A malha fina nada mais é que a Receita Federal confiscar o seu imposto de renda por algum problema ou erro identificado na sua declaração, sendo com restituições ou não.

Saber declarar o imposto de renda já é um trabalho árduo, em que é preciso muita atenção e uma certa antecedência, já que não é nada rápido para resolver o pagamento deste tributo. Acontece que essa demora pode ser ainda maior caso você caia na famosa malha fina da Receita Federal.

Isso causa a perda do seu dinheiro por tempo indeterminado, que pode causar atrasos que geram multas, ou até mesmo problemas sérios como ter o CPF suspenso sem tempo previsto, ser impossibilitado de fazer qualquer solicitação pública, como: tirar passaporte, prestar concurso público, renovar o título de eleitor e etc.

Publicidade

Nesse sentido, a multa gerada pela Receita Federal caso o problema não seja resolvido pode equivaler a até 75%  do imposto. E a maneira mais rápida de checar se você caiu na malha fina é acessando o site da Receita Federal e consultando o status da declaração. 

Descubra como fazer isso e o passo a passo para resvolver o problema da malha fina

O que é cair na malha fina?

Como já dito, cair na malha fina significa que a sua declaração de imposto de renda será confiscada por algum erro, seja ele um valor incorreto, informações pessoais erradas ou desatualizadas, um rendimento não informado ou até mesmo sonegação de impostos. 

Esse valor é retido com base na análise da declaração de imposto de renda, que nada mais é que uma busca aprofundada de informações por parte da Receita Federal, que é feita para checar se os dados entregues pelo contribuinte são realmente consistentes. 

Essa análise recebe informações de órgãos como: bancos e organizações financeiras, empresas, ou até mesmo informações dadas pelo estado. Depois de cruzadas, essas informações comprovam ou não a veracidade entre o  que o contribuinte declarou e os dados retidos pela Receita Federal, e então são vistos os reais ganhos e gastos. 

Assim, todas essas informações são cruzadas, a fim de comprovar a veracidade entre o que foi declarado e o que realmente existe na relação de ganhos e despesas. Sendo assim, quando são encontrados erros, a declaração é retida até que se saiba qual informação está realmente correta.

“O sistema identifica inconsistências entre a declaração do contribuinte e outros comprovantes recebidos por empresas ou serviços, por exemplo. Qualquer informação errada, na hora que os dados são cruzados, pode gerar retenção”. Explica um Consultor.

Erros na declaração que fazem cair na malha fina

Mesmo que a facilidade da internet nos ofereça até mesmo a declaração pré pronta, é necessário ter muita atenção na hora de preencher a sua declaração, já que qualquer erro pode custar a sua declaração e todo o seu valor pago à Receita Federal, ou até mesmo o seu CPF.

Sendo assim, para declarar o imposto de renda é preciso muita organização adiantada para que nada saia do seu controle. Confira agora os principais erros que podem ser cometidos para que sua declaração seja retida.

  • Erros de digitação, principalmente se tiver algum valor escrito de forma errada;
  • Rendimentos confusos sem divisão entre isento e tributável;
  • Um inquilino registrar a casa alugada como bem;
  • Diferença entre dependente e alimentando.
  • Despesas médicas sem confirmação; 
  • Omissão de renda dos dependentes.

O que fazer se cair na malha fina?

Agora que já foi possível entender o que é a malha fina do imposto de renda, é necessário saber como resolver o problema, já que quanto mais rápido for resolvido, mais rápido o problema acaba. 

Como já dito, o melhor a se fazer é conferir o status da declaração do imposto de renda após entregar para ter certeza que não foi encontrada nenhuma divergência. No entanto, a maioria dos brasileiros quando declaram imposto de renda só estão interessados em restituir o valor pago em certas coisas, e por isso, acabam caindo na malha fina e descobrindo muito tempo depois. 

Nesse contexto, na maioria dos casos existem duas formas de corrigir a declaração antes que a Receita Federal te intimide oficialmente. São elas:

Verifique se a declaração tem informações incorretas ou incompletas.

Na retificação devem ter todos os dados e informações pessoais corretos declarados anteriormente na hora de preencher a declaração. Muitos contribuintes não sabem, mas não há problema algum em refazer a declaração desde que esteja dentro do prazo.

Se o caso for informações incorretas na declaração, se torna muito mais fácil resolver o problema, já que você pode resolver o problema sozinho via internet no mesmo site em que foi preenchido pela primeira vez.

Verifique se todas as informações têm comprovantes válidos

Nesse caso, se torna mais difícil consertar o erro, já que será preciso esperar a intimação ou notificação da Receita Federal chegar ou agendar um atendimento para a entrega da sua documentação que certifique que você está prestando as informações corretas e que o problema está nos dados da Receita.

Quanto tempo pode demorar para sair da malha fina?

Tudo que envolve análise de dados, principalmente quando se trata do governo, leva um certo tempo. Sendo assim, na maioria das vezes demora sim. Principalmente porque o pagamento do imposto de renda obedece a uma fila de chegada. 

Caso a declaração apresente alguma inconsistência, ela só será liberada após o problema ser resolvido.

Conclusão

Por fim, cair na malha fina significa que a sua declaração será retida por algum erro , seja ele um valor incorreto, informações pessoais desatualizadas ou erradas, um rendimento não informado ou até mesmo sonegação de impostos. 

Para descobrir se a sua declaração está correta e se foi aceita verifique o status da declaração no site da Receita Federal. Caso esteja errada, corrija antes do prazo final e se estão disponíveis  todos os comprovantes necessários.

Agradecemos a sua leitura e agora que você já sabe como não cair na malha fina e como resolver caso caia, não esqueça de compartilhar!