Como você deve imaginar, as eleições ocorreram há quase um mês e claramente o resultado já foi apresentado pelo TSE aos eleitores. Contudo, ainda existem muitas pessoas que não conhecem o resultado das eleições de 2022, sendo assim, montamos esse artigo especialmente para você que ainda não sabe quem ganhou essa disputa. Portanto, saiba que você veio ao lugar certo.

Pois hoje, além de te explicarmos quem foi o vencedor das eleições, você saberá também como funcionam as apurações das urnas. E também é claro, te mostraremos quais foram as principais consequências do resultado das eleições. Pois, poucas horas após o resultado ser divulgado, inúmeras mudanças já ocorreram, principalmente em relação à economia do país, que é muito influenciada pelo resultado.

Resultado das eleições de 2022

Se você não esteve nos últimos anos da sua vida vivendo preso em uma caverna, então certamente você ficou sabendo do resultado das eleições de 2022. Neste ano, o presidente eleito foi o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, com 50,9% dos votos. Já o seu oponente, o até então atual presidente da república Jair Messias Bolsonaro, do PL teve 49,1% dos votos válidos.

Publicidade

O que torna essas eleições as mais disputadas e polarizadas desde o fim do regime militar, levando em conta que nunca vimos o país tão dividido entre dois candidatos. Afinal, o país quase ficou meio a meio durante a disputa, afinal a diferença entre os mesmos não chegou nem a 2%. O segundo turno ocorreu no dia 30 de outubro, e assim como no primeiro turno a apuração atrasou um pouco.

Porém, comparando os dois turnos das eleições 2022, o segundo turno teve uma apuração com um atraso bem menor quando comparado ao primeiro turno. Agora que você já sabe qual foi o resultado das eleições de 2022, confira a seguir um pouco a respeito do modo de funcionamento das urnas e como funciona a sua apuração.

Como funciona a apuração das urnas

Antes de explicarmos como funciona a apuração de uma urna eletrônica, é indispensável que você entenda como a apuração em si funciona. E indo direto ao ponto, a urna eletrônica é uma ferramenta que está sendo utilizada no Brasil desde 1996. E o seu funcionamento é muito simples, ela não tem conexão com internet e nem mesmo com bluetooth por questões de segurança, e se mantém ligada pois fica conectada em uma bateria.

Agora, quanto à apuração das urnas, após o encerramento da votação, a urna realiza uma assinatura digital e criptografa as informações contidas na urna. Após isso, o mesário irá plugar um super pendrive na urna, pendrive este que será enviado para a um cartório eleitoral respectivo a cidade da seção. Esse pendrive é plugado em um supercomputador que faz a apuração de maneira 100% automática.

Vale lembrar que cerca de 24 pessoas acompanham pessoalmente a apuração sendo realizada no supercomputador no cartório eleitoral. Entre essas 24 pessoas estarão os membros de ambos os partidos participantes do segundo turno, ou os membros de todos os partidos que participaram da votação no primeiro turno.

Os  eleitores também podem acompanhar a apuração em tempo real de forma 100% online, gratuita e é claro extremamente simples. Para isso, você pode acessar o app do TSE ou também o site oficial, onde você poderá ver a apuração em tempo real de todas as urnas do país, ou apenas das urnas de uma cidade específica. Vale ressaltar que os jornais costumam realizar lives e transmissões na TV onde comentam a apuração.

Valor do dólar caiu

Se você já realizou operações na bolsa de valores, então você sabe como o mercado financeiro é extremamente volátil e notícias impactam muito nessa volatilidade. A criação de um produto, ou suspensão nas vendas do mesmo pode impactar diretamente nas ações de diversas empresas. Parcerias internacionais costumam impactar diretamente no valor de moedas, e por isso as eleições não seriam diferentes.

Independentemente de quem fosse o ganhador das eleições, mudanças no valor tanto do dólar quanto de ações seriam impactadas. Porém, não é possível afirmar com certeza se essas mudanças seriam para melhor ou para pior, a única certeza é que ocorreriam mudanças. Então, se você estava pensando em comprar dólar, aproveite que ele baixou e já compre alguns.

Impactos econômicos do resultado das eleições

Fora a queda do dólar, o resultado das eleições também impactaram outros setores do mercado financeiro, como por exemplo, a bolsa de valores. Levando em conta que o mercado de commodities, ações e muitos outros setores sofreram grandes oscilações em seus gráficos. Isso ocorreu após o Supremo Tribunal Eleitoral divulgar que o Luiz Inácio Lula da Silva foi o ganhador das eleições.

O que confirma a afirmação de especialista a respeito do mercado financeiro, que não indicam realizar operações como Day trading e Swing trading durante períodos como este. Afinal, o gráfico fica totalmente imprevisível, e a previsibilidade no gráfico é tudo que um trader procura. Sendo assim, se você é um trader, evite ao máximo operar perto das eleições ou pouco tempo após a mesma, pois isso pode ser muito arriscado.

Conclusão

Após o término das eleições, a população pode ver com os próprios olhos como o país está literalmente dividido ao meio. Levando em conta que não só a diferença entre os votos dos dois candidatos a eleição de 2022 foi mínima, mas também com o fato que apesar de um partido de esquerda ter sido eleito, a maior parte do senado foi de candidatos de direita.

O que leva até mesmo analistas políticos já experientes a encontrar uma certa dificuldade na hora de realizar as suas análises. Sendo assim, não se sabe ao certo o que devemos esperar após a posse do presidente eleito nas eleições de 2022, o que acaba sendo mais um motivo para as oscilações dos gráficos no mercado financeiro.

Por fim, se você gostou desse artigo, então não deixe de compartilhar com um amigo que ainda não está a par do resultado das eleições.