas permite que os investidores possam obter um rendimento ao depositar cripto ativos nela. Essas poupanças funcionam como carteiras ou poupanças de rendimento de bancos digitais.

Esses tipos de contas de juros e poupança são novos ainda. A taxa de retorno paga para os investidores que guardam as suas criptomoedas na poupança são impressionantes, envergonhando os rendimentos bancários. Isso é um grande motivo para começar a investir em poupança digital de criptomoedas. Essa taxa de retorno pode variar dependendo da escolha de um prazo flexível ou físico.

No entanto, essas contas também oferecem uma menor segurança comparado às contas de poupança dos bancos ou instituições financeiras. É essencial saber sobre os pontos positivos e negativos de possuir uma poupança de criptomoedas antes de colocar seus cripto ativos lá.

Por isso, não abandone a leitura, pois esse assunto é essencial para que você adquira rendimentos altos no futuro, caso compreenda que esse é o melhor investimento para você.

Uma poupança de criptomoedas pode render muito

O incentivo principal para escolher uma corretora e montar a sua poupança digital de criptomoedas é a alta taxa de rendimento ao deixar os ativos lá. 

Existem algumas empresas que oferecem um rendimento acima de 9%, como BlockFi ou Celsius. Aplicativos DeFi, como Anchor Protocol oferecem o valor de rendimento anual que se aproxima de 20% na opção conta poupança. 

Podemos afirmar, com toda a certeza, que esses números de taxa vencem de qualquer banco, pois estes oferecem taxas de juros mais baixas.

Essas contas de poupança de criptomoedas também oferecem rendimentos anuais. Se diferenciando dos bancos, esses tipos de contas de poupança estimam os seus rendimentos usando os criptoativos. Isso é muito útil para seus entusiastas, ao mesmo tempo que pode ser confuso para iniciantes no mundo das criptomoedas.

Devemos lembrar que as criptas moedas são muito voláteis o que influencia o valor do seu rendimento anual, caso sejam aplicadas a uma poupança. Nesse caso, é melhor considerar ofertas que possuam stablecoins envolvidas. Essas são criptomoedas que possuem valor correspondente ao de uma moeda utilizada em uma nação, as chamadas fiduciárias, como o USD. Um exemplo de stablecoins é o USDT, ou Ether.

Essas contas de poupança de criptomoedas também podem incluir termos flexíveis ou fixos como suas opções de retirada. Assim, é provável que o investidor tenha taxas de rendimento altas, se em troca ele bloquear seu capital por um período de tempo determinado. Esses tipos de contas de poupança de criptomoedas possuem características parecidas aos rendimentos altos envolvidos no staking de criptomoedas.

Riscos envolvidos com poupança de criptomoedas

Existem também possíveis contras que devem ser considerados antes de abrir uma conta poupança de criptomoedas. Analise muito bem esse tópico primeiro e depois tire as suas conclusões.

Em primeiro lugar, as poupanças de criptomoedas não possuem seguro de governo, ou seja, caso ocorra inadimplência na empresa da poupança, nenhuma instituição governamental poderá ajudar esses clientes. Em outras palavras, não existe nenhum órgão responsável por auxiliar ou ressarcir, em caso de perdas.

Abordando um risco de padrão, é essencial que esses investidores de criptomoedas compreendam que, caso haja inadimplência eles terão dificuldades em receber seu dinheiro de volta. Ainda assim, existem novas leis que estão a ponto de serem implementadas para que haja mais proteção aos clientes investidores.

Por fim, a grande volatilidade dos mercados de cripto ativos não é uma boa opção para todos os investidores. Isso porque existem muitos investidores, geralmente são os mais conservadores que sofrem com a volatilidade do mercado de investimentos, independentemente de qual seja.

As mudanças nos valores das criptomoedas podem ajudar alguns a fazer fortuna, enquanto outros poderão perder muito. Os ótimos rendimentos dessas contas de poupança de criptomoeda também trazem riscos consideráveis. De uma forma simples, algumas coisas que o mundo das criptomoedas oferece, não são boas para todos.

