Buscando Cartão

Para ter um cartão de crédito é necessário compreender a vida financeira, sabendo gerir a forma do que ganha com o que gasta. Pois o uso desnecessário deste auxílio pode se tornar um grande problema. 

Contudo, este guia lhe trará de forma clara e pontual os benefícios que este auxílio te oferece e te mostrará como não cair em uma cilada financeira.

O que é cartão de crédito

Cartão de crédito é uma forma de pagamento com um limite pré-estabelecido pelo banco ou qualquer instituição financeira. É liberado um valor e este permitirá que o usuário possa usá-lo para compras e serviços.

Seu uso é por meio de uma maquininha de crédito, onde o usuário deve inserir e conferir o valor que é mostrado no visor, e assim colocar uma senha de autorização pessoal. 

Assim que confirmado o pagamento, a financeira ou banco irá cobrar este valor posteriormente, por meio de uma fatura. Esta fatura terá todos os itens ou serviços cobrados durante o período de no máximo 30 dias.

Características físicas do cartão 

Independente do banco ou financeira que disponibilizará o cartão de crédito, todos eles terão como identificação:

  • Número;
  • Nome do proprietário;
  • Data de validade;
  • Logo do emissor;
  • Bandeira do cartão (Mastercard, Visa, American Express entre outras);
  • Itens de segurança (hologramas e outros sinais específicos);
  • Tarja magnética e/ou chip;
  • Código de segurança.

Estes dados devem estar sempre seguros, não sendo divulgados para terceiros, para evitar o uso sem permissão.

Como funciona

Tudo que você precisa saber é que o cartão de crédito é uma forma de pagamento que está diretamente associada a uma instituição financeira. Substituirá o uso de dinheiro físico no ato de sua compra pelo uso do cartão em uma maquininha que fará a cobrança.

Lembrando que assim que seu cartão chegar, explicações sobre as taxas de juros e o limite que o banco lhe permitirá, já estarão definidos com base em sua renda mensal.

Após ser liberado o pagamento, a instituição ao qual seu cartão faz parte, colocará detalhadamente em sua fatura, dia e local onde sua compra foi efetuada. 

Limite do cartão de crédito

Sobre o limite do cartão de crédito, é valor que a administradora estabelece após um estudo do perfil de cada cliente, com base em sua renda mensal. É considerado alguns requisitos para esta liberação:

  • Renda;
  • Comprovação de renda;
  • Documentação pessoal;
  • Histórico de relacionamento com o banco;
  • Análise nos órgãos de Proteção ao crédito;
  • Score de crédito;
  • Dívidas.

O limite poderá aumentar ou diminuir conforme o score de crédito do titular, aumento de renda e outras informações financeiras pertinentes. Todo mês o consumidor poderá utilizar todo o limite disponível, e este só será novamente liberado após o pagamento da fatura.

Ex: caso o limite seja R $10 mil e seja utilizado este valor total, assim que o pagamento for efetuado, fica novamente liberado a mesma quantia. Agora, se houver um parcelamento de alguma compra efetuada, a liberação do limite será de forma gradual, conforme o pagamento for feito mês a mês.

Requisitos para ter um cartão de crédito

Este tipo de solicitação poderá ser solicitado tanto por pessoa física ou por jurídicas, podendo ainda ter de âmbito nacional (aceito somente dentro do país de residência do consumidor) ou internacional (podendo ser utilizado em outros países).

É necessário estar dentro dos padrões de bom relacionamento com qualquer banco onde o cliente já tenha tido outras experiências financeiras.

O que é CVV

Esta é a sigla CVV ( CARD VERIFICATION VALUE) que traduzindo significa: Valor de Verificação do Cartão, popularmente conhecido como Código de “Verificação do Cartão”. É um código de 3 dígitos que fica localizado no verso do cartão. 

Este código é um item importante de segurança, pois ele assegura que o cartão está em sua posse.

Fatura

A fatura poderá ser em papel (enviada pelos correios) ou digital (por e-mail). Por ambos o pagamento poderá ser efetuado em agências bancárias, caixa eletrônico, internet banking no computador ou celular.

Outra forma de pagamento é a opção da fatura ser debitada automaticamente de sua conta corrente, vale lembrar que será necessário que o valor seja suficiente para o pagamento ser realizado.

