O grande impacto de ativos digitais está influenciando tanto que, a cada dia que passa, os interessados buscam por melhores opções para compra e venda de criptomoedas. Essa atividade envolve milhares de investidores em todo o mundo, além de movimentar um montante imenso de dinheiro.

Para quem possui um capital e está pronto para investir na compra e venda de criptomoedas, esse é o mercado ideal. Mas, saiba que nesse mercado existem vários riscos, por conta da enorme volatilidade do mercado, que faz as moedas variarem o seu valor, a cada segundo.

Mas, é possível obter vários ganhos comprando e vendendo ativos digitais. Saiba como realizar a compra e venda de criptomoedas da forma correta, além das melhores corretoras para se fazer isso.

Publicidade

Definição de criptomoedas

As criptomoedas são ativos exclusivamente digitais e descentralizados, que sempre estão disponíveis para trading, ou seja, atividades de compra e venda de criptomoedas.

Existem mais de 20 mil cripto ativos existentes em todo o mercado financeiro, além de diversos projetos que vão surgindo a cada mês. Essas moedas digitais são diferentes das fiduciárias, que possuem controle sobre de uma organização ou governo de um país. Por isso, as criptomoedas são vistas como livres para realizar transações.

Principais criptomoedas do mercado

Esse mercado possui diversas possibilidades, pois sempre está lançando criptoativos que podem vingar, ou não.

Por motivos óbvios de segurança, e querendo se acostumar com as transações de compra e venda de criptomoedas, alguns iniciantes optam por investir nas moedas mais seguras e valiosas, para não terem tantas perdas ou dores de cabeça, no início.

Leia a seguir todas essas moedas digitais.

Bitcoin (BTC)

Com certeza, esse é o ativo mais famoso de todo o mercado financeiro digital. O Bitcoin foi a primeira criptomoeda criada e lançada, em 2008, considerada como uma “resposta” diferenciada, em relação à crise mundial, ocorrida no mesmo ano.

De lá para cá, essa criptomoeda teve grandes elevações, chegando a mais de R$ 340 mil em 2019. Ela é a mais valiosa desde sempre.

Ethereum (ETH)

Aqui, a moeda virtual não é Ethereum, mas sim Ether (ETH), mesmo que seja conhecida popularmente com o nome de sua rede. A Ethereum é uma grande rede responsável por executar contratos inteligentes de forma independente e descentralizada, com a mesma premissa que explicamos anteriormente, sobre a descentralização.

A Ether nasceu com um objetivo distinto ao do Bitcoin, que é de pagar os profissionais que se empenham para utilizar os recursos da plataforma, apenas. A intenção não era virar uma moeda digital de circulação livre e valor exponencialmente alto, o que acabou acontecendo.

Binance Coin (BNB)

Essa criptomoeda é própria da corretora de compra e venda de criptomoedas Binance. A mais jovem das anteriores, a Binance Coin BNB possui uma alta consolidação entre as maiores criptomoedas mundiais.

No ano de 2021, ela valorizou mais de 1300%. Mesmo que ela seja uma criptomoeda que está perdendo valor agora, ela ainda possui um grande potencial para atingir um maior valor de mercado.

Outras criptomoedas destacadas

Podemos também levar em conta outros cripto ativos que já cresceram e provavelmente crescerão muito daqui a um tempo, como Tether (USDT), Solana (SOL), Cardano (ADA), entre outros.

É seguro realizar compra e venda de criptomoedas?

Sim e não. É seguro, pois tem uma grande segurança em seu sistema de rede blockchain, que armazena os dados e registros em uma cadeia de blocos. Mas, ao comprar ou vender as criptomoedas, o investidor pode sofrer com a volatilidade do mercado, ou seja, a alta e baixa dos preços, em segundos.

No entanto, existem traders que vivem com a compra e venda de criptomoedas. Então, pode-se dizer que tudo aqui é resposta de análises de gráficos, capitalização, altas e baixas, e etc.

Um trader não pode agir com impulsividade, assim como colocar tudo a jogo, de uma vez. É importante também saber o que está fazendo, e isso se adquire com estudos e conhecimento.

Como investir nas criptomoedas?

É essencial levar em consideração casos que deram certo em trades de compra e venda de criptomoedas, e fazer análises em cima desses casos, tirando suas próprias conclusões sobre o risco dos investimentos.

O mercado de investimentos é muito complexo, e por isso, os investidores devem se atentar a qualquer movimento de mercado.

Então, o investidor deve separar seu capital investido e usar uma parte como um primeiro aporte, para começar seu fluxo de compra e venda de criptomoedas.

Como comprar criptomoedas: todas as formas

Você pode comprar criptomoedas de algumas formas práticas. A forma mais fácil é comprar pelas corretoras de negociação, compra e venda de criptomoedas. Isso porque essas plataformas oferecem vários tipos de criptomoedas, além de transações, que podem ser feitas a qualquer hora do dia, onde também é possível vender.

Outro jeito de comprar criptomoedas é em jogos NFT. Esses jogos possuem suas próprias cripto descentralizadas, que são usadas para comprar itens nos jogos ou NFTs, que são personagens.

Também existe a negociação de cripto ativos entre duas pessoas, o chamado peer-to-peer. Essa negociação é direta, e nela você paga uma pessoa, que transfere as criptomoedas normalmente.

Uma outra forma de adquirir essas moedas é comprando em conjunto com um grupo de pessoas.

Melhores corretoras para investir em criptomoedas

Realizar transações de compra e venda de criptomoedas em uma exchange responsável é primordial para um investidor dobrar seus lucros em diversas vezes, garantindo o sucesso.

Aqui vai alguns exemplos e resumos das melhores corretoras disponíveis no Brasil para você analisar qual é o melhor para seus interesses.

Binance

A Binance é a melhor corretora do mundo, além de acumular um imenso volume de moedas digitais compradas e vendidas diariamente.

Essa corretora é uma das maiores em segurança, garantindo uma grande liquidez e presente em todo o mundo. A Binance está toda em português, facilitando o contato e entendimento de investidores que falam nosso idioma.

Mercado Bitcoin

A corretora Mercado Bitcoin foi uma das primeiras fundadas no Brasil, presente no país todo e com milhões de clientes somados entre o Brasil e América Latina. É uma exchange de alta confiabilidade e segurança.

NovaDAX

A NovaDAX é uma Exchange que possui o objetivo de facilitar os momentos de compra e venda de criptomoedas de seus clientes. Ela também possui muitas promoções para os investidores que possuem conta na plataforma.

Foxbit

Essa Exchange possui estrada desde o ano de 2014, sendo uma das mais conhecidas entre os investidores. A plataforma possui um alto poder intuitivo, por conta da sua plataforma descomplicada e segura.