As poupanças de criptomoedas acabam atraindo, principalmente, as pessoas que já investem no mundo das blockchains. Essas pessoas podem fazer sim um melhor uso de seus ativos, deixando alguns protegidos na poupança digital, enquanto compram e vendem outros de forma mais segura, por estarem mais familiarizados.

Por que começar uma poupança de criptomoedas?

As contas poupança de criptomoedas são uma maneira essencial de obter uma renda passiva, vinda de seus cripto ativos. Ademais, a vantagem de abrir essa conta poupança se refere às taxas de juros relacionadas às moedas digitais.

Como já percebemos, essas contas de poupança digital de criptomoedas se diferem da poupança tradicional já que os clientes podem receber taxas de encargos em dólar ou em criptomoedas. Assim, os investidores aficionados por cripto ativos podem acumular as suas criptos favoritas.

As principais empresas de contas de poupança de criptomoedas

No mercado financeiro, existem empresas que se empenharam para oferecer poupança de criptomoedas para os interessados. Leia a seguir algumas das opções mais vantajosas e confiáveis, e comece a depositar seus cripto ativos agora.

Celsius

A Celsius se trata de uma plataforma fintech que oferece pagamentos, empréstimos e contas de poupança em ativos digitais e fiduciários, ou seja, moedas como o dólar. Essa empresa visa a utilizar ferramentas financeiras descentralizadas em um sistema financeiro clássico para beneficiar seus clientes com as grandes vantagens do mercado cripto. Por isso, a Celsius procura desafiar métodos tradicionais de bancos, no quesito rendimento.

Essa empresa oferece ótimo rendimento e um bom bônus de inscrição, o que a torna uma das empresas de ofertas mais procuradas, entre empresas que fornecem serviços de economia de criptomoedas. Também devemos mencionar que quem mora nos Estados Unidos não consegue se beneficiar das melhores tarifas ao possuir uma poupança de criptomoedas nessa empresa.

A Celsius também é uma ótima plataforma para ajudar investidores iniciantes a iniciarem suas aplicações. A plataforma da empresa é ideal para investidores de perfis passivos que procuram uma forma segura de obter e manter os seus criptoativos.

Sobre sua taxa de juros, essa empresa permite que seus usuários obtenham até 17,7% ao guardar seus ativos digitais nos depósitos disponíveis. Hoje, a plataforma paga encargos sobre mais de 10 stablecoins e 25 criptomoedas, além de oferecer um token Gold (PAXG).

A empresa Celsius também oferece um programa de fidelidade com recompensas pagando com recompensas por vários níveis de investidores que são fornecidos na moeda CEL, nativa de Celsius.

Não existe um depósito mínimo exigido pela empresa. Qualquer pagamento de juros é feito semanalmente, e os bônus de transferência também estão disponíveis para clientes que levam suas criptomoedas para a carteira no Celsius.

A Celsius oferece diversos serviços. Outras recompensas e bônus são oferecidos na moeda nativa da empresa, CEL. Um outro ponto de venda da Celsius é a sua facilidade de uso dos serviços. Seu aplicativo é bem intuitivo, e está disponível nos modos Android, iOS e desktop, podendo ser utilizado por pessoas em mais de 150 países.

A Celsius pode se gabar, pois ela não cobra taxas de transferência, rescisão antecipada ou de transação. Além dessas isenções, a empresa oferece vários incentivos em bônus de fidelidade para usuários que usam seus serviços a longo prazo.

Crypto.com

A empresa Crypto.com é uma das exchanges de cripto ativos mais crescentes no momento, tornando possível a negociação de mais de 250 criptomoedas. Essa plataforma oferece serviços que possuem relação a derivativos financeiros ou outros produtos de ativos, como NFTs.

Além disso, essa empresa também oferece vários tipos de bônus e recompensas. Seu programa de poupança de criptomoedas envolve diversos criptoativos, que podem ser depositados nela.

Sobre suas taxas de juros, a Crypto.com oferece algumas das maiores taxas do mercado, podendo subir até 14,5%. No entanto, existem requisitos específicos que permitem que alguns usuários se qualifiquem, a fim de receber essas taxas.

