Você já pensou em começar a empreender? Em algum momento, isso é algo que deve ter passado pela sua cabeça, se a sua resposta para essa pergunta foi sim. Então, saiba que você pode estar precisando muito realizar a leitura desse artigo até o final, e o motivo para isso, te mostraremos a seguir.

Basicamente, quando se trata de empreender, é necessário lidar com muita burocracia, e disso você já deve estar ciente, mas, existe uma coisa especificamente. Que apresenta uma importância ímpar, e você precisa ter essa coisa muito bem clara na sua mente antes de abrir um empreendimento.

Que no caso é o funcionamento do CNPJ, e entender como exatamente esse elemento funciona é indispensável, pois conforme você verá aqui. O tipo de CNPJ interfere diretamente tanto no quanto você pode lucrar, quanto nas taxas que precisam ser pagas, isso sem levar em consideração as regras de funcionamento.

Publicidade

O que é o CNPJ

É muito importante que antes de darmos prosseguimento a esse artigo, onde além de te mostrarmos o funcionamento desse tipo de elemento. Também te mostraremos quais são os tipos, mas antes disso, é importante entendermos do que se trata, sendo exatamente isso que te explicaremos a seguir.

Indo direto ao ponto, a sigla em questão significa cadastro nacional de pessoa jurídica, ou seja, todo empreendedor precisa cadastrar uma empresa. Para que seja possível manter a mesma funcionando, por isso, se você ainda não realizou a abertura do seu cadastro de pessoa jurídica.

Então, calma, não saia do artigo ainda, pois existem muitas coisas que você precisa levar em consideração antes de estar realizando a abertura do seu empreendimento. Afinal, quando se trata de realizar a abertura de um empreendimento, é necessário tomar muito cuidado com alguns fatores.

Como funciona o CNPJ?

Mas afinal, como exatamente funciona um cadastro de pessoa jurídica? É muito importante que você entenda o funcionamento disso, antes que. Você pode estar realizando a abertura do seu empreendimento, de uma maneira geral, o cadastro nacional de pessoa jurídica é um imenso banco de dados.

Onde informações a respeito de todas as empresas do país estão armazenadas, vale frisar que no caso do banco de dados em questão. Trata-se de um banco de dados que reúne desde informações a respeito de empreendimentos de pequeno porte, até empreendimentos imensos.

Sendo assim, não importa se você está começando agora ou se já está no mercado a mais de 10 anos. Realizar o cadastro nacional de pessoa jurídica será algo fundamental para que seu empreendimento possa funcionar corretamente. Por isso, se você está procurando uma forma de manter seu negócio de pé, então leia esse artigo até o final.

Qual a função do CNPJ?

Entender a função do cadastro nacional de pessoa jurídica, também é muito importante que você compreenda a função do CNPJ. Afinal, para que exatamente o banco de dados em questão existe? A resposta para essa pergunta é bem mais simples do que você está imaginando, de uma maneira bem dieta. 

A primeira função do CNPJ é garantir que o seu empreendimento esteja funcionando de maneira regular, segundo todas as regras. Afinal, para empreender existem alguns critérios que devem ser seguidos para que seja possível estar empreendendo tendo consigo um cadastro nacional de pessoa jurídica. 

Nesse caso, empreendimentos como os que lidam com indústria, além é claro de empreendimentos que lidam com alimentos. As mesmas passaram por fiscalizações regulares, além disso, o cadastro em questão também visa garantir que todo mundo está cumprindo as leis fiscais.

Como abrir um?

Também é muito importante que você tenha em mente o que exatamente é necessário para que você possa estar realizando a abertura de um empreendimento. Para que empreender seja possível, primeiramente é necessário selecionar uma categoria de cadastro nacional de pessoa jurídica que combine com você.

Após selecionar um dos tipos dentre todas as categorias presentes no mundo do empreendedorismo, basta acessar o famoso portal do empreendedor. E se você está começando a empreender agora, pode ir se acostumando, pois você terá muito contato com o portal em questão. 

