Se você já pensou em investimentos, com certeza já imaginou como seria investir no exterior, não é mesmo. Por esse motivo, vamos te contar um pouco mais sobre o investimento na bolsa americana. Isto é, como você pode fazer para diversificar os seus investimentos e aplicar em diferentes ativos. Desta forma, vale ressaltar que os investimentos na bolsa americana podem ser uma excelente opção para que você consiga obter muito mais lucro. Afinal de contas, quando investimos queremos um retorno, não é mesmo?
Ou seja, se você pretende investir no exterior através da bolsa americana, saiba que você está no lugar certo. Pois aqui iremos te contar tudo sobre esse tipo de investimento e com vantajoso ele pode ser para a sua situação financeira nos dias atuais.

O que é investir no exterior?

Em primeiro lugar, vale ressaltar aqui que o investimento no exterior é justamente quando investidor brasileiro decide investir o seu dinheiro em ativos de outros países. Nos dias atuais, essa é uma das melhores estratégias devido a tanta incerteza instabilidade no cenário nacional de investimentos. Sendo assim, investir no exterior significa investir em ativos fora do país de origem do investidor.

Dentre as opções de ativos que citamos acima podem estar ações de empresas estrangeiras, títulos de dívida emitidos por governos ou até mesmo é possível investir em empresas de outros países, fundos de investimentos internacionais e diversas outras opções.

Publicidade

Ou seja, como você pode notar existem diversas razões que levam um investidor brasileiro a optar por investir no exterior. Principalmente em bolsas americanas, que é o foco deste artigo.

Dentre as principais razões que levam uma pessoa a investir em ativos de outro país, está a diminuição de risco, pois ativos de outros países podem possuir menos instabilidade. Além disso, você consegue ter acesso a mercados e setores específicos que podem estar mais alinhados com as suas pautas. Outro fator que também leva pessoas a investirem no exterior é o potencial de retorno que é consideravelmente mais elevado. Isso significa que você consegue lucrar mais!

No entanto, é importante ressaltar que investir no exterior não exime a pessoa de riscos. Isso se deve ao fato de que também existe volatilidade cambial, além do risco político. Por isso é importante que os investidores façam uma análise detalhada e cuidadosa dos riscos que podem estar envolvidos neste processo. Além de estar sempre antenado às notícias do mundo afora, para que não seja pego de surpresa em absolutamente nada.

Conheça Bolsa Americana

Vamos explicar agora mesmo de maneira simples o que é bolsa americana e como você pode aproveitar as oportunidades internacionais da melhor maneira. Isto é, você deve conhecer o mercado norte-americano que é o mais comum quando falamos de investimento no exterior.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que para fins de definição a bolsa americana se trata de um mercado de ações localizadas nos Estados Unidos. Neste mercado de ações, as empresas podem vender ações, que são pedaços da empresa vulgarmente falando, para pessoas interessadas em investir dinheiro nestas ações.

Em geral, a bolsa americana é uma das maneiras das empresas levantarem capital para que consigam financiar suas operações de projeto de crescimento. Ou seja, enquanto os investidores compram as ações com a esperança de que o valor aumente futuramente, as empresas obtêm um capital necessário para que invistam em seu Portfólio de tal maneira que o crescimento seja considerável. Desta forma, os dois lados obtêm lucros. É bem simples, né?

Quais Bolsas de Valores compõem a Bolsa Americana?

Contudo, vale ressaltar que a bolsa americana é composta por diversas bolsas de valores. Dentre essas, estão diversas bolsas que possuem muita notoriedade. Assim como:

Bolsa de Valores de Nova York (NYSE)

A Bolsa de Valores de Nova Iorque é uma das bolsas mais conhecidas do mundo, sendo uma das maiores neste ramo. Desta forma, foi fundada no ano de 1792 e nos dias atuais conta com mais de 2.400 empresas em seu portfólio. Sendo capaz de oferecer uma grande variedade de alternativas para realizar investimentos em todos os ramos.

