O mundo muda cada vez mais em diversos âmbitos e o mercado financeiro não podia ficar de fora. Uma das provas dessa mudança são os bancos digitais, que são novas alternativas bancárias, para tornar a vida dos brasileiros mais fácil.

Certamente, a tecnologia vem a agregar bastante na nossa rotina, tornando possível que nossas demandas pessoais e financeiras possam ser resolvidas em um só clique, tudo por meio da Internet. Diante disso, uma das novidades que mais tem ganhado espaço atualmente são os bancos digitais no Brasil, o qual vieram com um jeito revolucionário para lidar com as nossas finanças.

Já se foi o tempo em que nós saímos de casa para ir ao banco, passar por filas enormes e ter que lidar com todo aquele processo burocrático. Além disso, temos que lidar com as taxas mais altas em serviços e produtos do banco, que tomam uma boa quantia do nosso dinheiro.

Publicidade

Atualmente, você pode resolver todas essas questões sem sair de casa ao abrir conta em bancos digitais, além de não precisar arcar com nenhum custo por isso.

Desse modo, a seguir você conhecerá todas as informações que dizem respeito aos bancos digitais, desde o seu funcionamento e o que diferencia ele dos bancos convencionais.

O que são bancos digitais?

Primeiramente, coloque em mente que o banco digital é como um banco digital, tendo em vista que as funções realizadas a seus clientes são as mesmas.

No entanto, sua maior diferença é que os bancos digitais funcionam exclusivamente de forma online, por meio de apps e sites, além de cobrarem bem menos taxas (em alguns casos, nenhuma).

Dessa maneira, esses bancos são uma ótima forma de facilitar a rotina dos brasileiros, pois você pode realizar tudo através do seu computador ou celular.

E para você garantir essa praticidade, só será preciso abrir sua conta digital e pronto! Você poderá realizar transferências, depósitos e até pagamentos através da Internet.

Ademais, você irá receber um cartão físico, para que seus saques em redes 24 Horas sejam realizados, compras no débito e ainda, em alguns casos, acessar cartões de crédito sem taxas e anuidade.

Como funcionam os bancos digitais

Essas instituições, como dito anteriormente, possuem bastante similaridade aos bancos comuns, tendo apenas o diferencial em como seus serviços são realizados, sendo eles: através da Internet.

Em primeiro lugar, para que você garanta os benefícios de um banco digital é necessário escolher um banco digital que atenda suas necessidades, há diversas alternativas atualmente, como o C6 Bank, Nubank, Inter, Neon, entre outros.

Todo o procedimento para a abertura de conta é online, enviando a documentação por fotos. Sua conta corrente será usada para transferências, compras e pagamentos. Além de que os seus saldos e extratos serão totalmente acessados pelo app. Caso você necessite de atendimento, é possível comunicar o banco por meio do chat ou e-mail.

Diferenças entre os bancos digitais e os tradicionais

Já ressaltamos bastante como os bancos digitais e tradicionais são semelhantes, mas o que os diferencia? Podemos citar como sua principal diferença em seus serviços. O do banco digital é totalmente online, já dos tradicionais o atendimento pode ser presencial e online.

Vale mencionar que, no caso dos bancos comuns, os serviços básicos como o atendimento precisam ser feitos na própria agência. 

Na verdade, essa característica do Banco Digital é um dos pontos que mais diminuem seus custos operacionais, sendo fundamental destacar a diferença entre os bancos digitais aos que encontramos pelas ruas.

Serviços digitais ou plataformas, como o banco online dos bancos tradicionais, não são o suficiente para serem classificados como bancos digitais. em realidade, esses bancos são elegíveis para digitalização.

Desse modo, para que uma instituição seja um banco digital, é preciso que certas condições sejam atendidas. Prestar todos os serviços online, desde a sua abertura de conta até o atendimento ao cliente. Para que você entenda melhor, confira o exemplo a seguir:

Os bancos digitais oferecem um serviço online para a abertura de conta e até mesmo quando você precisa de ajuda, assim você não tem que enfrentar filas enormes para a resolução de um problema. Seu problema pode ser resolvido diretamente da sua casa ou pelo seu celular com o atendimento eletrônico. 

Além disso, suas operações financeiras são feitas 100% digitais por meio do app. Portanto, os bancos digitais estão bastante à frente dos bancos tradicionais no que se refere a sua tecnologia.

Banco digital é seguro?

Do mesmo modo que o Banco Central (BC) fiscaliza os bancos convencionais, ele também regula todas as finteches do país que ofertam conta digital, empréstimo, cartão de crédito e outros serviços financeiros.

Ou seja, os bancos digitais também precisam seguir regras específicas para que continuem funcionando. Ademais, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou, em abril de 2019, que haveria a implementação de novas regras de segurança nas instituições financeiras, para que elas possam operar na Internet.

De acordo com a Resolução nº 4658, é preciso ter uma “política de segurança cibernética” para essas empresas, que é definida como “requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem”. Esta medida foi uma nova maneira de trazer maior segurança aos clientes.

Quem pode abrir conta em um banco digital?

Qualquer indivíduo que seja maior de 18 anos pode ter uma conta digital. Referente a empresas é necessário ser uma pessoa jurídica, em outras palavras, possuir um CNPJ ativo.

Além disso, é fundamental lembrar que para abrir uma conta PJ há uma maior burocracia nas instituições financeiras tradicionais, o qual exigem uma série de documentos, como os que mencionaremos a seguir:

  • CNPJ Regular e Ativo juntamente à Receita Federal do Brasil na data de abertura da conta;
  • Documento constitutivo registrado em órgão competente (incluído alterações, caso houver) segundo com a Natureza Jurídica da PJ;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de faturamento/receita, com exceção a Administração Pública.

Como abrir sua conta em um banco digital

Em geral, para você abrir conta em um banco digital é bem simples, visto que estes bancos, para que você faça a abertura da sua conta, o processo é feito da mesma maneira.

Em primeiro lugar, você precisa acessar ao aplicativo do seu banco de escolha, normalmente os bancos digitais possuem seus apps disponíveis para todos os sistemas, seja Android ou iOS, ao instalar você clicará em “Criar Conta”.

Em seguida, você terá que responder algumas perguntas referente aos seus dados pessoais (não esqueça de ter a identidade em mãos, pois o Banco pede fotos da frente e verso do documento) e possivelmente você responderá algumas perguntas que dizem respeito a sua renda.

Após isso basta esperar pela aprovação, aliás, um ponto bastante positivo dos bancos digitais é que sua aprovação é bastante rápida levando horas ou no máximo um dia.

Ao ter sua conta aprovada, você poderá solicitar o seu cartão de crédito, bastando preencher seus dados residenciais.