Buscando Cartão

Deseja se organizar financeiramente, mas não sabe por onde começar? Que tal usar um cartão de débito? Este meio de pagamento pode ser uma excelente forma de colocar a sua saúde financeira nos trilhos.

Geralmente, essa opção se encontra presente nos cartões de crédito, mas também há cartões dedicados unicamente a essa modalidade. Estes, que vocês conhecerão a seguir, além de entender o funcionamento de um cartão de débito, será também mostrado sobre suas taxas e características:

O que é cartão de débito

O cartão de débito se trata de uma forma de pagamento que permite a dedução do valor de uma compra diretamente. De maneira prática, assim que a compra é efetuada, um montante sai da conta bancária do titular e vai até o seu destino, que é a conta da empresa ou pessoa que ofereceu o produto ou serviço.

Sendo assim, este é um modo de fazer compras, semelhante ao cheque; No entanto, é uma opção mais cômoda e segura, tanto a seus compradores, quanto aos vendedores.

Características físicas do cartão de débito

O cartão de débito é um plástico em formato retangular que tem medida aproximada a 8 x 5cm, A sua cor é variada e é determinada pela instituição emissora e com o tipo de conta do cliente e, em alguns casos, há a possibilidade de pôr uma imagem personalizada que é escolhida pelo próprio usuário.

  • Parte da frente

Na parte da frente do cartão, há a maior quantidade de dígitos, no qual compõem a identificação do cartão. O primeiro é conhecido como o dígito identificador, que informam a companhia que fez o cartão ou possui parceria.

  • Parte de trás

Já o nome do titular, número do cartão e validade podem estar na frente ou no verso do item. Por fim, o código de segurança e informações de contato quase sempre estão apenas no verso.

Diferenças entre o cartão de débito e crédito

O cartão de débito é uma espécie de cartão em que, ao pagar pela compra, o dinheiro será retirado diretamente da conta corrente. Funcionando como um dinheiro de plástico, portanto, ele só existe quando atrelado a uma conta e você só pode usá-lo se essa conta possuir saldo suficiente para que tal valor seja pago.

O cartão de crédito, por sua vez, funciona da mesma forma que um empréstimo. Quando você usa esse cartão para comprar, o valor será adicionado a uma fatura que só vai chegar uma vez ao mês, com o vencimento pré-estabelecido. Outro diferencial está na possibilidade de parcelamento, que não existe com o cartão de débito.

Quando usar cada um deles

Para utilizar cada uma dessas modalidades, respectivamente, o crédito e débito, é simples. Caso você tenha todo o dinheiro do produto e queira pagar por ele de uma vez, opte pelo débito. Agora, se você deseja pesar menos o seu bolso e adquirir o produto desejado, você pode parcelar suas compras pelo cartão de crédito.

Como funciona o cartão de débito

Sendo uma modalidade contrária ao cartão de crédito, que funciona como um empréstimo, o cartão de débito é um meio de pagamento à vista.

Por isso, há diversas pessoas que apelidam essa ferramenta como dinheiro de plástico, porque ao usar esse tipo de cartão você terá o valor do produto debitado automaticamente da conta. Desse modo, não é possível parcelar compras no cartão de débito, por exemplo. Ademais, esse tipo de pagamento só pode ser usado caso haja dinheiro em conta.

Parcelamento

No cartão de débito não há como parcelar as compras. Visto que essa modalidade é um meio de pagamento à vista, já que cada gasto será debitado automaticamente a conta com vínculo ao cartão. Por isso, caso você deseje parcelar uma compra, opte por um cartão de crédito.

Taxas

É preciso se ater às taxas, visto que os cartões dessas modalidades possuem algumas taxas que são inseridas a seus clientes. Como a anuidade, geralmente cobrada naqueles que também possuem a modalidade de crédito. 

Além disso, todas as operações realizadas em seu cartão de débito contêm uma taxa de operação inclusa. No entanto, a tarifa não costuma ser avulsa.

Cheque especial

Apesar da existência de uma limitação de gastos com relação ao saldo bancário, caso você passe seu cartão para pagar por uma compra com valor superior a esse saldo, há bancos que tendem a liberar automaticamente o limite de cheque especial.

Isso quer dizer que ele irá funcionar como uma aprovação do limite emergencial do cartão de crédito, e durante a realização da compra, o seu saldo irá ficar negativo e o valor devido vai ser descontado no propósito depósito que for recebido em sua conta.

Saque em dinheiro

Ao fazer um saque no banco emissor, o valor não costuma ser taxado. Você somente paga pela tarifa caso faça o saque em um terminal do banco 24 Horas, ainda assim não é certeza, visto que boa parte dos bancos possuem convênio com a instituição.