Esse interesse envolve 15 criptomoedas regulares e 8 stablecoins, com o cálculo de rendimentos diariamente. Entretanto, os seus usuários podem precisar manter o seu dinheiro em suas contas por alguns meses, sem retirá-los, para se beneficiar de rendimentos maiores.

A Crypto.com é simplesmente uma das maiores Exchange e criptomoedas em todo o mercado financeiro, atendendo a diversos tipos de usuários. Essa plataforma oferece um número maior de serviços, incluindo futuros e NFTs. Ele também possui um aplicativo disponível para desktop, exceto nos Estados Unidos.

Sobre as tarifas que a Crypto.com cobra, estas aumentam até 0,40%, variando dependendo do volume da negociação. Não existe nenhuma taxa de depósito, porém as taxas de retirada podem variar de acordo com o criptoativo.

Binance

A Exchange Binance é considerada como a maior do mundo, com sua fundação em 2017. Atualmente, a corretora oferece um conjunto grande complexo com instrumentos financeiros disponíveis para os seus investidores.

A alternativa da exchange para a opção de conta poupança de criptomoedas é chamada Binance Earn. A empresa apresenta essa alternativa como um grande e complexo conjunto de produtos financeiros que ajudam seus usuários a obter renda passiva, de forma eficiente e segura. Esse programa também cresceu por conta da popularidade geral da plataforma.

A Binance é uma grande exchange de criptomoedas atualmente. Ela é muito bem vista por diversas criptomoedas negociáveis, sua aplicação prática e eficaz e seu suporte ao cliente.

Em termos econômicos, a Binance Earn oferece diversas opções viáveis para investir na poupança de criptomoedas. Para começar, o rendimento anual para stablecoins adicionados a poupança é de cerca de 6%. Já caso o usuário queira manter Bitcoin na poupança, ele terá o rendimento de cerca de 1,2%. No entanto, outras altcoins podem oferecer a seus clientes até 25% de rendimento ao ano.

As taxas da empresa podem variar de acordo com o instrumento financeiro escolhido pelo cliente e o nível da sua conta verificada. A plataforma de Exchange possui taxas de manuseio e slippage consideravelmente baixas para a poupança. Taxa de retirada e negociação também são uma exigência, com base na criptomoeda investida.

Coinbase

A Coinbase é muito conhecida por possuir uma carteira de criptomoedas, e também por ser uma das maiores exchanges de cripto ativos do mundo. Essa empresa também era muito popular pelo seu programa de poupança, o que mudou nos tempos para cá. Hoje em dia, esse programa está disponível apenas para clientes selecionados nos Estados Unidos, onde os interessados podem se inscrever em uma lista de espera.

Os usuários da Coinbase que foram elegíveis para abrir sua poupança de criptomoedas receberão até 4% de APY, em USDC.

A Coinbase possui uma das plataformas de negociação com o melhor desenvolvimento do mercado. Ela também possui outros incentivos, além dessa opção de poupança.

Normalmente, seus novos usuários recebem um bônus por entrar no programa, assim como possui oportunidades periódicas de ganhar cripto ativos para depositá-los no programa Coinbase Earn.

Essa empresa possui taxas de renegociação variantes, entre 0% a 0,5%, assim como a sua troca, que inclui uma taxa de retirada de 2,49%.

Vale a pena abrir poupança digital de criptomoedas?

Com certeza, uma poupança de criptomoedas, nas melhores circunstâncias, se torna uma ótima maneira de obter renda passiva adicional de alguns ativos digitais que, de outra forma, poderiam ficar presos no armazenamento.

As principais plataformas de exchanges e operações de criptoativos geralmente possuem esses programas para atender esse tipo de necessidade. Cada programa oferece diversos rendimentos anuais, entre várias condições para que seus fundos sejam retirados de uma forma mais descomplicada e barata.

No entanto, também devemos considerar diversos fatores. As criptomoedas, pela natureza do mercado, são voláteis. Por isso é muito importante que o investidor faça suas próprias pesquisas evitando riscos e gastos desnecessários.