Se você está começando a investir agora, provavelmente se sente um pouco inseguro para começar, né? É nesse momento que entra o trabalho da asset. Desta forma, a asset funciona como uma maneira de gerenciar os seus ativos. O que pode ser uma excelente oportunidade para as pessoas que não possuem segurança o suficiente para começar a investir.

Além disso, a asset também pode ajudar aquelas pessoas que até entendem sobre investimentos, mas não têm tempo suficiente para se dedicar a essa função. No entanto, caso você ainda não tenha conseguido entender exatamente do que se trata, fique tranquilo! Vamos te explicar com detalhes o que é Asset e como ela pode te ajudar no mundo dos investimentos.

O que é asset

Como citamos anteriormente, a Asset irá te ajudar a gerenciar seus ativos. Por esse motivo, a tradução literal de “asset management” é: “gestão de ativos”. Ou seja, estamos falando aqui de um serviço que muitas instituições diferentes podem oferecer.

Publicidade

No entanto, a definição exata pode ser entendida como um serviço que diversas instituições financeiras disponibilizam. Aqui podemos inserir os bancos ou fundos de investimentos especializados em gerir o patrimônio de cotistas dessas instituições. Vale lembrar também que toda e qualquer asset deve ser legalmente constituída e supervisionada pela CVM (comissão de valores mobiliários).

Todavia, uma asset é composta por muitos tipos de profissionais que atuam em diferentes meios. Por isso, os recursos se dividem de acordo com os ativos. Sendo eles: Ações, Títulos de renda fixa, Imóveis e recebíveis imobiliários, BDRs e Moedas e commodities.

Assim fica muito mais fácil conseguir diversificar a carteira de investimentos. Não deixando de lado a proteção ao patrimônio. Além disso, torna-se mais fácil também conseguir aumentar a rentabilidade e evitar o prejuízo oriundo da volatilidade do mercado.

Para concluirmos o conceito, basta entender que toda asset serve para aumentar o seu retorno financeiro ao mesmo tempo em que diminui os riscos encontrados no processo. Desta forma, quando um cliente contrata um serviço de uma asset management, está terceirizando a gestão do seu dinheiro. Em geral, o perfil desse investidor pode se encaixar em uma das três categorias seguintes:

  • Investidor pessoa física de alta renda;
  • Investidor institucional;
  • Setor público.

Para que serve uma asset?

Se precisarmos definir em poucas palavras, uma asset serve para o gerenciamento e consequente aumento do poder aquisitivo dos clientes. Ou seja, uma asset serve para aumentar sua riqueza e multiplicar seu dinheiro. Mas como eles fazem isso? É simples!

Em primeiro lugar, a asset irá te recomendar os melhores ativos para compor a sua carteira carteira de investimento. Irá te indicar o que for mais lucrativo. Além disso, a empresa também servirá para acompanhar e coordenar a rentabilidade dos seus investimentos. Por meio desse acompanhamento, conseguirá monitorar aquilo que está lucrando mais e o que você deve deixar de lado.

Contudo, vale lembrar que todas essas ações são exclusivamente voltadas para garantir que você tenha a maior rentabilidade possível. Sempre recalculando a rota a fim de otimizar o potencial de ganhos dos investimentos, alinhando o dinheiro investido com as melhores oportunidades do mercado financeiro atualmente.

Como funciona uma asset?

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que uma asset funciona de forma independente. Isso quer dizer que todos os serviços que a empresa oferece podem se diferenciar de tudo aquilo que os bancos em si prometem e oferecem.

Ou seja, a asset oferece aos clientes diversos tipos de  uma série de investimentos exclusivos e personalizados. De forma a funcionarem alinhados com os interesses e necessidades dos clientes.

No entanto, o fato de gerenciar os ativos vai além de apenas sugerir ações para comprar. Sendo assim, o processo também inclui tomar decisões de investimentos de forma autônoma e deliberada, sem a necessidade de consultar seu cliente. Com isso você pode notar que o seu patrimônio estará nas mãos da empresa e cabe a ela decidir como melhor investir.

Conforme falamos anteriormente, toda a estratégia traçada pela asset é direcionada para um melhor desempenho da carteira de investimentos em geral, não se restringindo apenas a um ativo ou ação isolada. Lembrando que: tudo é feito de maneira ponderada e considerando sempre a realidade e o perfil financeiro do investidor.

Qual a diferença entre asset e corretora de valores?

Esse é um questionamento que pode surgir. Afinal de contas, são serviços que podem sim se assemelhar em alguns aspectos. Mas vamos focar aqui naqueles aspectos e fatores que diferem os dois tipos de empresa.

Primeiramente, se analisarmos a quantidade de serviços e produtos oferecidos, podemos verificar que uma corretora de valores oferece uma variedade bem menor de opções de investimentos a seus clientes. E essa variedade geralmente é composta por seus próprios produtos.

Por outro lado, uma asset é capaz de trabalhar com uma carteira diversificada de ativos. Isso se deve ao fato de que uma asset pode englobar ativos de diversas instituições.

Um outro fator capaz de diferir as duas é que em uma corretora de valores são os próprios clientes os responsáveis por escolher como e onde alocar seus recursos, Já em uma asset é feita toda uma curadoria e essa escolha é de responsabilidade de uma equipe especializada neste tipo de tarefa. Isso porque uma corretora não irá oferecer serviços personalizados, enquanto na asset você pode contar com isso!

Em relação à prestação de serviços em si, também é bem diferente. A corretora lucra por meio da comercialização de seus próprios produtos. Enquanto isso, a asset ganha à medida em que os investimentos dos seus clientes geram retorno financeiro. Desta forma, isso pode ocorrer por meio de uma taxa relativa ao montante investido ou por comissões sobre os lucros.

Qual a importância da asset management?

Por fim, você pode perceber que a contratação de uma empresa desse tipo é muito importante. Principalmente se você não tiver segurança o suficiente para investir ou se não possuir tempo disponível para isso.

Afinal de contas, quando queremos investir, estamos almejando os lucros, né? E isso pode ser consideravelmente mais fácil se você contar com uma empresa especializada que irá reduzir os riscos e aumentar os ganhos.