Você já fez alguma compra parcelada? Provavelmente sim, não é mesmo? Mas você sabia que o Brasil é um dos poucos países que disponibiliza para os clientes essa modalidade de fazer as compras de maneira parcelada? Pois é! Em vários países do mundo, as pessoas utilizam apenas o pagamento à vista para realizar suas compras.

É importante saber que isso ocorre mesmo sendo utilizado o cartão de crédito. E é muito diferente do Brasil, onde nós temos em mente que o cartão de crédito serve principalmente para efetuar as nossas compras em parcelas menores. Afinal de contas, parcelar as compras pode ser muito vantajoso em diversos aspectos. 

Mas você já se perguntou se realmente vale a pena comprar parcelado? Até o fim desse artigo, você será capaz de definir se realmente essa é uma alternativa considerável, financeiramente falando. Por que vamos te mostrar quais são as taxas e as formas de parcelamentos. Além, é claro, de te contar tudo sobre as vantagens e desvantagens de fazer esse tipo de compra.

Publicidade

O que é uma compra parcelada?

Primeiramente, é importante saber que uma compra parcelada é quando você divide o valor total da sua compra em várias parcelas. Que, por sua vez, serão pagas por alguns meses. Geralmente, essas parcelas são definidas por um número fixo de prestações. No entanto, é importante lembrar que, ao fazer uma compra parcelada em uma determinada loja, você estará contando com um empréstimo de uma instituição financeira. 

Ou seja, quando você utiliza o cartão de crédito para efetuar uma compra e parcela em 10 vezes, isso não quer dizer que a loja que você comprou irá receber esse pagamento em 10 vezes, pois a financeira do cartão será responsável por financiar esse pagamento, fornecendo uma espécie de empréstimo para você. Por esse motivo, Algumas vezes esse tipo de pagamento pode envolver algumas taxas e as condições de pagamento podem ser diferentes, e é isso que vamos te explicar.

Como funcionam as compras parceladas?

Em geral, é importante saber que existem duas modalidades de compra parcelada. Sendo a primeira delas a compra parcelada sem juros, que são aquelas em que o valor das compras é dividido em parcelas e você não paga nenhum valor adicional de juros por isso. 

Geralmente, as compras parceladas sem juros são oferecidas pelas lojas em promoções específicas. Nesse caso, o valor total da compra é dividido pelo número de parcelas escolhido pelo cliente. O valor de cada parcela é fixo até o final do pagamento, não sendo cobrado nenhum juros por isso.

Por outro lado, as compras parceladas com juros são aquelas em que o valor total é dividido em parcelas fixas, mas você paga um juros acima do valor da mercadoria. No entanto, vale ressaltar que os juros podem variar de acordo com o número de parcelas escolhido. A taxa de juros é definida pelo próprio estabelecimento ou instituição financeira e até mesmo pelo valor da compra. 

Por isso, antes de efetuar uma compra e parcelar no cartão, é importante se atentar se realmente será sem juros ou se você pagará uma tarifa maior para parcelar. Caso a compra seja parcelada apenas com juros, é importante que você avalie se realmente é necessário e se o valor total é viável para o seu orçamento financeiro.

Como as compras parceladas impactam no limite do cartão de crédito?

Esse é um questionamento que muitas pessoas fazem, afinal de contas, como as compras parceladas podem impactar no limite do seu cartão de crédito? É importante saber que as compras, mesmo que você parcele, acabam ocupando o limite do seu cartão. Ou seja, caso você faça uma compra de um valor muito alto, mesmo que parcelado em doze vezes sem juros, você terá o seu limite total disponível apenas quando terminar de pagar as parcelas. 

Com isso, ao parcelar uma compra, o seu limite será reduzido em relação ao valor total da compra e não apenas em relação à parcela que foi paga. Por isso, a medida em que você vai pagando as parcelas, o limite será reintegrado E estará disponível para as próximas compras.

Vale a pena comprar parcelado?

Essa é uma questão que depende de uma série de fatores para ter uma resposta. Primeiramente, você deve levar em consideração o valor da compra, a taxa de juros e até mesmo a sua capacidade de adiantar as parcelas em caso de necessidade. Pensando nisso, vamos te contar quais são as principais vantagens e desvantagens para as pessoas que decidem comprar parcelado no cartão de crédito ou crediário.

Vantagens:

  • Primeiramente, você poderá adquirir um produto ou serviço sem ter o valor todo em mãos, pagando em parcelas menores. 
  • Além disso, você terá uma oportunidade para economizar dinheiro. Afinal, você pagará em parcelas mensais e conseguirá se organizar melhor com o seu dinheiro.
  • Por fim, caso você queira garantir um desconto, poderá adiantar as parcelas e reduzir o valor total da dívida.  

Desvantagens:

  • Uma desvantagem pode ser o fato de que você terá comprometimento do seu orçamento pelo período de tempo em que parcelar, o que levará alguns meses.
  • Também terá os Juros adicionais que podem ser cobrados sobre o valor total da compra.
  • Uma outra desvantagem pode ser a cobrança de taxas administrativas e multas por atraso no pagamento das parcelas. Isso ocorre se o comprador não estiver atento aos prazos e condições do parcelamento.

Principais cuidados ao comprar parcelado:

Existem alguns cuidados que você precisa tomar antes de efetuar compras parcelas. Pois isso irá evitar muitos problemas financeiros. Por isso iremos te indicar que você tenha um controle de gastos eficiente. Para que não comprometa mais de 35% da sua renda com esse tipo de compra. Saiba que esse é um passo essencial para evitar endividamento futuro!

Por outro lado, tem mais algumas dicas que vamos deixar logo aqui abaixo:

  • Confira a taxa de juros e as condições de parcelamento;
  • Avalie o seu orçamento e capacidade de pagamento;
  • Faça um planejamento financeiro realista;
  • Evite parcelamentos muito longos;
  • Se possível, adiante as parcelas e garanta um desconto;
  • Verifique a reputação da empresa onde está sendo feito o parcelamento;

Por fim, esperamos ter te ajudado a entender melhor como funciona esse tipo de compra e quais são as vantagens e desvantagens!