Buscando Cartão

O cartão de crédito com anuidade zero é essencial para quem não quer pagar taxas para usá-lo. Esse é o ponto mais forte e atrativo desses cartões, pois a procura por eles aumenta a cada época. No entanto, alguns desses produtos de crédito podem exigir uma quantia que deverá ser gasta na fatura do titular, para não haver cobranças.

Para saber tudo sobre cartões com zero anuidade, continue lendo este artigo. Nós reparamos alguns exemplos de cartões de crédito sem anuidade, que podem te ajudar a economizar seu dinheiro, assim como te poupar de cobranças. Saiba o que é um cartão de crédito com anuidade zero, na prática.

O que é anuidade de cartão de crédito

A anuidade dos cartões de crédito é uma tarifa cobrada pelos bancos, pela utilização do cartão de crédito. Esse encargo não é ilegal, e varia entre cada instituição, podendo ser pago em parcelas ou à vista. Inclusive, algumas empresas possuem Programas de Recompensas, para cobrir o valor da anuidade que seria cobrada.

Esses benefícios e vantagens do Programa de Recompensas podem variar, sendo:

  • Descontos na fatura ou em lojas parceiras da instituição;
  • Cashback;
  • Milhas para viagens.

Não é difícil encontrar um cartão de crédito com anuidade zero que ofereça benefícios deste tipo, mas cada emissor pode se tornar uma exceção. Analisando o objetivo do cartão de crédito e a variação da bandeira do emissor, podemos encontrar exceções.

Saiba tudo sobre como funciona a anuidade de um cartão de crédito.

Como funciona a anuidade do cartão de crédito

Como foi dito anteriormente, a anuidade é uma tarifa paga anualmente por um titular de um cartão, apenas para usá-lo. Diversas pessoas ficam preocupadas por conta dessa taxa, mas o essencial é ler sobre esse valor, que deverá ser cobrado. Do contrário, a pessoa deveria solicitar um outro cartão, um cartão de crédito com anuidade zero.

Falando sobre cartões com anuidade, estes dão a possibilidade de parcelar a tarifa. Entretanto, a maioria das pessoas hoje em dia estão procurando por cartão de crédito com anuidade zero, que está ganhando mais clientes a cada dia. 

Quais os diferentes tipos de anuidade

Existem alguns tipos de anuidade de cartão de crédito, assim como o cartão de crédito com anuidade zero. A isenção da tarifa de uso tem como vantagem economizar o dinheiro que deveria ser investido nessa manutenção. Não pagar anuidade é garantir que uma quantia extra não seja gasta por serviços não usados pelo titular.

Podemos encontrar três tipos de cartão de crédito com anuidade zero. São estes:

  1. O cartão de crédito com anuidade zero, que cobra uma tarifa por taxas e seguro. Tal modalidade obriga o titular a pagar por alguns benefícios, como seguros ou serviços adicionais;
  2. O cartão que cobra anuidade apenas se for usado periodicamente ou com um gasto mínimo por mês;
  3. O cartão de crédito com anuidade zero, sem condições.

O tipo de cartão de crédito com anuidade zero mais comum existente é o que isenta o titular das tarifas pelos primeiros 12 meses, para cartões adicionais de pessoas dependentes, como filhos, cônjuge ou outros familiares. 

O cartão de crédito com anuidade zero, se for utilizado em um período determinado pode ser usado trimestralmente ou mensalmente, com variações a cada instituição. Para conseguir esse benefício, o titular deve usar o cartão de forma regular. No caso dos cartões que possuem taxa de anuidade zero, o titular pode desfrutar de seus serviços sem precisar seguir uma regra específica. 

Algumas vezes, a bandeira do cartão influencia em como a anuidade do produto de crédito funcionará. Continue lendo, para entender como a anuidade do cartão é influenciado pela bandeira.

Como a bandeira do cartão influencia a anuidade?

No Brasil, existem três bandeiras de cartão de crédito, encontradas facilmente. Estas são Visa, Elo e Mastercard. Cada bandeira oferece diferentes produtos financeiros junto a diversas vantagens para seus clientes. Cada variação tem suas diferenças, como o cartão Gold, Standard ou Platinum.

No caso dos cartões de crédito de variações Infinite e Black, estes possuem uma tarifa de anuidade elevada. Nos casos onde não existe essa taxa, o titular deve ser um comprador ativo, em um valor em torno de R$ 15 mil em renda, por mês.

É importante que o titular analise os benefícios da bandeira do produto, antes de solicitar um cartão de crédito com anuidade zero. Assim, você consegue aproveitar todos os benefícios do seu produto de crédito. Por isso, dividimos os tipos de cartões de crédito dos três maiores emissores do Brasil.

