Se você é um usuário dos dispositivos do sistema iOS, os queridíssimos iPhones, é evidente que estes smartphones possuem diversas alternativas que oferecem praticidade a seus usuários. Conheça o Apple Pay!

Esta praticidade, também inclui na hora de pagar pelos seus produtos prediletos, a Apple oferece a seus usuários uma e-wallet, a famosa carteira digital.

Por isso, você irá conhecer mais sobre o Apple Pay, a proposta lançada pela Apple a seus usuários que sejam maior segurança e praticidade ao realizar suas compras.

Publicidade

Como se cadastrar

  1. Já instalado no iOS, o Apple Pay pode ser acessado ao acessar “Ajustes” e ir até parte de “Wallet e Apple Pay”.
  2. Em primeiro lugar, você precisa cadastrar os seus cartões. Logo após tocar em “Adicionar Cartão”, sua câmera será ativada. Aponte ao cartão para que o aparelho tente identificar os dados automaticamente.
  3. Caso isso não ocorra, você poderá informar seus dados manualmente. Nesse caso, você pode digitar o número do cartão e depois o seu código CVV e a data de vencimento.
  4. Por fim, você já terá os seus cartões registrados na sua carteira digital e poderá utilizá-los nas suas compras em lojas físicas e online. 
  5. No que se refere a compras em lojas físicas, a tecnologia NFC, mais conhecida como aproximação, pode ser utilizada.

Quantos cartões posso adicionar? 

Podem ser registrados até 12 cartões no Apple Pay nos modelos do Apple Watch 3 e posteriores ao iPhone 8 e iPhone 8 Plus. Já nos modelos anteriores, são aceitos até oito cartões em um único dispositivo.

São aceitos cartões das bandeiras MasterCard e Visa como das instituições e fintechs: Banco do Brasil; BTG, Next, Nubank, Inter, Bradesco, Woop, Digio, entre outros.

Apple Pay é seguro?

Sim. Todas as transações feitas com Apple Pay exigem autenticação por meio do Face ID (reconhecimento facial), Touch ID (sensor de identidade por impressão digital) ou código de acesso.

O Apple Watch é protegido através de um código de acesso que só é de conhecimento do dono do aparelho e esse código é solicitado a todo o momento que o Apple Watch é colocado no pulso.

Como funciona o pagamento por aproximação (NFC)

O pagamento por aproximação é um recurso usado para simplificar os pagamentos em lojas físicas. Utilizando a tecnologia NFC (Near-Field Communication), que significa comunicação por campo de proximidade, você consegue pagar pela sua compra apenas ao aproximar o cartão de crédito da maquininha. Além disso, no caso de compras de valores menores, não é preciso nem ao menos digitar a senha. 

Ao usar a Apple Pay, é possível realizar a mesma coisa. Ao pagar sua compra, só é preciso autenticar e aproximar da maquininha a parte superior do aparelho.

Como é feita a autenticação do pagamento

O método de autenticação pode ser bastante variado, o que depende do Iphone que você tem. No caso de iPhone X ou superiores, por exemplo, a autenticação é feita através do Face ID.

Para isso, é preciso pressionar duas vezes o botão lateral para ativar o Apple Pay. Com isso, será feito o reconhecimento facial. Em seguida, basta que você escolha o cartão de crédito ou débito utilizado e aproxime da maquininha na parte superior do aparelho.

Em modelos de iPhone anteriores, será preciso pressionar a tecla “Início” duas vezes para que autentique sua impressão digital ou através da senha numérica.

Como funciona o Apple Pay

Em resumo, o Apple Pay funciona como uma carteira dentro do dispositivo móvel. Nele você adiciona os seus cartões e ao pagar, você pode escolher qual método será utilizado. O pagamento é feito aproximando o dispositivo da maquininha sem precisar do contato com outra pessoa.

Como saber se meu dispositivo é compatível

Em casos de iPhone, é preciso que estes modelos possuam Touch e Face ID.

Para os iPads, os modelos Pro, Air e mini possuem Touch ID e Face ID.

Já os Apple Watch Series 1 e posteriores. Além disso os modelos de Mac com Touch ID, lançados em 2012 ou posteriores com iPhone ou apple watch que possuem o Apple Pay ativado.

Vou ser cobrado pelo serviço?

O Apple Pay exige uma taxa para que seus serviços sejam usados, mas pode ser que a sua instituição financeira faça algum tipo de cobrança. Por isso, contate a seu banco para verificar.Como posso usar o Apple Pay?

  • Compras em aplicativos

Em seus aplicativos Apple, essa e-wallet também funciona, ou seja, você pode selecionar o Apple Pay ao finalizar sua compra ou comprar qualquer coisa de um app, sendo preciso colocar o dedo no Touch ID ou mesmo usar o Face ID ao pagar.

  • Compras em lojas físicas

Para que o serviço seja usado, é necessário abrir o aplicativo Wallet do iOS, fazer o cadastro do cartão e seguir as próximas instruções de ativação fornecidas ao banco. Para isso, é preciso ter um cartão de crédito ou débito compatível além de um iPhone com contactless.

A próxima etapa consiste em levar o celular para que o pagamento seja realizado em alguma loja que ofereça suporte à plataforma.

Ao chegar no caixa, será preciso informar que deseja pagar com o Apple Pay. Além disso, a máquina de cartão também deve ter suporte ao NFC para que o pagamento seja realizado.

  • Compras em lojas online

Em primeiro lugar, é preciso tocar no botão Apple Pay e escolher a Apple Pay como meio de pagamento. Para que você utilize outro cartão, toque no botão avançar ou no botão Expandir Menu, que se encontra ao lado do cartão padrão. Caso for necessário, digite suas informações de cobrança, contato e envio. O Apple Pay armazena suas informações, assim não será preciso digitá-las de novo.

  • Passagens

É preciso adicionar um cartão de transporte público no app Carteira para que suas passagens sejam pagas com o Apple Pay, iPhone ou Apple Watch compatível. Verifique com a sua agência de transporte público quais serão seus modelos compatíveis.

Como pagar com o Apple Pay?

Em iPhones com o recurso do Touch ID, com a tela bloqueada, pressione o botão início duas vezes rapidamente. Para usar seu cartão padrão, posicione o dedo no leitor da digital e segura o aparelho com a parte superior a alguns centímetros do leitor da maquininha. Espere pela mensagem de “OK” na tela, indicando que o pagamento foi efetuado.

Consigo pagar como débito?

Sim, é possível. Visto que muitos não usam o cartão de crédito, talvez por certas restrições no mercado ou até mesmo por escolha de não usar mais esse tipo de pagamento.

Benefícios de usar o Apple Pay

  • Dados pessoais protegidos

Ao fazer um pagamento, é gerado um número específico para seu aparelho e cria um código de transação único. 

  • Privacidade nas suas compras

Quando você paga ao usar o cartão de débito ou crédito, o Apple Pay não guarda informações que podem ser associadas a você.

  • Toque só no seu aparelho. 

O Apple Pay funciona diretamente do seu aparelho, para que você não precise tocar nos botões e terminais, pegar cartões ou dinheiro.

Vale a pena ter a carteira Apple Pay?

Se você tem iPhone, o Apple Pay, sem dúvidas, trará uma enorme praticidade para seus pagamentos. Em especial, porque é uma ótima alternativa para quem não quer carregar seus cartões de crédito a todo momento no bolso.