Como fazer um cartão de crédito

Para solicitar um cartão de crédito será necessário procurar uma instituição (banco ou financeira) que faça esta emissão. Este pedido poderá ser on-line pelo site da empresa de sua preferência que fará a emissão.

Não é necessário ter conta corrente em banco para que este benefício seja concedido. Porém serão solicitados alguns documentos para análise como: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda.

Todos os documentos que serão solicitados, passarão por uma análise de perfil e definição do limite que será concedido, que podem variar com os critérios adotados por cada operadora. 

Após o cadastro, se passar pela análise e não houver nenhuma restrição ao CPF, será aprovado. E assim, será enviado um cartão físico no endereço residencial, ou o titular irá até uma agência bancária para retirá-lo.

Consigo cancelar meu cartão com facilidade?

A funcionalidade do cartão é trazer facilidade para o dia a dia, então uma das praticidades é o cancelamento que é feito de uma forma simples. É necessário ligar para a empresa que forneceu e seguir o procedimento que será informado na ligação eletrônica. 

Algumas empresas já disponibilizam o cancelamento pelo aplicativo ou site facilitando este cancelamento imediatamente. Ou caso achar conveniente dirija-se a uma agência bancária para fazer esta solicitação.

O que um cartão de crédito oferece

O cartão de crédito pode te oferecer demasiados benefícios, veja alguns deles abaixo:

Parcelamento de fatura

Este é o principal benefício que o cartão de crédito oferece, você poderá dividir o valor da compra e diminuir o impacto em seu orçamento mensal.

Zero anuidade

Esta é uma taxa que é cobrada anualmente dividida em parcelas mensais, porém com o crescimento desse serviço algumas opções de cartão é não ter mais o acréscimo desta cobrança.

Compras fora do país

Para esta opção deverá ser solicitado um cartão internacional, a vantagem é que poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento do mundo e realizar compras em sites internacionais.

Outros benefícios

Alguns dos demais benefícios que são disponibilizados pela maioria das instituições é o pagamento de contas, sacar dinheiro (caso o limite esteja disponível) além do parcelamento da própria fatura. Também é possível juntar milhas, e ter descontos de cashback.

Diferença entre crédito e débito

O cartão de débito está ligado a uma conta corrente que ao utilizá-lo já vai tirando o valor disponível sem que haja cobrança posterior. Já o cartão de crédito, é uma liberação de um valor que será cobrado posteriormente por fatura.

Juros

Se na conta corrente não tiver saldo e tiver disponível o cheque especial, o valor será debitado dali, porém resultará em cobrança que incide juros do valor do limite utilizado e o tempo contabilizado sobre os dias que a conta ficará negativa.

Bandeiras de cartão de crédito

Como você deve imaginar, existem diversas bandeiras diferentes em volta dos cartões de crédito. Veja agora algumas delas:

Mastercard

Esta é uma das principais empresas do mundo, pois está presente mundo afora. Isso já confirma que é uma empresa grande, e conta com inúmeros benefícios aos usuários. Possui quatro tipos de cartões:

  • Standard;
  • Gold;
  • Platinum;
  • Black.

Visa

Tratando-se sobre operadora de cartão de crédito a Visa é muito citada, por ter uma trajetória sólida no mercado. Abrange em torno de 200 países em dispositivos variados, veja os 5 melhores tipos de cartões desta bandeira:

  • Digio;
  • Caixa visa Infinite;
  • Next;
  • Santander SX;
  • Smiles Banco do Brasil Internacional.

American Express

É reconhecida por seus benefícios e tempo de mercado, além de ser globalmente reconhecida sobre os benefícios em viagens, confira as opções desta bandeira:

  • American Express® Green;
  • American Express® Gold Card;
  • The Platinum Card®.

Melhores cartões de crédito

Se você está gostando de entender melhor sobre o mundo dos cartões de créditos e já quer saber qual é a melhor opção dê uma olhada nos diferentes tipos de cartão:

Negativado (nome sujo) pré-pago

É um cartão similar ao tradicional, com a diferença que não faz parcelamentos e o limite é determinado pelo próprio usuário que faz uma recarga.