Cartões de crédito Mastercard

Um titular de cartão de crédito com a bandeira Mastercard pode aproveitar os benefícios do MasterCard Surpreenda. Entre eles, ao comprar o produto em uma loja parceira, o titular levará outro igual. Como um exemplo, na compra de um ingresso para o cinema, você poderia levar outro.

Além desse exemplo, o bônus se estende até mesmo para produtos, como perfumes, celulares, artigos para casa, comida, roupas, entre outros. No entanto, por conta de cada uma das vertentes de um cartão MasterCard, esses benefícios variam entre eles. Leia sobre cada um:

Standard

Na vertente Standard, o titular deste cartão não precisa se preocupar, pois ele é válido em todos os lugares que aceitam cartões MasterCard. Além desse benefício, o cartão Standard também oferece:

  • Flexibilidade e segurança em seus pagamentos;
  • Eficiência para compras do titular no dia a dia;
  • Atendimento de emergência disponível por 24 horas;
  • Sistema de pontos por compra para trocar por produtos.

Gold

Essa vertente possui alguns benefícios, como o atendimento de emergência que está disponível por 24 horas e um seguro proteção de preço. Além disso, ele também possui:

  • Proteção por roubo de compra ou danos acidentais;
  • Desconto em restaurantes e cinemas;
  • Extensão de garantia de produtos comprados pelo cartão, entre outros.

Platinum

Os cartões da vertente Platinum oferecem a possibilidade de uma substituição do cartão em casos de emergência. Além disso, ele também pode proteger suas compras, e mais:

  • Oferece serviço de assistência de viagens;
  • Possui serviços de saque emergencial;
  • Oferece seguro para veículos alugados, entre outros.

Cartões de crédito Visa

Caso você escolha um cartão de crédito com anuidade zero da Visa, saiba que você também terá diversos benefícios. Por sua vez, esse emissor possui um programa chamado Vai de Visa, onde você acessa um portal com muitos descontos.

Esse programa dá descontos em locadoras de carros, artigos de decoração, viagens, presentes, alimentos, entre outros produtos ou serviços. Fique com os benefícios concedidos por cada vertente do cartão de crédito Visa:

Classic

A vertente Classic possui uma central de atendimento disponível para seus titulares, além de:

  • Substituição emergencial do cartão Visa;
  • Serviço de assistência de viagem;
  • Serviço de emergência.

Gold

Já a vertente Gold do cartão Visa possui uma poderosa proteção de compra e de preço, além de uma central de atendimento disponível 24 horas por dia. Outros benefícios:

  • Veículo exclusivo de locadora;
  • Oferece um serviço de assistência de viagem;
  • Garantia estendida de um produto;
  • Serviço de saques de emergência;

Platinum

Já a vertente Platinum do Visa oferece mais benefícios comparados às outras vertentes:

  • Proteção de compra e preço;
  • Emergência médica local 24 horas por dia;
  • Carta Schengen;
  • Um veículo que pode ser alocado;
  • Serviços de assistência para viagem;
  • Central de atendimento Visa;
  • Benefício Visa Concierge;
  • Garantia original estendida de produtos;
  • Substituição do cartão por emergência;
  • Visa Luxury Hotel Collection.

Cartões de crédito Elo

Ainda falando sobre as bandeiras mais utilizadas no Brasil, a Elo também é uma gigante no mercado de cartões brasileiro. Instituições, como Caixa Econômica, Bradesco e Banco do Brasil oferecem a bandeira Elo em alguns cartões de entrada e adicionais.

Por oferecer uma menor quantidade de benefícios em comparação às bandeiras Visa e Mastercard, devemos lembrar que existem poucas opções de produtos de crédito que possuem a bandeira Elo, se formos falar de cartão de crédito com anuidade zero.

Contudo, até hoje a bandeira Elo lançou apenas um cartão sem anuidade, que é o Cartão de Crédito Consignado Caixa Simples. Por esse motivo, não abordaremos as vertentes restantes dessa bandeira. 

Quais as desvantagens do cartão de crédito sem anuidade

Como já foi abordado nesse artigo, a taxa de anuidade cobrada pode ser uma vantagem para quem procura cartões de crédito com programas de pontos, onde os pontos podem ser acumulados e trocados por algum produto ou serviço. Um exemplo disso são as milhas.

Mas, antes de determinar se é uma vantagem ou não, você deve avaliar o que vale a pena para seu perfil. Se você viaja muito, um cartão de crédito que oferece milhas pode ser uma vantagem, mesmo com anuidade.