Esta bolsa de valores possui reconhecimento principalmente por ser uma das poucas onde muitas das maiores empresas dos Estados Unidos e do mundo possuem ações negociadas publicamente. A bolsa em si foi palco de muitos eventos históricos, incluindo a crise financeira de 1929. No entanto, vale ressaltar que a NYSE conseguiu sobreviver com excelência todos esses eventos e continua sendo um dos principais pilares indicadores da economia global nos dias de hoje.

Todos os dias úteis às 9h30 da manhã no horário local a bolsa de Valores de Nova Iorque faz a sua famosa cerimônia de abertura. Neste momento, é tocar um sino para sinalizar o início das negociações. Essa cerimônia em si é pode ser vista por muitas pessoas como um símbolo do poder financeiro dos Estados Unidos e sempre possui transmissão ao vivo pela televisão local.

No entanto, se você está cogitando investir na bolsa de valores americana, a Bolsa de Valores de Nova Iorque pode ser uma opção a se considerar inicialmente.

National Association of Securities Dealers Automated Quotations (Nasdaq).

Em segundo lugar dentre as redes de bolsas de valores mais famosas do mundo, está a NASDAQ. Essa bolsa de valores foi fundada no ano de 1971, sendo mais recente que a bolsa de Valores de Nova Iorque. No entanto, também fica localizada em Nova Iorque sendo a segunda maior bolsa de valores do mundo. Atualmente conta com mais de 3300 companhias listadas em seu Portfólio.

Se tivermos que escolher apenas um motivo para que a NASDAQ se diferencia das demais, podemos citar o fato de que ela possui uma grande concentração de empresas no setor da tecnologia. Sendo assim, caso você deseje investir em tecnologia, pode ser uma ótima opção. Afinal de contas, essa bolsa de valores é conhecida por ser a bolsa de tecnologia E por negociar ações de empresas tradicionais, principalmente no ramo de tecnologia e inovação.

Hoje em dia, a NASDAQ se trata de uma das bolsas de valores mais líquidos do mundo. Isto é, existem muitos compradores e vendedores ativos na plataforma, o que torna ainda mais fácil negociação de ações. Assim como a bolsa de Nova Iorque, a bolsa NASDAQ também é frequentemente utilizada como indicador de saúde econômica do setor da tecnologia e inovação. No entanto, também pode ser uma boa opção para o seu bolso!

Vale lembrar que assim como a NYSE, a NASDAQ é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). E, por isso, se trata de uma parte importante do sistema financeiro global. Por fim, a bolsa de valores é vista como um símbolo da inovação e da economia digital dos Estados Unidos.

Como investir na Bolsa Americana?

Como citamos anteriormente, a bolsa americana é composta por diversas bolsas de valores. Dentre elas estão as duas maiores bolsas do mundo, o que faz com que essa opção seja uma opção a se considerar no momento de investir no exterior.

Caso você deseje saber exatamente como fazer para investir na bolsa americana, iremos te contar. No entanto, vale ressaltar que podemos dividir o investimento em duas grandes categorias. Aquele em que é feito a partir do Brasil ou o investimento feito diretamente nos Estados Unidos. Vamos descobrir um pouco mais sobre isso?

Investindo na Bolsa Americana pelo Brasil

Para quem ainda não possui familiaridade com investimentos diretos feitos na bolsa de valores do exterior, existe uma outra opção. Nesse caso, você pode optar por investir pelo Brasil. Mas você sabe como fazer isso? É bem simples, essa ação pode ser feita por meio dos Brazilian Depositary Receipt (BDR’s).

Ou seja, os BDRs funcionam como um modelo de representação de certificados de empresas com ações listadas nas Bolsas Americanas. Porém, essas empresas geralmente não possuem títulos na Bolsa Brasileira. Podemos citar por exemplo o caso do Nubank, que geralmente é bem atrativo para as pessoas que iniciam os investimentos. Dado o fato de que a empresa só cresce mais a cada dia!

