Buscando Cartão

Certamente, se você é daquele tipo que gosta de viajar, é bem provável que goste de estar confortável e ter praticidade ao conhecer lugares novos. Porém, ao realizar uma viagem há preocupações com gastos, como hotéis, restaurantes, algum tipo de emergência e até mesmo supérfluos.

Ao utilizar um cartão convencional, você não poderá realizar transações, visto que eles apenas funcionam em território nacional. Mas que tal ter um cartão de crédito internacional? 

Com ele você terá total tranquilidade e segurança de realizar suas compras.

Se você está interessado nesse método de pagamento, confira abaixo suas principais informações e ainda conhecer os melhores cartões internacionais.

O que é um cartão de crédito internacional?

O cartão de crédito internacional é como um cartão de crédito comum, porém pode ser utilizado fora do país e outros sites, no qual não possuem exclusividade no Brasil, por exemplo.

Dessa maneira, ao ter esse tipo de cartão você pode realizar saques em dinheiro no exterior e até mesmo comprar mercadorias e serviços em lojas fora do Brasil, basta que o local escolhido aceite a bandeira do seu cartão de crédito.

Como funciona um cartão de crédito internacional?

O cartão internacional funciona do mesmo modo que um cartão comum, sendo assim, nele é possível efetuar compras, pagar por serviços e até fazer saques, como dito anteriormente. 

As mesmas funções que um cartão comum, não é? Porém, o que o diferencia é que você pode fazer tudo isso também fora do seu país de origem, em outras palavras, fazer todas essas atividades no exterior.

Geralmente, as principais bandeiras de cartão emitem cartão de débito ou crédito que tenha cobertura internacional, que é o caso das bandeiras Visa, Mastercard, American Express e Elo.

Diferenças entre um cartão nacional x internacional

Utilizando um cartão de crédito nacional, é possível fazer pagamentos, saques e compras somente no país de origem, da mesma forma que os benefícios oferecidos pelo cartão.

Já com o cartão de crédito internacional você pode fazer todas essas mesmas coisas dentro do país e fora dele. Sem mencionar também que as marcas de cartão, bancos ou financeiras que oferecem cartões internacionais têm programas exclusivos para viagens.

Além disso, é bom mencionar que nas compras pelo site de marcas de fora do país o cartão pode ser usado.

Como usar um cartão internacional?

A maneira de usar um cartão internacional não é diferente de um cartão convencional. Os dois tem chip, informações sobre o cliente, CVV, conta, número, agência, bandeira, entre outros aspectos presentes no cartão.

Seu modus operandi é o mesmo, sendo assim, o cliente ao chegar em um estabelecimento comercial é possível utilizar a maquininha de um cartão de crédito ou por meio do contactless para realizar pagamentos.

Ao realizar as compras pela Internet, o cliente pode pagar tanto no seu país quanto fora dele. Basta que o cartão esteja desbloqueado e tenha saldo, para que você faça compras no momento que desejar.

Compras

O cartão de crédito internacional proporciona uma maior liberdade econômica em qualquer canto do mundo. E essa liberdade também se mostra presentes em sites, como no AliExpress, por exemplo.

Ao comprar na Internet, aconselhamos que você verifique o site de sua escolha faz entregas no seu país, além de analisar por prazos de entrega e custos com fretes. Ademais, impostos e tarifas podem ser cobrados também.

Saques

Se você obtiver um cartão internacional, será possível realizar saques em qualquer país desde que tenha um caixa de autoatendimento. Por isso, antes de sair do Brasil, é aconselhável que você pesquise a respeito das cidades que você visitar onde se localizam seus terminais eletrônicos internacionais ou até agências bancárias.

Pagamentos

Durante uma viagem internacional, o cliente não precisa se preocupar com a moeda local ao usar o cartão. Tendo em vista que de maneira automática ou até através do app ou SAC, que pode variar de acordo com l banco, o usuário terá a moeda convertida automaticamente

Outro modo é utilizar o cartão de crédito pré-pago no qual contenha os valores na moeda do país para realizar pagamentos.

Como desbloquear e usar o cartão no exterior

  • Primeiramente, abra o app ou site de seu banco/financeira
  • Depois procure no menu algo relacionado ao cartão de crédito internacional
  • Em seguida, clique em “desbloquear cartão”
  • Caso solicite, informe seu país de destino e o período em que a viagem será realizada. 

Quais as taxas cobradas

  • Anuidade

Boa parte dos cartões de crédito internacionais costumam cobrar pelo menos a taxa de anuidade. No entanto, o seu valor é bastante variado e depende do banco emissor. Além de que existem casos que há a isenção dessa taxa.

  • Emissão do cartão

Todo cartão possui um emissor e há um valor extra que é variado entre 1% e 4% de acordo com o valor da compra feita fora do Brasil.

  • IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma tarifa aplicada aos usuários de cartão brasileiro com 6,38% do valor gasto refletido aos países estrangeiros.

  • Dólar PTAX

O dólar PTAX costuma ser calculado através do dólar turismo (cotação) com relação ao Real, que é a moeda utilizada no Brasil. A média do valor costuma ser com base nas taxas de compra e venda o qual podem ser conferidas através do Banco Central.

Lembrando que estas taxas não são ficas e sofrem variações ao decorrer do dia.

Atenção ao usar o cartão fora do Brasil

Os cartões fora do Brasil, mesmo os internacionais muitas vezes têm taxas para o uso fora do país que podem tornar as suas compras bem mais caras. Então o ideal é procurar por um cartão fácil de usar e que ofereça boas condições aos mais viajantes.

Melhores cartões internacionais 

  • Itau click

O novo Cartão Itaucard Click é um ótimo cartão para quem costuma viajar e fazer compras, devido aos benefícios de um cartão Platinum, e também para quem gosta de utilizar os serviços da Bike Itaú, pois conta com descontos especiais.

  • Santander SX

Este cartão é uma ótima alternativa a quem deseja se livrar da anuidade, sem precisar atingir um gasto mínimo. Além disso, ao utilizar esse cartão de crédito internacional, você terá acesso a benefícios Platinum e poderá acessar a um programa de pontos exclusivo.

  • Digio

O Banco Digio oferta um cartão com cashback que é ótimo para aqueles que querem liberdade ao escolher seu benefício, seja em dinheiro na conta ou até desconto na fatura.

Além de que ao utilizar este cartão você não precisa habilitar o aviso de viagem para que faça uso dele em compras internacionais, visto que ele é aceito em milhares de estabelecimentos pela Bandeira Visa.