O registro na categoria MEI é uma das formas pelas quais a grande parte dos empresários utiliza para entrar no mundo empreendedor. Entretanto, apesar da chance de ser possível ser criado em poucos minutos, a limitação é um grande abafador da vida empresarial.

Assim, apesar do alto número de CNPJs que são criados anualmente, as baixas também crescem na mesma proporção. Tendo como motivo, os mais variados, começando desde uma crise econômica a percepção de que essa modalidade de formalização é a mais básica entre as existentes no sistema nacional.

Agora, confira as principais informações que envolvem o cancelamento do MEI e você precisa considerar antes de realizar esta ação:

Publicidade

Principais motivos que as pessoas cancelam seu MEI

Há diversas razões que podem funcionar como gatilho para você cancelar o registro como Microempreendedor Individual, entre eles estão:

  • Mudança de enquadramento: Apesar de simplificado o MEI não abrange as diversas variáveis que um empresário necessita e precisa escolher outras que atendam às novas necessidades. 
  • Falta de estímulos: Depois da facilidade inicial, falta meios de concretizar o dia a dia das adversidades que cercam qualquer empreendedor nacional.
  • Crise econômica: As variações do mercado podem pegar desprevenidos alguns empreendedores e causar o fechamento do seu modelo de negócio porque não é mais sustentável.

Caso você tenha um ou mais motivos para cancelar, é preciso considerar também as vantagens e desvantagens dessa operação.

Vantagens de cancelar o MEI

Caso esteja considerando a opção do cancelamento do MEI, as principais vantagens para ancorar sua decisão são:

  • Limite de faturamento: Apesar de 81 mil reais por ano parecer um valor relativamente grande, pode ser um grande limitador quando já está consolidado no mercado e precisa crescer ainda mais.
  • Aposentadoria: Pensar a longo prazo faz parte de qualquer ser humano, nesse sentido, a aposentadoria do MEI é uma das principais barreiras, já que você fica limitado a um valor que pode não te auxiliar integralmente nesse período.
  • Colaboradores: Em alguns casos, se faz necessário mais de um funcionário para ajudar a empresa a prosperar, entretanto, essa realidade não é possível com a modalidade de MEI.
  • Expansão: Como você deve ter percebido nos tópicos anteriores, tudo que fica em órbita do MEI acaba sendo limitado e isso pode ser um grande entrave se você planeja sair do ponto onde está.

Desvantagens de cancelar o MEI

Entre as principais desvantagens de cancelar o MEI estão:

  • Alvará: Muitos estados oferecem uma série de isenções e benefícios para os Microempreendedores Individuais abrirem seu CNPJ, desburocratizando muito em relação a outras modalidades de formalização.
  • Venda para o governo: Mesmo como MEI é possível entrar em mercados governamentais e garantir a renda extra.
  • Físicos: Impostos dão dor de cabeça a qualquer um que precisa desvendá-los para não ter problemas com as autoridades brasileiras, assim, essa modalidade é muito conhecida por essa simplicidade.
  • Emissão de nota fiscal: Um documento extremamente importante para a vida de qualquer empreendedor e pode ser emitido sem burocracias e de forma 100% online.

Como cancelar o MEI?

Confira a seguir os principais passos para você cancelar o MEI sem problemas:

  • Entre no Portal do Empreendedor.
  • Depois de clicar em “Já sou MEI”
  • A conta para conseguir acesso precisará estar integrada com outros sistemas como o Gov.br.
  • Selecione a opção de Baixa.
  • O código de acesso ao Simples Nacional será solicitado.
  • Um formulário para a conclusão 

Porém, suas atribuições ainda não acabaram e você precisa ainda cumprir novas etapas, veja:

  • Entrar no Programa Gerador do DAS para o MEI para confirmar que seus débitos estão em dia ou se for preciso pagar já realizar a emissão dos meios de pagamento.
  • Entrar na Declaração Anual do Simples Nacional, assim, você precisará enviar os documentos restantes sobre o Simples Nacional.
  • Não se esqueça de encerrar possíveis contas bancárias existindo em nome da empresa.

Sem cumprir todas essas obrigações, você acumulará obrigações que podem entravar futuras tentativas de formalização.

Preciso de ajuda para cancelar?

Apesar de simples, o MEI pode envolver outros processos que necessitam de ajuda de outras pessoas em alguns casos.

Facilitando o processo e agilizando a maneira na qual chega no objetivo proposto, entretanto tem uma grande dificuldade enfrentada por outras pessoas e leva a uma cobrança pelos serviços.

Assim, se você tem um determinado valor sobrando em seu orçamento é fundamental pensar nessas escolhas.

Afinal, economiza muito tempo e o preço que é pago por isso pode sair praticamente “de graça” quando os profissionais são especializados e economizam problemas com os diversos órgãos que orbitam a vida dos empresários.

Principais dúvidas sobre cancelar.

Quanto tempo demora para que meu CNPJ seja baixado como MEI?

Tudo vai depender da sua documentação e a situação de ela estar completa ou não, há casos que em 1 dia útil já é possível baixar e há casos de levarem mais de 7 dias úteis.

Consigo voltar atrás do meu cancelamento de CNPJ?

Não, depois que você realizou o pedido de baixa, não é possível voltar atrás, por isso, pense muito bem antes de realizar essa solicitação, pois pode virar um grande problemas caso deseje ter as lembranças dessa modalidade.

As dívidas caducam depois de baixar?

Caso tenha deixado alguma prestação sem pagar, é preciso se regularizar, pois elas ainda continuam existindo, mesmo depois que você não está mais utilizando esse CNPJ.

Posso cancelar usando o celular?

Sem dúvidas, o sistema do governo está cada vez mais otimizado para estas plataformas e você não precisa ser obrigado a fazer tudo pelo computador.

Conclusão

Como deve ter visto, o cancelamento do MEI foi uma atividade muito simples de ser realizada depois das integrada governamentais. Apesar dessa “buraco negro” de soluçõs e propostas, vivemos a melhor época para investir no emrpeendedorismo brasileiro.

Afinal, há diversas maneiras que o Estado vem realizando para tornar a vida de todos mais ágil. E, isto começa primordialmente nessa geração de empregos e renda que os CNPJ proporcionam a economia brasileira.

Agora, você já está por dentro de tudo incluído no seu cancelamento de MEI, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam absorver esse conhecimento.