Conhecer os seus direitos é algo muito importante, porém mesmo assim poucas pessoas buscam conhecê-los. Principalmente quando se trata de direitos trabalhistas, no tocante aos direitos trabalhistas. A coisa piora bastante, pois é muito comum encontrar pessoas que apesar de possuírem diversos direitos.

Não o utilizam, por não conhecerem a sua existência, mas claro que existem aqueles direitos que todos conhecem. Como, por exemplo, o 13o salário, o FGTS, seguro desemprego, ou até mesmo as férias remuneradas. Existindo também os direitos que muitos já ouviram falar.

Mas, nunca entenderam como exatamente funcionam tais direitos, no tocante aos requisitos para usufruir. No decorrer desse texto te mostraremos o que é o auxílio-doença e como ele funciona. Então, se você trabalha com a carteira assinada, e até agora não conhece esse direito.

Publicidade

Ao longo desse artigo você entenderá definitivamente como esse auxílio pode estar te atendendo em momentos difíceis.

O que é o auxílio-doença?

O primeiro passo para que você entenda como funciona o auxílio-doença 2023, é indispensável que você tenha em mente o que é o auxílio-doença. Sendo bem direto, o nome desse direito é bem autoexplicativo. Consiste em um auxílio pago para os profissionais que encontram-se doentes.

Porém, é óbvio que não vale para qualquer doença, para receber o auxílio-doença é necessário que a doença impossibilite o profissional de trabalhar. Tanto por deixá-lo debilitado a ponto de impossibilitar o trabalho. Quanto ao risco de contaminar os seus colegas de trabalho. 

Para isso o profissional precisará ir até um hospital e ter consigo um atestado médico, o auxílio-doença surgiu em 1991. E desde então passou por diversas mudanças no seu funcionamento. 

Como funciona

Mesmo que você tome cuidados com a sua saúde, evitando levar chuva, praticar exercícios físicos com frequência. Alimentando-se corretamente e tomando todos os demais cuidados necessários. Ficar doente infelizmente é algo que ocorre com todo mundo, e por mais que muitas vezes apenas um breve descanso resolva.

Em alguns casos será grave a ponto de te impedir de trabalhar, contudo é de vital importância que você não fique sem receber. Por isso, em 1991 o auxílio-doença foi criado, com o intuito de te ajudar. Garantindo que o trabalhador incapacitado por estar com uma doença grave continue recebendo.

Vale lembrar que de acordo com os períodos, existem meses de carência, que variam muito desde a criação do benefício. Até o ano de 2016 a carência era de 4  meses, porém durante alguns períodos o prazo de carência chegou a 12 meses. E atualmente a carência está por volta dos 6 meses.

Quem tem direito?

Mas afinal, quem tem direito a esse auxílio? Como você bem sabe, esse auxílio é pago pelo INSS. O Instituto Nacional de Segurança Social, o que significa que todo trabalhador que possui a carteira assinada tem direito a receber esse auxílio. Assim como todos os demais benefícios do INSS.

Como, por exemplo, a licença maternidade no caso das mulheres e a licença paternidade no caso dos homens. Por isso, se você é um trabalhador que possui a sua carteira de trabalho devidamente assinada. Saiba que você possui direito a receber o benefício em questão. 

Mas, não saia do artigo ainda, pois os próximos tópicos apresentam informações muito importantes para você. Tanto no que diz respeito às doenças que isentam de carência, quanto a como realizar a solicitação desse seu direito trabalhista. Então, o ideal é que você esteja salvando esse artigo.

Para ler novamente o texto sempre que alguma dúvida sobre esse direito surgir em sua mente.

Isenção de carência

No que diz respeito à carência do auxílio-doença, existem aquelas doenças que por não debilitar tanto o profissional. Mas, são bastante contagiosas, o que torna necessário o afastamento para recuperação do mesmo. A carência existe, e assim como já foi dito anteriormente.

Até então a carência das doenças menos graves é de 6 meses, entretanto existem muitas doenças que isentam o profissional da carência. Primeiramente tenha em mente que existem diversas doenças que isentam de carência. Portanto, informar quais são todas as doenças será algo impossível.

Mas, a seguir te mostraremos algumas delas, segue a lista de doenças que isentam de carência:

  • Cardiopatia grave,
  • Doença de Parkinson,
  • Espondiloartrose anquilosante,
  • Nefropatia grave,
  • Estado avançado da doença de Paget 
  • síndrome da deficiência imunológica adquirida
  • Contaminação por radiação.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as doenças que isentam de carência, você pode acessar o site oficial no INSS. Onde uma lista com todas as doenças será disponibilizada para você.

Como solicitar

Quanto ao recebimento desse auxílio, como você já deve estar suspeitando, será preciso realizar uma solicitação. Mas, não precisa se preocupar com isso, pois para realizar a solicitação é necessário realizar um passo a passo muito simples. Primeiramente você precisará ter uma conta .Gov.

Após criar a sua conta, você só precisará seguir o passo a passo que te apresentaremos abaixo:

  1. Acesse o site do governo
  2. Vá até a opção auxílio-doença
  3. Selecione a opção solicitar
  4. Preencha o formulário com as informações solicitadas

É simples, assim com apenas um passo a passo de 4 etapas super simples de serem realizadas o seu auxílio-doença acaba de ser solicitado.

Valor

Agora, para finalizar esse artigo, não existe maneira melhor do que te mostrando quanto exatamente você ganhará ao solicitar o auxílio-doença. Para saber quanto você receberá, um cálculo deve ser realizado. O que significa que não necessariamente uma pessoa irá receber um auxílio-doença no mesmo valor de outra pessoa.

Por se tratar de um cálculo um tanto quanto complexo, te mostraremos de uma forma mais simplificada. Basicamente o sistema analisará todas as suas contribuições, levando em conta as 80 maiores contribuições. E com base nisso, definindo quanto você receberá no seu auxílio-doença, lembrando que o cálculo é realizado automaticamente.