Sendo de um país em sua maioria cristão, sabemos que o Natal é uma data muito comemorada com ou sem economia no Natal, principalmente quando falamos de quanto investir na ceia de Natal, decoração, roupas, e etc. vendo por esse lado, podemos concluir que a melhor coisa a se fazer é economizar, como sempre.

Mas, nem todos têm ideia de como fazer isso, principalmente porque as festas de fim de ano estão muito próximas às altas taxas e impostos a se pagar nos primeiros meses do ano, como o IPVA, IPTU, material escolar para quem estuda ou tem crianças, além dos gastos essenciais.

Sendo uma época muito boa para os comerciantes e ruim para os consumidores – se eles não souberem como garantir a economia no Natal –, leia o nosso guia especial, com dicas para economizar, e muito, nas festas de fim de ano. Não se permita passar a virada no vermelho!

Publicidade

As maiores dicas para garantir a economia no Natal

A saúde financeira é consequência de um ótimo trabalho com seu dinheiro, podendo vir de gastos conscientes a ótimos investimentos. Por isso, é importante que você tome nota das nossas maiores dicas para garantir uma grande economia no Natal, sem medo de ser feliz.

Não passe a virada preocupado com o que será de você no ano novo que virá. Siga as dicas mais quentes que poderíamos te trazer:

O que você pode gastar? Primeiramente, defina

Não tem como falar sobre economia no Natal sem trazer em questão o planejamento de finanças. Não saia gastando com presentes, comida, decoração e afins. Primeiro, realize uma métrica de quanto você gastará, investindo neste Natal. Leve em consideração separar este dinheiro da quantia de suas despesas adicionais e pessoais.

A economia no Natal poderá ser feita se você pesquisar e contar os valores que deverão ser gastos, ou seja, realizar uma métrica do que você pode investir, e no que. Separe em grupos, anote no papel, cole em post-its, anote no celular, faça do seu jeito. Sabendo o máximo que você poderá gastar, você garantirá a economia no Natal de um jeito fácil.

Monte uma lista dos presentes que você comprará

Por que não contar a despesa dos seus presentes? Escolha o que vai entregar para as pessoas mais importantes de sua vida um tempo antes para ganhar com a economia no Natal. Faça uma lista, escreva os nomes e os presentes.

Pesquise seus preços e anote cada um. Não se esqueça de manter o valor máximo que poderá gastar, assim você não poderá ultrapassar este. Se isso acontecer, a sua organização de economia no Natal acaba. Lembre-se que presentear com lembrancinhas também é um ato bem valorizado, principalmente se envolvermos pessoas que não são tão íntimas.

Baixe um aplicativo para te controlar financeiramente

Você já pensou em baixar um app de controle financeiro? E por que não? Nestes aplicativos, você poderá informar seu capital disponível para compras, seus gastos, e muito mais.

Encontre dados relacionados a suas finanças de qualquer lugar por meio de um aplicativo desses. Ele não deixará você esquecer do seu voto de economia no Natal. Tudo estará organizado em planilhas ou tabelas, aproveite.

Faça tudo com antecedência

O mal de quem quer se organizar é procrastinar. Não deixe para depois a organização que você deve fazer agora. Para garantir a economia no Natal, você deve começar logo.

Te darei um motivo fortíssimo: os preços na época natalina aumentam. Os presentes, as roupas, principalmente as comidas da época festiva tendem a aumentar seu preço. Além disso, se você deixar para economizar em cima da hora, pode não achar insumos ou aqueles presentes anotados facilmente, além de enfrentar filas. Até para comprar online fica mais difícil, pelo congestionamento e demora para a encomenda chegar.

Aproveite as ofertas de janeiro

Mesmo que estejamos cercados de pessoas não tão pacientes, se esse for o seu caso, esperar janeiro chegar é essencial para presentear garantindo a economia no Natal. Isso porque o que não foi vendido, geralmente entra em liquidação no mês que vem. Assim, você poderá aproveitar.

Mas, só compre em janeiro se não tiver condições de comprar para o Natal, réveillon ou se você chegou a um consenso com sua família. Se você comprar presentes para o Natal, não tem pra que comprar em janeiro.

Não compre apenas em shoppings

Muitos preferem comprar em shoppings para o Natal, pensando que podem economizar. Mas, por que não considerar outros estabelecimentos? Compre itens, como decoração em feiras ou lojas, como atacadistas ou grandes varejistas.

Se preferir, saia das opções presenciais e compre online. Hoje, temos vários cupons de desconto para compras online, e podemos receber até cashback por elas! Sites, como o Cuponomia ou Buscapé são recheados de facilidades para economia no Natal.

Não deixe de pesquisar

Esquecer de fazer pesquisas sobre preços de presentes é pedir para contrariar qualquer chance de economia no Natal. Pense comigo, como você sabe que está economizando, se não teve contato com preços em outros locais? Além do que nessa época, os preços aumentam bastante, assim como podem diminuir, em uma tentativa de conceder descontos. Mas, valerá a pena?

Para saber isso, é importante tirar um tempo e pesquisar preços com antecedência. Comece em novembro, e conte com sites especialistas nisso, como o BondFaro e o Zoom.

Não caia em tentação

Sabemos que você, como consumidor, tem muitas escolhas de presentes ou demais itens. Mas, é importante que você continue focado na economia no Natal. Não caia nas tentações feitas por propagandas de produtos que excedam o seu limite ou que você não precise comprar. Não compre no impulso.

Lembre-se que as lojas e empresas utilizam muito de marketing para atrair o público alvo que irá comprar, que nesse caso são: pessoas que procuram por presentes de natal, para todas as idades. Por isso, muito cuidado.

Pague à vista, nada de cartão de crédito

Por fim, nossa última dica essencial gira em torno de: não use cartões de crédito para sua economia no Natal. Lembre-se que a fatura virá a qualquer hora, além do que compras no crédito são perigosas para pessoas que compram impulsivamente.

Se você se programou para economizar, por que não manter isso? Comprar em dinheiro vivo também te dá o poder de tentar negociar pelo preço. No entanto, se tiver que parcelar suas compras, certifique-se de que o valor cabe no seu orçamento.

Agora, você pode anotar essas dicas essenciais para garantir uma maior economia no Natal, assim dispensando as preocupações excessivas com o seu dinheiro e vida financeira para o ano que virá. Boas festas e economias!