Para muitas pessoas o Natal e o ano novo são sinônimos de gastos exorbitantes e dívidas sem fim. E de certa forma essas pessoas têm razão, pois é perfeitamente compreensível que a mesma sinta -se assim. Levando em consideração todos os custos da data, custos esse que vão desde a ceia de natal.

Que diga-se de passagem vem se tornando cada vez mais cara, até o presente, seja esse presente para entes queridos, ou para quem você tirou no amigo secreto. Porém, mesmo que de fato no natal e no ano novo você esteja gastando bem mais que nos outros meses. Ainda existem formas de economizar na hora de comprar um presente de Natal.

Afinal, comprar é algo muito bom, porém comprar economizando é algo ímpar, e se você deseja aprender a melhor forma de economizar nas compras natalícias. Saiba que esse artigo te cairá como uma luva. E se você realizar a aplicação de todas essas dicas corretamente, você nunca mais precisará se preocupar com se afundar em dívidas no Natal.

Publicidade

 Economizar no Natal é possível?

Em primeiro lugar, precisamos desmistificar uma coisa, será que economizar durante o Natal é algo realmente possível? Mesmo sendo uma dúvida aparentemente simples. Esse questionamento ronda a mente de muitos compradores. O que, tal como já foi mencionado anteriormente, é algo compreensível.

Afinal, nesse momento você estará lidando com os gastos da decoração da sua casa, precisando comprar árvores de Natal, pisca pisca e muitos outros enfeites. Precisará também comprar ingredientes para preparar a ceia. E por fim precisará comprar todos os presentes de Natal, sejam eles para seus entes queridos ou para seus amigos.

De maneira geral, apesar de todos esses custos estarem presentes na data, um bom presente pode sim ser comprado com economia. Entretanto, para que as compras sejam realizadas de uma maneira econômica é muito importante que você tome alguns cuidados básicos, com o intuito de garantir que tudo vá caber no seu bolso de maneira confortável.

Como economizar?

Agora você já sabe que economizar é sim algo possível, e de certa forma é até mesmo algo extremamente simples. Se você ainda está duvidando, confira a seguir como exatamente isso pode estar sendo realizado. Desde já te adianto que selecionar um bom presente pode sim ser algo simples e barato.

Coloque tudo na ponta do lápis

A primeira dica para economizar na hora de comprar um presente de Natal é colocar absolutamente tudo na ponta do lápis. E com tudo eu quero dizer: quando você pode gastar com cada presente, quantos presentes você precisará comprar e também que tipo de presente você estará comprando.

E o último ponto é algo mais importante do que você imagina, pois de acordo com o tipo de presente selecionado o valor do mesmo pode decolar ou despencar. Por isso, lembre-se de ter todos os fatores mencionados anteriormente já contabilizados na hora de ir até uma loja comprar o presente de natal, isso fará toda diferença na hora de pagar.

Procure as melhores lojas

Outra coisa a qual você precisará se manter atento diz respeito a loja onde você estará realizando essas compras. E nesse quesito é necessário tomar alguns cuidados tanto com lojas físicas quanto com lojas virtuais. Por uma razão muito simples, ambos os tipos de lojas apresentam vantagens e desvantagens.

Sendo assim, selecionar o tipo de loja também pode impactar drasticamente no valor final do presente. Fora isso, é indispensável que você esteja sempre buscando o preço dos presentes nas mais diversas lojas. O intuito disso é garantir que você encontrará o preço mais atrativo e não pagará mais caro do que deveria.

Por isso, se possível separe previamente o nome de algumas lojas, tanto físicas quanto virtuais, lojas essas que devem contar com os melhores preços. O que a fará ser a mais indicada para uma situação onde o comprador deseja encontrar um bom presente por um preço baixo, isso te fará economizar muito tempo e dinheiro.

Não deixe para última hora

Fora isso, também é muito importante que você não deixe para comprar os presentes de última hora. Isso te permitirá economizar bastante tempo, se livrando de filas imensas que parecem não ter fim. Mas também te permitirá encontrar uma grande variedade de presentes. 

O que não será possível ao deixar para última hora, pois os estoques já estão acabando, fora isso você também pode contar com um preço bem mais baixo em alguns casos. Claro que quando o natal se aproxima algumas promoções começam. O que torna muitas vezes vantajoso esperar.

Contudo, existem situações onde a busca por presentes é tanta, que a oferta e demanda leva o valor desses presentes a dispararem. Por isso, se programar para comprar o presente o quanto antes pode ser uma ideia mais assertiva. Sendo assim, busque se possível comprar o presente entre o final de novembro e o início de dezembro.

Evite o cartão de crédito

E para finalizar esse texto, temos uma das dicas mais importantes, que deve ser seguida à risca para evitar dívidas desnecessárias. Estamos falando da utilização dos cartões de crédito, que podem sim ser muito úteis. Entretanto, também pode ser sinônimo de dor de cabeça quando utilizados da maneira errada.

Por isso, sempre que possível, realize a compra de presentes à vista, para que isso não acabe pesando na fatura do cartão. Pois, como você bem sabe, qualquer atraso no pagamento da fatura pode te gerar sérios problemas com os juros. Logo, acaba sendo algo mais seguro evitar o uso de cartões de crédito, seu bolso agradecerá.