No entanto, outra forma de investir na Bolsa é por meio de Exchange Traded Funds (ETFs). Isso significa que esses ETFs são definidos como fundos que servem para replicar o comportamento de algum índice das Bolsas Americanas. Dentre os principais podemos encontrar: o IVVB11 e o SPXI11.

Por fim, para que você faça o investimento em BDRs ou em ETFs, o primeiro passo deve ser abrir uma conta em uma corretora de valores e transferir recursos para estas contas. Então, basta comprar cotas de um dos ativos citados que você já estará investindo no exterior de forma indireta.

Investindo diretamente na Bolsa Americana

Caso você já seja uma pessoa acostumada a realizar investimentos de renda variável, você pode optar por investir diretamente na bolsa americana através da compra ou venda de ações. É importante saber que esse tipo de investimento é só indicado para pessoas que já têm o costume de investir e já conhecem o processo em si.

Isso se deve ao fato de que este processo pode ser um pouco mais complicado do que o explicado anteriormente. Dado que neste caso, o investidor deve obrigatoriamente abrir uma conta em uma corretora dos Estados Unidos e aplicar os investimentos. Caso você esteja interessado nesta opção, vamos te mostrar um passo-a-passo bem simples para que você comece seus investimentos.

É primordial que você escolha uma corretora de investimentos que permita o cadastro de pessoas que não residem no país. Isto é, estrangeiros. Posteriormente, você deve enviar a sua documentação solicitada para uma análise interna. É importante que você consiga se comunicar na língua inglesa, pois todos os documentos e formulários devem ser enviados e preenchidos inglês.

Um outro ponto importante é fazer a checagem da regularidade da corretora, para evitar cair em golpes na internet. Esta checagem pode ser feita por meio de uma consulta à FINRA.

Por fim, se você já cumpriu todos os passos acima, se informe com exatidão em relação aos ganhos e impostos de câmbio. Vale lembrar que os seus ganhos serão em dólar, o que pode ser bem interessante!

Como investir na Bolsa Americana?

Antes mesmo de investir na bolsa americana, você precisa entender algumas informações que citamos acima. Mas como conseguimos explicar tudo direitinho, acredito que não tenha mais dúvidas!

Desta forma, aqui vai um passo a passo bem simples para que você comece a investir na bolsa americana agora mesmo! Em primeiro lugar, você deve abrir uma conta em uma corretora. Para isso, procure uma corretora de confiança que ofereça negociação de ações nos Estados Unidos, não se esqueça de analisar as taxas, viu?

A empresa em que você irá investir também é muito importante. Por isso, faça uma pesquisa de histórico de desempenho e outras informações que podem ser necessárias para avaliar se essa empresa será um bom investimento no futuro.

Além disso, leve em consideração qual será a sua estratégia de investimento. Pois saiba que existem diversos tipos de estratégias de investimento diferentes e você precisará saber qual funciona melhor pra você. Pois algumas empresas pagam em dividendos, outras empresas possuem muita probabilidade de crescimento e isso você deverá levar em consideração. Afinal de contas, quanto mais a empresa crescer, maior será o seu lucro com ela.

Após analisar muito bem escolher qual a sua estratégia de investimento, está na hora de começar a comprar ações por meio da sua corretora. Para isso, se certifique de entender os diferentes tipos de ordem de compra e entender qual é a diferença entre comprar e vender ações. Por fim, monitore os seus investimentos e acompanhe o seu desempenho para verificar qual está sendo o seu lucro e como você pode potencializar ele.

Saiba também que investir na bolsa americana não é garantia de que você ficará rico, pois o processo pode ser demorado e o resultado pode vir apenas a longo prazo. É importante começar a investir com um pequeno valor que não irá afetar a sua situação financeira no momento e após começar a ter lucro, você pode ir aumentando o seu investimento. Que tal começar a ganhar dinheiro agora mesmo? Vamos lá!