Alguns anos atrás foi criado o vale gás. Esse benefício tem o objetivo de fornecer ajuda financeira para diversas pessoas de baixa renda que não possuem condições sequer para comprar o gás de cozinha. Sendo assim, esse benefício beneficia apenas pessoas que estão inscritas no cadastro único. O que é indispensável para o pagamento do vale gás, que também pode ser chamado de auxílio Gás.

Desta forma, caso você não saiba como funciona esse benefício, como solicitar ou até mesmo para quem ele é mais apropriado, vamos te contar agora mesmo.
Em primeiro lugar, é importante saber que essa lei se destina a oferecer e custear o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos. O cálculo é feito através da pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, ANP.

No entanto, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro foi sancionado o projeto de Lei número 14.237 que deu origem ao pagamento do vale gás, de fato. Por meio dele, várias famílias puderam começar a receber 50% do preço médio do gás de cozinha de 13 quilos, como era ofertado de início. Isso quer dizer que o valor exato do auxílio Gás 2023 só pode ser calculado através do preço de mercado do gás em si.

Publicidade

Agora vamos descobrir um pouco mais se você se enquadra no público alvo deste benefício. E como você pode fazer para receber o auxílio Gás 2023. Sem mais delongas, vamos lá!

Quem pode receber o vale gás?

De acordo com a legislação que deu início ao benefício, para saber quem pode receber o auxílio Gás, é importante saber que em primeiro lugar a pessoa deve estar com os dados atualizados no cadastro único. Apenas assim é possível verificar se a pessoa precisa de fato do benefício. Haja vista que esse sistema é utilizado pelo governo federal para detectar pessoas em situações de vulnerabilidade social atualmente.

Ou seja, através desse sistema, é possível reconhecer quem são as pessoas incluídas no grupo que deve receber o auxílio gás. Por isso, se informe sobre o CAD, o cadastro único, para que esteja inscrito nele.

Além disso, não basta apenas estar inscrito no Cadastro Único, também é preciso que a pessoa tenha renda salarial de até meio salário mínimo por pessoa da família. Além, é claro, de estar inscrito no cadastro único. Um outro ponto importante é que a pessoa deve receber o benefício de prestação continuada, benefício pago para pessoas de baixa renda com deficiência ou idosos com mais de 65 anos. Pessoas que recebem auxílio no Brasil também estão incluídas nessa categoria.

Por fim, visando atender o maior número de pessoas, o benefício se estende com prioridade às famílias que são chefiadas por mulheres ou possuem vítimas de violência doméstica no núcleo familiar. Isso ocorre para que sejam diminuídas as diferenças e privilegiadas as mulheres que atuam de maneira solo em suas famílias.

Valor de pagamento do vale gás em 2023:

Como citamos anteriormente, o valor estimado do benefício do auxílio Gás depende exclusivamente do valor de mercado do gás de cozinha no ano de 2023. Desta forma, ainda não se tem uma estimativa sobre o quanto irá custar o gás de cozinha neste ano, por isso, não é possível falar com exatidão qual será o valor do auxílio.

No entanto, existe um cálculo de que caso a média do valor do botijão de 13 quilos se mantenha em 110 a R$115 o auxílio custará em média R$56 por família.
Isso ocorre porque o intuito do benefício é ajudar e auxiliar as Famílias a financiarem apenas a metade do valor que é cobrado pelo produto. De tal forma que o valor restante seja custeado pelos próprios beneficiários.

Para concluirmos esse tópico, vale ressaltar que o benefício não define algum lugar ideal para que você compre o seu o botijão de gás. Ou seja, essa decisão deve ficar a critério do beneficiário.

Como sacar o valor do auxílio gás?

Caso você esteja se perguntando como deve sacar o valor do auxílio Gás, fique tranquilo que iremos te ajudar. Em primeiro lugar, vale ressaltar que a forma de pagamento do auxílio Gás é a mesma desde os anos anteriores. Isto é, você pode utilizar o aplicativo da poupança social digital do banco caixa para que consiga fazer o depósito e o saque do valor.

Isso quer dizer que por meio do aplicativo o beneficiário conseguirá sem grandes dificuldades movimentar o dinheiro para sua conta bancária de preferência. Isso pode ocorrer por meio de transferências diretas, piques ou até pagamento de boletos. Além disso, você pode utilizar o valor por meio de um cartão virtual ou por meio de leitura de QR code nas maquininhas de cartão.

Uma outra vantagem é que você consegue sacar o valor sem ter o cartão disponível em mãos nos caixas eletrônicos do Banco Caixa Econômica. No entanto, vale ressaltar que quem deseja receber o vale gás em mãos deve fazer o saque no guichê de atendimento da caixa econômica ou até mesmo em casa lotérica. Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto.

Para concluir, é importante saber que neste momento a mesma função vai estar disponível no aplicativo da poupança. Desta forma, será gerado um tipo de código para sacar. Vale lembrar que você deverá informar esse código no caixa eletrônico onde irá sacar. Isso ocorre para garantir a segurança da transação.

Calendário de pagamentos do vale gás 2023

Em relação ao calendário de pagamentos, é importante saber que ele ocorre de acordo com o auxílio Brasil. Por esse motivo, compre as mesmas regras: deve seguir o último dígito do número de inscrição social, mais conhecido como NIS. E deve ser pago obrigatoriamente nas duas últimas semanas do mês, respeitando os dias úteis.

Por fim, podemos concluir que o benefício é muito válido e as pessoas em vulnerabilidade social podem solicitar. No entanto, é necessário saber que o fato de estar inscrito no cadastro único não garante o oferecimento obrigatório do benefício, mas funciona como uma forma de privilegiar me dar preferência às pessoas que já possuem este tipo de cadastro ativo.

Vamos solicitar o seu auxílio Gás agora mesmo para conseguir custear pelo menos 50% do valor do gás de cozinha?