Se começar um novo ano com esperanças é bom, organizar a vida financeira no ano novo pode melhorar ainda mais as suas expectativas, melhorando também a sua qualidade de vida e te aproximando da liberdade financeira.

Nunca é tarde para aprender a se libertar financeiramente. Por mais que estejamos no fim do ano e prestes a começar um novo ciclo, é importante nos educar financeiramente para passarmos as festas de réveillon no azul e nos prepararmos para as primeiras dívidas do ano que vem.

É natural algumas pessoas não cumprirem com as promessas que fizeram no fim do ano anterior, mas se você organizar a vida financeira no ano novo, poderá honrar com tudo o que prometeu para si mesmo. Tem uma boa leitura do nosso conteúdo, que te ensinará a potencializar a sua confiança financeira de forma organizada e segura.

Publicidade

Grandes dicas para organizar a vida financeira no Ano Novo

Não é muito fácil organizar a vida financeira no ano novo, se pensarmos de forma individual, pois às vezes parece que as festas de fim de ano sugam nossas finanças com mais força. Mas, é primordial manter um pensamento sobre o bem que uma economia faz, e sobre isso ser possível.

Garanta uma vida de qualidade, e economize para passar as festas de fim de ano sem tantas preocupações, seguindo as nossas maiores dicas!

Lembre-se de tudo que aconteceu no ano que passou

Pode parecer algo bobo, mas a reflexão ajuda qualquer pessoa a organizar a vida financeira no ano novo, isso porque ela aproveita para entender o que gastou em excesso, por exemplo.

Reflita sobre os gastos que foram necessários e sobre o que não foi, entendendo como você deveria mudar tal hábito. Isso é se planejar financeiramente, colocando na ponta do lápis o que deve ou não te acompanhar para o ano que vem.

Comece a treinar o planejamento de finanças, mesmo se não estiver em seu costume. Você precisa conhecer seus gastos, então é essencial. Você deve saber para nde seu dinheiro está indo sendo o primeiro passo para organizar a vida financeira no ano novo.

Estude educação financeira, nunca é tarde

Não deixe a educação financeira de lado se você deseja organizar a vida financeira no ano novo. Isso porque sem ela, é impossível fazê-lo. Saiba como cuidar de suas finanças, separando o que é e não necessário.

Aprender sobre educação financeira é prazeroso, além de não ser tão difícil como pensam. Na internet, você poderá escolher canais de finanças no YouTube, ou até mesmo cursos gratuitos.

Acabe com suas dívidas

O próximo passo é zerar qualquer dívida em aberto que você possui em seu nome. Resolva essa pendência, para organizar a vida financeira no ano novo de forma eficaz. Você pode participar de feirões de renegociação de dívidas, ou utilizar o seu 13° para acabar com as pendências, saindo do vermelho e dando um passo para o início da economia.

Comece um orçamento financeiro pessoal

Organizar a vida financeira no ano novo preparando um levantamento de gastos necessários é essencial para manter a finalidade, ainda antes de o ano terminar. Não deixe de começar um orçamento pessoal, dando início a sua meta de economizar para começar o ano que vem sem dívidas.

Sabendo quanto vai para cada débito mensal é essencial para que você divida o dinheiro, evitando gastar mais do que o necessário. Você pode utilizar ferramentas e plataformas para te ajudar, como o Excel. Montar uma planilha fará com que você acesse a sua organização, sem sair dos planos de economia.

Faça a sua reserva de emergência ou a priorize

Se você tem uma reserva de emergência, sabe que poderá utilizá-la para organizar a vida financeira no ano novo. Se não tem, o que está esperando para montar uma? Ela serve para nos manter seguros, caso algum imprevisto que envolva gastos aconteça.

Com o balanço da quantia total dos seus gastos obrigatórios, multiplique a mesma em 6x, e guarde o total na sua reserva, junto à adicionais. Assim, você pode organizar a vida financeira no ano novo com mais segurança, sabendo que poderá recorrer a sua reserva em momentos difíceis. A utilize para pagar dívidas imprevistas, caso aconteça.

Estabeleça metas financeiras

Ter metas financeiras alcançáveis é essencial para organizar a vida financeira no ano novo, mesmo antes do próximo ano começar. Trace planos e metas claras, e deixe as menos prováveis de acontecer de lado.

Tenha o trabalho de colocar em um papel metas a curto, médio e longo prazo, levando-as em consideração na hora de economizar e abrir reservas.

Não dispense o uso de organizadores financeiros, principalmente as planilhas ou apps que organizam gastos, fazem balanços, ou até mesmo dão sugestões de como poupar seu dinheiro.

Planeje seus gastos

Tendo ou não metas para os gastos do ano que vem, entenda que para conseguir organizar a vida financeira no ano novo, você deve separar, inclusive as tarifas e encargos obrigatórios, como IPTU, materiais escolares, caso você seja estudante ou tenha filhos e IPVA.

Não esqueça desses débitos de início de ano, que são praticamente obrigatórios. Muitas pessoas se esquecem, e assim elas perdem o controle sobre organização, deixando de garantir a economia. Por isso, os apps de controle financeiro são essenciais para você organizar a vida financeira no ano novo.

Revise e reveja seus hábitos financeiros

Revisar seus hábitos financeiros é essencial para garantir uma organização da vida financeira no ano novo, além de trazer a estabilidade e jogar os medos fora. A verdade é que, se você deseja obter melhores resultados financeiros, vá atrás de novas formas de economizar e usar seu dinheiro. Hábitos antigos não te farão aprender.

Existem gastos exorbitantes imperceptíveis quando realizados, pois, são de forma individual. Eles se tornam exorbitantes no fim do mês, que é quando os valores se unem em seus balanços, ou até mesmo num momento de pagar a fatura de um cartão de crédito. A pergunta “como eu gastei tudo isso?” acaba ecoando na cabeça de muita gente que gastou dinheiro de formas desnecessárias, como:

  • Comprando sem necessidade (por impulso);
  • Pedindo comida por delivery diversas vezes;
  • Pagando uma anuidade de cartão de crédito;
  • Pagando por streaming não utilizado;
  • Deixando acumular pagamentos, e tendo que quitar juros acima destes valores atrasados.

Devemos organizar a vida financeira no ano novo?

Organizar a vida financeira no ano novo é tão importante quanto começar o ano, pois de que adianta abandonar um ciclo antigo e entrar em um novo sem organização? Começar a economizar é adotar um novo hábito para o seu novo eu. 

Isso pode parecer uma simbologia chata para alguns, mas faz sentido, no final das contas. Por que não começar a poupar seu dinheiro de forma sábia, por mais que no início venham dificuldades? Se organize e persista nisso, pois vale a pena. Boa economia!