No entanto, há bancos digitais, como o Neon e o Nubank, que cobram uma tarifa dessa por operação, uma vez que não tem terminais próprios e recorrem ao terminal 24 horas. Ademais, você pode pagar por saques em dinheiro feitos no exterior, uma vez que há a conversão da moeda estrangeira.Nesses casos, na operação é incluida a taxa estabelecida pelo banco, junto ao PATX e o IOF.

Benefícios do cartão de débito

Até aqui, você já conhece bastante sobre os cartões de débito, não só conhecendo sobre o seu funcionamento. Com isso, agora chegamos aos benefícios desse tipo de cartão (que são diversos) e você poderá conferir um pouco deles a seguir:

Pagamento de boletos

Em primeiro lugar, é preciso ter em mãos o boleto necessário que precisa ser pago ou ter seu código de barras. Estes boletos podem ser pagos através do app do cartão, em casas lotéricas ou até mesmo através das agências bancárias.

Saque em dinheiro

Para que você faça um saque de cédulas físicas do seu cartão de débito, é preciso, primeiramente, que haja saldo condizente com a quantia que você deseja sacar.

Além disso, é importante salientar que nos cartões de débito de alguns bancos ou fintechs o saque pode ser tarifado.

Carteira digital

Geralmente, os cartões de débito possuem junto a eles a carteira digital, em que você pode armazenar o seu dinheiro online, bastante útil para você fazer suas compras sem precisar utilizar cédulas. ao usar o cartão de débito em estabelecimentos comerciais ou lojas online.

Bandeiras de cartão de débito

A bandeira do cartão terá como função aprovar os pagamentos e transações realizadas pelo usuário, ao utilizar em uma compra a mesma notificará a emissora do cartão. Portanto, podemos citar como as bandeiras que mais utilizadas pelos cartões de débito espalhados pelo país a American Express, Elo Mastercard e Visa.

Quem pode ter um cartão de débito

Absolutamente qualquer pessoa maior de 18 anos. Um ponto excelente sobre os cartões de débito é por terem uma excelente aceitação entre pessoas com o nome negativado, tendo em vista que o valor gasto é pago de uma vez.

Análise de crédito

A análise de crédito, comumente, utilizada por diversas instituições financeiras antes de aprovar a solicitação de um cartão de crédito, a fim de analisar a capacidade do indivíduo de arcar com suas compras, para isso é visto o score em órgãos de proteção ao crédito.

No caso dos cartões de débito, geralmente, a aprovação é bem fácil, visto que esse tipo de cartão todas as compras são feitas à vista, o que impede a possibilidade de inadimplência.

Melhores cartões de débito do mercado 

Veja agora alguns dos melhores cartões de crédito que existem no mercado e os seus benefícios e especificações que não desde a anuidade à sua cobertura.

Superdigital

Cartão de crédito Superdigital

Superdigital

  •  Sem anuidade
  •   Negativados

Solicite Agora

  • Anuidade: 9,90 ao mês
  • Renda mínima: Não exige
  • Cobertura: Internacional
  • Acesso ao banco 24 Horas
  • Conta digital

BV

Cartão de crédito BV Livre Gold

BV Livre Gold

  •  Sem anuidade
  •   parcela fatura

Solicite agora

  • Anuidade: 9,90 ao mês
  • Renda mínima: Não exige
  • Cobertura: Internacional
  • 1% de cashback em todas as compras
  • Programa de pontos

Nubank

Cartão de Crédito Nubank

Nubank

  •  Internacional
  •  Visa
SOLICITAR AGORA

  • Anuidade: sem anuidade
  • Renda mínima: não exige
  • Cobertura: Internacional
  • Rende 100% do CDI
  • Conta digital

Cartão de débito é seguro?

Sim, além de seguro ele permite um maior controle dos seus gastos, seja em compras presenciais ou até pela Internet.

Como conseguir um cartão de débito

Para isso, é necessário ter em mãos os seus dados pessoais, como CNG, RG, CPF e sem seguida entrar no site do banco de sua escolha.

Em campo próprio, faça o seu cadastro informado aos dados solicitados, como endereço e e-mail para contato. O seu contrato vai ser analisado para verificar a disponibilidade ou não do cartão e seu limite de crédito.

Vale a pena ter um cartão de débito?

Caso você deseje um meio de fazer as compras menores do dia a dia ou até mesmo não possuir um perfil de consumo com muito controle, o cartão de débito é uma opção que vale a pena para você.