Após isso, basta clicar em abrir CNPJ, e seguir um passo a passo super simples para estar realizando a abertura do seu empreendimento. Vale frisar que isso ocorre de uma maneira completamente on-line, além de ser bastante rápida e pouquíssimo burocrática, exigindo poucos documentos 

Existe mais de um tipo?

Algo que mencionamos anteriormente provavelmente deve ter te deixado um pouco surpreso, que no caso, foi a menção das categorias de CNPJ. Quanto a isso, não precisa se surpreender, sim existem muitos tipos de cadastros nacionais de pessoas jurídicas, e assim como você deve imaginar.

Cada um apresenta uma característica específica, o que torna tão importante a escolha do tipo certo. Mas conforme te mostraremos em breve, cada tipo de CNPJ é bastante distinto, o que torna bem simples realizar a abertura de uma empresa. Afinal, dessa forma você não precisará quebrar a cabeça com cada tipo de cadastro.

Quais são os tipos?

Mas afinal, quais são os tipos de cadastro nacional de pessoa jurídica ao qual você pode estar optando? É isso que você verá a seguir, antes disso. É muito importante que você tenha uma coisa em mente, no tocante às categorias de cadastro nacional de pessoas jurídicas existentes.

Apresentam benefícios e também limitações, que torna cada tipo único, sendo assim, confira a seguir como cada tipo de CNPJ funciona, e qual deles. Pode ser a opção mais indicada para você, além é claro, do quanto pode ser benéfico contar com cada tipo de cadastro de pessoa jurídica.

Micro empreendedor individual

Em primeiro lugar temos aquele que certamente é um dos mais conhecidos, na verdade provavelmente se trata do mais conhecido, apesar de não ser o mais comum. Por mais, que certamente esteja em segundo lugar, no tocante a existência de empreendimentos que funcionam com esse tipo de CNPJ.

Estamos falando do CNPJ, se você está procurando um bom tipo de cadastro nacional de pessoa jurídica para estar realizando a abertura de um empreendimento. Sem nunca ter empreendido antes, então saiba que você pode contar com o CNPJ de micro empreendedor individual, pois ele te atenderá muito bem.

empreendedor individual

Mas, caso você tenha consigo um valor um pouco maior para estar realizando a abertura de um empreendimento, então saiba que existe um segundo tipo. Que também pode te interessar bastante, que no caso é o cadastro de pessoa jurídica como empreendedor individual, nesse caso.

Você pode estar realizando empreendendo sem se preocupar com as limitações que um cadastro como microempreendedor individual acaba acarretando. Como, no caso da limitação de lucro, que também ocorre aqui, porém tendo a possibilidade de lucrar valores bem mais altos.

Sociedade limitada unipessoal

Mas, caso você não tenha interesse em empreender como empreendedor individual, procure realizar a abertura de um empreendimento maior. Tendo ao seu lado um equipe bem maior que no caso do microempreendedor individual e no caso do empreendedor individual.

Que podem estar realizando a contratação de no máximo um único profissional, já no caso da sociedade limitada unipessoal, existe uma limitação. Mas, não no tocante aos funcionários que podem ser contratados, mas sim no tocante a sócios, já que na sociedade limitada unipessoal é permitido um único sócio.

Sociedade simples

Temos também a sociedade simples, sendo essa uma maneira de empreender, tendo um número maior de sócios ao seu lado, mas também existe uma outra limitação. Quando se trata da sociedade simples, é importante que os seus sócios desempenhem a mesma função no que diz respeito à área de atuação.

Quando se trata de realizar a solicitação da abertura de um empreendimento como sociedade simples, é indispensável que todos sejam nutricionistas. Caso a empresa seja de nutrição, seguranças, caso seja uma empresa de segurança, e por aí vai, todos precisam desempenhar a mesma função.