O que considerar na escolha de um cartão de crédito sem anuidade?

Antes de escolher de fato o seu cartão de crédito com anuidade zero você deve considerar alguns fatores. Geralmente, cartões de zero anuidade exigem uma quantia mínima de gasto mensal para isentar o titular da taxa.

Além disso, é importante se atentar a outros tipos de tarifas que poderão ser cobradas pelo uso desse cartão, como juros por atraso de pagamento de fatura.

Mas, se você estiver em dúvida sobre solicitar um cartão de crédito com anuidade zero ou continuar com o seu, mesmo que esteja pagando pela taxa, você pode tentar negociar com seu banco. Existe a possibilidade de negociação da gratuidade ou desconto da anuidade com a instituição. Então, nesses casos não custa nada tentar.

Você quer um cartão de crédito com anuidade zero? Análise e escolha uma das nossas opções abaixo:

Cartão Nubank

O cartão de crédito com anuidade zero Nubank possui o Mastercard como bandeira. O Nubank tem um aplicativo prático para uso, onde o titular pode monitorar toda a sua vida financeira sem ter que ir ao banco e enfrentar filas.

Alguma das funcionalidades do aplicativo Nubank te dá o poder para bloquear e desbloquear o seu cartão, seja físico ou digital quando quiser. Além disso, você pode pagar sua fatura facilmente, ver o limite disponível e acompanhar todos os seus gastos em tempo real. Não se preocupe, pois o aplicativo te lembrará o dia de pagamento da sua fatura.

Cartão Neon

O cartão de crédito com anuidade zero Neon é 100% digital. Essa opção garante isentar seu titular de filas em bancos e burocracias ao resolver serviços. Mas, diferente do Nubank, o cartão Neon apenas funciona como cartão de débito e crédito virtual.

O cartão virtual da Neon de anuidade zero te permite fazer compras online dentro e fora do Brasil de forma prática. O valor gasto é debitado na hora como em um cartão de débito

Cartão de Crédito Free do Banco Original

O cartão de crédito com anuidade zero do Banco Original também possui uma conta digital em um aplicativo exclusivo para seus titulares ficarem por dentro de seus gastos. Entretanto, a anuidade grátis é concedida apenas pelos 12 primeiros meses.

No segundo ano de uso do cartão, a anuidade chega ao valor de R$ 252. No entanto, um dos diferenciais desse cartão Gold é que ele possui um programa onde acumula pontos, sendo um ponto para cada real gasto em compras e pagamentos.

Cartão Inter

O cartão de crédito Inter, com a bandeira Mastercard também possui anuidade zero. Para solicitá-lo, assim como a qualquer cartão do banco, o cliente deve criar uma conta online. Em seguida, solicite uma análise de crédito pela Internet banking do Inter. A resposta poderá chegar em até 7 dias úteis.

Cartão Santander SX

O cartão de crédito com anuidade zero Santander SX foi lançado para substituir o antigo Santander Free. Inclusive, o banco Santander esclareceu que esse cartão não possui anuidade. Mas, para tal isenção eles estabeleceram uma condição.

O titular que não deseja receber a cobrança de anuidade deverá realizar compras acima de R$ 100 por mês, além de ser um cartão de fácil manuseio, e também possuir aplicativo para monitorar compras e realizar solicitações.

O SX da Santander também possibilita a isenção da anuidade se você fizer o cadastro do seu CPF e celular com as chaves PIX principais no seu cartão.

Cartão Pré-pago Proteste!

Por fim, essa outra opção de cartão de crédito com anuidade zero, para quem não quer lidar com essa tarifa extra, o cartão Pré-pago Proteste! Esse cartão não tem anuidade e nem taxa. No cartão pré-pago, não passamos por análises de crédito ou consulta ao Serasa.

Conclusão

Por mais que você esteja procurando um cartão de crédito com anuidade zero para não ter que pagá-la, devemos considerar que cartões com anuidade podem ser também eficazes. Lembre-se que para quem procura um cartão que possui programas de pontos, pagar essa tarifa não é demais.

Se para você vale a pena pagar uma tarifa anual, mas receber pontos de troca, então o cartão com anuidade é a melhor opção. Para viajantes assíduos, o cartão com anuidade que possui programas de milhas é o essencial, por exemplo.

O certo é avaliar todos os benefícios e vantagens que serão úteis para você, de acordo com seu perfil e gastos como consumidor. Se a sua finalidade é gastar menos e usar cartão para fazer pequenas compras, o cartão de crédito com anuidade zero parece ser a melhor opção. Mas, análise.