As finanças pessoais é uma área de estudo que parece ser rotina na casa de muitos brasileiros, principalmente depois dos últimos anos onde fomos bombardeados pelos bancos digitais e pelas soluções que a democratização da internet no território nacional possibilitou. Não deixe de anotar seus gastos mas existem muitas outras coisas que você precisa fazer. Fique com a gente até o fim desse post para entender como se organizar financeiramente.

Sendo assim, essa revolução vem mudando a forma das famílias levarem suas vidas e virou um gatilho para alcançar os objetivos pessoais e coletivos. Entretanto, as finanças vão além de apenas anotar orçamentos e algumas pessoas desconhecem a profundidade do assunto, podendo ser desmotivadas com o passar do tempo a seguir essa disciplina.

Diante de tudo isso, conheça as principais informações para você sair do básico e evoluir de uma vez por todas as suas finanças pessoais.

Publicidade

Quais maneiras posso me motivar financeiramente?

Cada pessoa tem uma maneira de administrar com eficácia suas finanças, entretanto, compartilham algumas coisas em comum como:

Criar objetivos financeiros

Colocar objetivos é similar a informar um norte para um navegante, você saberá para onde ir e os caminhos necessários para encontrar o “tesouro”. Outro ponto muito importante dos objetivos financeiros é sempre atrelar o que você precisa conseguir com um tempo já pré determinado. Não deixe de anotar seus objetivos, quando escrevemos as coisas ficam mais claras.

Assim, evita possíveis procrastinações pelo prolongamento de alguns objetivos que podem ser concretizados em um tempo muito menor do atual.

Determine algumas premiações

Não precisa ser algo de outro mundo, pode ser pequenas ações que você considera muito importantes.

Isso vai desde um chocolate da sua marca preferida e serve para renovar seus ânimos para as metas que precisam ser cumpridas constantemente.

Evite punições por descumprir suas metas

Um dos grande problemas que as pessoas têm ao começar qualquer projeto, é não conseguir bater suas metas e objetivos no  prazo determinado. Levando a uma punição pelo descumprimento.

Entretanto, isso não vai mudar a realidade, você precisa pensar em meios de não repetir essa mesma situação e assim, não perder a motivação ou criar pensamentos impossibilitantes.

Conheças meios para eliminar impostos

Fazer uma boa gestão da sua contribuição não se enquadra como sonegação de impostos, você está apenas se desenvolvendo para pagar a menor quantidade possível.

Quando você tem um bom contador, isso ajuda a se concretizar porque esse profissional já conhece as principais lacunas pelas quais você consegue passar.

Diversifique

A diversidade é sempre sinônimo de processo, isso porque, quando estamos falando em investimentos e finanças, não podemos contar apenas com a sorte de apenas uma decisão certa. Assim, para evitar que você dependa integralmente da sorte de dar certo, alterar a quantidade por cada ação financeira cria o alicerce necessário para você crescer.

Conheça outras pessoas

A troca de experiências entre outras pessoas pode ser fundamental para aprender com os erros dos outros e evitar que você os cometa realizando as mesmas ações. Dessa forma, sempre interagir não trará malefícios e sendo feito de maneira saudável, os dois lados desse compartilhamento ganham.

Multiplique suas rendas

Outro ponto muito importante das finanças pessoais é conseguir multiplicar as suas rendas para aumentar a sua independência. E, com o tempo restante da sua rotina, investir em áreas cada vez mais prósperas para criar um ciclo virtuoso de finanças, permitindo você criar o futuro que bem entende a partir dos objetivos determinados anteriormente.

Tenha planos futuros

Os próximos dias, meses e anos são quase impossíveis de se prever com 100% de certeza do que irá acontecer, por isso, entram em ação as reservas para emergências e formam uma âncora para você manter a disciplina financeira. Como já falamos anteriormente anotar tudo o que você for fazer é parte importante do processo.

Além dela, é possível formar uma previdência complementar que poderá ser essencial no seu longo prazo, independente do momento atual.

Quais soluções digitais são fundamentais?

Há diversos existentes na internet, entretanto, os mais populares na atualidade são:

  • Blogs: Administrar finanças não é o mesmo do que algumas décadas atrás, assim,  se destacar na área com a opnião de empresas experts no assunto.
  • Canais do Youtube: Os canais na internet são a ponte entre especialistas que sintetizam todo o conhecimento em vídeos que podem ser absorvidos com facilidade por você até mesmo com a modalidade dos podcasts.
  • Aplicativos de finanças: Os aplicativos de celular possibilitam a você levar para qualquer lugar a maneira como administra suas finanças, a boa notícia é que a maioria das soluções é gratuita.
  • Da sua própria corretora: Uma das novidades dos bancos atualmente, é a capacitação pelo seu aplicativo para manter seus clientes com as melhores informações que podem estar disponíveis a poucos cliques.

Como a maioria tende a ser gratuito, absorva a maior quantidade de conteúdo que puder e os principais pontos positivos de cada solução, por fim, a mais interessante para o seu momento financeiro pode ser a escolhida com maior facilidade.

Os livros ainda são úteis na era da modernidade

Apesar da tecnologia ainda ter dominado diversos processos em que precisamos de ajuda, como no mundo financeiro. É preciso voltar a algumas origens como nos livros para desenvolver seu processo de amadurecimento.

Assim, quando falamos em gestão de finanças, os recomendados pelos melhores especialistas do mundo são:

  • Os Segredos da Mente Milionária (T. · Genial Investimentos).
  • Pai Rico, Pai Pobre (Robert Toru Kiyosaki).
  • O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)
  • A Mente Acima do Dinheiro (Ted Klontz, Brad Klontz )
  • Terapia Financeira (Reinaldo Domingos)

O grande lado positivo atualmente é a imensa disponibilidade de outras formas de absorção de conhecimento como os audiobooks, facilitando a sua leitura e a compreensão do texto em um tempo menor. Para ficar mais efetivo você pode anotar as principais ideias que deseja levar de cada livro!

Conclusão

Agora é um dos momentos mais decisivos, pois, alinhar todos os pensamentos é outro passo fundamental para você não se perder nesse mar de informações. Assim, é essencial continuar acompanhando as postagens que publicamos constantemente no blog e também não pare de anotar suas finanças.

Evitando que você se desatualize sobre as melhores maneiras de administrar as finanças e tenha informações para organizar a sua rotina de maneira simplificada. Por fim, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a conhecimentos de qualidade em um único texto, além de poder acompanhar as postagens futuras.