Sociedade anônima

A sociedade anônima é o último tipo de cadastro nacional de pessoa jurídica, nesse caso ao estar abrindo uma empresa como sociedade anônima. Você terá uma vantagem bastante interessante, você por acaso conhece a bolsa de valores? É praticamente impossível não conhecer o mercado de ações.

Ao ter consigo um CNPJ como sociedade anônima, você poderá se tornar um empreendedor cuja empresa está no mercado de ações, no tocante às ações. Você passará a ter consigo um empreendimento de capital aberto, o que faz com que você precise lidar com algumas burocracias no tocante aos impostos.

É possível mudar de CNPJ?

Agora, temos a pergunta que não quer calar, será que mudar de um tipo de cadastro nacional de pessoa jurídica para outro tipo é algo possível? Respondendo a sua pergunta. Sim, você pode estar realizando a abertura de um empreendimento como microempreendedor individual. 

E com o passar do tempo, conforme o seu empreendimento for crescendo, migrar de um tipo de CNPJ para outro, existindo inúmeras empresas. Que começam como micro empreendedorismo, e crescem, até alcançar o patamar de sociedade anônima, vale lembrar que mudar não é obrigatório.

Vale a pena mudar?

Migrar de um tipo de cadastro nacional de pessoa jurídica para outro significa que você precisará passar a lidar com novos tipos de burocracias. Algo que muitas pessoas querem é passar longe, é muito comum encontrar pessoas que querem se manter tão longe quanto possível de burocracias chatas.

E com razão, afinal, ninguém merece ficar quebrando a cabeça com algo do tipo, mas no tocante a se vale ou não a pena, isso é algo bastante pessoal. Afinal, só você sabe se vale ou não a pena para você, isso vai variar de acordo com quais são os seus objetivos, quais são os recursos que estão a sua disposição.

E também, se você está pronto para lidar com toda a estrutura que você precisará montar e se empenhar em manter para manter o seu empreendimento de pé. Com um novo tipo de cadastro nacional de pessoa jurídica, mas de antemão, vale frisar que a mudança te dará maior possibilidade de lucro.

Como mudar?

No tocante a como mudar de um tipo de cadastro nacional de pessoa jurídica para outro, isso é algo bem mais simples do que você imagina. Mas, antes disso, é muito importante que você tenha uma coisa em mente, para que você esteja migrando de um tipo de CNPJ para outro.

O processo será um pouco mais burocrático que o processo de abrir um CNPJ, mas não precisa se preocupar, pois apesar de ser um pouco mais complicado. Permanece sendo ainda assim algo bastante simples, e apenas um pouco mais demorado, primeiramente, será necessário apresentar alguns documentos.

Como, por exemplo, além do seu RG e do seu CPF, também será muito importante estar apresentando os documentos da sua empresa, e isso inclui. Documentos que comprovem que você está em dia com as leis fiscais, vale lembrar que a migração ocorre através do portal do empreendedor.

Principais diferenças em cada tipo de CNPJ

Assim como você já deve ter reparado, cada tipo de cadastro nacional de pessoa jurídica apresenta vantagens e desvantagens, assim como cada um. Apresenta características distintas, sendo essencial que você tenha muito bem claro em sua mente qual das opções melhor te atenderá.

De uma maneira geral, as principais diferenças entre um tipo de CNPJ e outro, é a limitação de lucro, que é sempre bem maior de acordo com o tipo. Em alguns casos, ficando por volta dos 180 mil reais ao ano, como no caso do MEI, já em outros casos ficando por volta dos 4,5 milhões.

Como selecionar um bom CNPJ

E para finalizar, também é indispensável que você tenha em mente um pouco a respeito de como você pode selecionar um bom CNPJ. Quanto a isso, o primeiro passo é entender quanto capital você possui consigo para realizar a abertura do seu empreendimento, pois.

Quanto mais básico for o CNPJ, menor será a carga tributária em cima do mesmo, além disso, o quanto você pode estar lidando com a contratação de profissionais. O ramo e a sua experiência com empreendedorismo também é algo que você precisa levar em consideração na hora de abrir um CNPJ.