Consignado

Este cartão é designado aos aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. O desconto da fatura é feito diretamente do benefício da folha de pagamento, assim a inadimplência é mínima.

Sem anuidade

Quanto mais compras for feita no seu cartão de crédito, você poderá pleitear uma isenção da taxa de anuidade. Mas hoje o mercado já dispõe de algumas operadoras que já oferecem esta isenção para seus clientes mesmo sem que precise fazer esta solicitação 

É possível ainda negociar o valor da anuidade ou até mesmo pleitear a isenção. Quanto mais compras no cartão de crédito e mais relacionamento com a instituição emissora do cartão, maiores as chances de conseguir baixar a anuidade. Mas já há no mercado novas operadoras que oferecem cartões sem anuidade para seus clientes.

Limite alto

Para conseguir aumentar seu limite de crédito é sempre estar em dia com os seus pagamentos, o banco automaticamente já disponibiliza um crédito que você estando de acordo fica liberado. Outra opção é que quanto mais você fizer o uso do cartão de crédito, mais suas chances de aumentar o valor limite serão aumentadas.

Outra forma de se ter um cartão com um limite alto, é ter renda superior a R $5 mil. Esta é uma das vantagens e benefícios que o mercado de cartões disponibiliza.

Dicas de segurança

Em hipótese alguma fazer empréstimo de seu cartão a terceiros, ao usar maquininhas verificar o valor digitado pelo vendedor e ao fazer compras pela internet se certificar que seus dados não fiquem gravados, facilitando em caso de roubo do aparelho o uso do de seu cartão.

Sempre vale lembrar que o seguro do cartão de crédito é a opção ideal para quem faz muitas compras online ou físicamente, dessa forma você sempre terá a segurança de proteção caso seu cartão seja clonado.

Cartão de crédito clonado

A grande maioria dos cartões de crédito já possuem o chip, isso reduz bastante o número de fraudes, porém os criminosos atacam on-line em sites ou aplicativos. 

Esse tipo de fraude acontece pelos dados do seu cartão serem descobertos por terceiros que usam todas as informações bancárias para fazer compras. 

Com meios virtuais instantâneos a vítima no mesmo momento liga para a operadora e informa que não está efetuando compras e rapidamente o cartão é bloqueado.

Adesivo para cartão de crédito

Personalizar o cartão de crédito caiu no gosto de muita gente, porém precisa ser utilizado com segurança. Alguns bancos emissores de cartão já possuem esta função de forma segura.

Para você que deseja ter um cartão único o adesivo é uma excelente opção e ainda pode proteger seus dados.

Como conseguir um cartão de crédito

É imprescindível ter mais de 18 anos (ou 16 se for emancipado), algumas operadoras solicitam a apresentação de renda mínima, mas isso não serve de regra para todas.

Além disso, alguns documentos serão solicitados para comprovar sua identidade.

Certifique-se de que você realmente cuide do seu score para que o cartão de crédito seja de ainda mais fácil acesso. Isso fará com que você tenha uma grande possibilidade de crédito.

Quando o seu score é alto a aprovação do seu cartão é ainda mais provável. Lembre-se que normalmente após a aprovação de um cartão o score cai bastante. Então é importante que você pense bem se essa é a opção financeira desejada!

Cartão de crédito é amigo ou vilão

O cartão de crédito realmente tem diversas faces diferentes. Ele poderá ser um aliado em sua vida financeira, ou se tornar um grande vilão, isso dependerá de como você irá gerir suas finanças.

Isso porque ele de certa forma flexibiliza para que você adie ou até mesmo parcele suas compras, porém mesmo sendo um grande aliado, se não tiver um uso equilibrado, você poderá entrar no juro rotativo que incide em média 20% ao mês.

Em termos financeiros ele pode ser uma grande ajuda. Digamos que constantemente o dinheiro passa a valer menos (o dinheiro no Brasil cada vez mais compra menos coisas, com isso o salário-mínimo aumenta), então se você compra algo hoje e parcela em 12 vezes, ano que vem quando você estiver terminando de pagar terá tido um lucro enorme, pois o objeto valerá mais do que você pagou. Claro que considerando uma compra sem juros.

A verdade é que as vantagens são questão de perspectiva! Então não hesite em conquistar o seu cartão de crédito!