Atualmente os brasileiros estão precisando tomar uma decisão, Pix ou cartão de crédito? E os brasileiros atualmente escolhem o cartão ao invés do pix.

Até recentemente todo brasileiros sabia o quão útil é um cartão de crédito e utilizar seu cartão para realizar compras de eletrônicos ou móveis, até mesmo coisas menores como uma pizza na sexta ou um refrigerante se tornou algo comum.

Afinal de contas, mesmo se desconsiderarmos os benefícios exclusivos de cada cartão de crédito, um cartão oferece múltiplos benefícios se comparado a dinheiro físico.

Publicidade

E os brasileiros continuariam utilizando o cartão de crédito para tudo se um novo concorrente não aparecesse, o Pix.

O Pix virou uma febre em todo o Brasil no momento em que surgiu, e atualmente é difícil encontrar uma loja que não aceite Pix, e o constante crescimento que o Pix tem experienciado nos últimos 2 anos faz com que os brasileiros precisem fazer uma escolha: Pix ou cartão de crédito?

Antes de começarmos, saiba que todos os dados que estamos utilizando aqui vieram de uma pesquisa realizada pela empresa Unique, que realizou uma pesquisa visando descobrir o que os brasileiros acham sobre a situação que mencionamos acima e por que de sua escolha.

Esta pesquisa foi realizada entre novembro e dezembro de 2022 e revelou algumas respostas interessantes, pois teve mil entrevistados via painel online, e conforme o PNAD de 2021 = 192.600.000 pessoas.

A escolha dos brasileiros

Conforme a pesquisa realizada pela Único que mencionamos acima, 60% das pessoas que realizaram compras online ano passado preferem o cartão ao invés do Pix.

Mas, o próprio Pix não fica muito para trás, considerando que ficou em segundo lugar com 30% das pessoas o escolhendo para compras online.

Sobre compras online

Quando se trata de compras online, o cartão de crédito é uma das opções mais escolhidas, e não é por pouco

A pesquisa do Único também revelou que cerca de 150 milhões de pessoas utilizaram o cartão de crédito para suas compras online no ano passado.

Isto significa que 90% das 192.600.000 pessoas que participaram da pesquisa escolheram o cartão de crédito para realizar suas compras online.

Mas por que o cartão de crédito?

Este é um dos maiores destaques da pesquisa realizada pelo Único, que, após perguntar para os brasileiros que mencionaram utilizar o cartão de crédito ao invés do Pix no ano passado quais os seus motivos, conseguiu chegar a uma conclusão de porque tantos brasileiros ao redor do país preferem esta opção.

Saiba que a pesquisa da Único revelou três fatores principais responsáveis pela escolha dos brasileiros, sendo eles:

Parcelamento e tempo para pagar, em torno de 38% dos brasileiros responderam que preferem utilizar o cartão devido à capacidade de parcelar suas compras e conseguir mais tempo para pagar.

Praticidade e facilidade, já 32% dos brasileiros mencionam que preferem utilizar o cartão para suas compras devido à praticidade e facilidade de realizar pagamentos com o cartão.

Segurança, 12% dos brasileiros mencionaram que sentem mais segurança quando utilizam um cartão de crédito para realizar suas compras.

E quais brasileiros estão escolhendo o cartão?

A pesquisa realizada pelo Único revelou quantos brasileiros escolheram o cartão de crédito para suas compras ano passado.

Nós até mesmo conseguimos descobrir quais fatores levaram os brasileiros a tomar esta decisão, mas uma pergunta ainda não foi respondida.

Este tempo todo nós usamos o termo “brasileiros” continuamente, mas a quem nos referimos quando utilizamos este termo?

Saiba que a pesquisa da empresa Único também nos deu uma resposta para esta pergunta, portanto, as pessoas que mais utilizam o cartão de crédito são:

Jovens, acima de tudo, algumas das pessoas que mais utilizam o cartão de crédito para suas compras são pessoas mais jovens.

Escolarizados, a pesquisa também revelou que os escolarizados possuem uma tendência maior a utilizar o cartão de crédito.

Mulheres, também não podemos deixar de mencionar as mulheres que, conforme a pesquisa da empresa Unique, também utilizam bastante o cartão.

Pessoas com rendas altas, e é claro que, assim como esperaríamos, pessoas com uma renda mais alta também são propícias a utilizar o cartão de crédito.

E saiba que a pesquisa também revelou que a maioria destas pessoas não possuem o hábito de utilizar múltiplos cartões de crédito para pagamento.

Também é importante mencionar que cerca de 40% das pessoas utilizam, sim, múltiplos cartões de crédito.

Como os brasileiros utilizam o cartão online?

Sabemos que os brasileiros, em sua maioria, preferem utilizar o cartão de crédito para compras online ao invés de Pix.

Mas para que exatamente os brasileiros estão utilizando seus cartões de crédito?

Assim como já descobrimos acima, muitos brasileiros afirmam utilizar o cartão devido a praticidade, facilidade e segurança do pagamento, mas em que situação estes fatores estão sendo aplicados?

Segundo a pesquisa, as formas mais comuns de transações com cartão de crédito dos brasileiros são:

  1. Compras de itens em lojas online.
  2. Delivery em restaurantes.
  3. Delivery em bares.

Normalmente estas transações ocorrem por meio de um aplicativo, seja um aplicativo de compras de alguma loja específica ou um dos vários aplicativos de delivery que todos conhecemos e já estamos cansados de ver anúncios sobre em todo lugar.

Já em relação ao Pix, carteiras digitais são, segundo a pesquisa, são onde o Pix é mais utilizado.

Conclusão

Com todas as respostas adquiridas pela pesquisa da empresa Único, chegamos a uma conclusão:

Atualmente os brasileiros preferem cartões de crédito quando se trata de compras online por múltiplos motivos.

Mas isto não significa que o Pix não seja uma opção popular.

Muito pelo contrário, sendo a segunda opção mais escolhida para compras online e recebendo atualizações constantes, o Pix demonstra que talvez em breve nós veremos a escolha dos brasileiros de método de pagamento principal mudando.

Mas é claro que parte do motivo pelo qual brasileiros ainda preferem cartões é porque atualmente os cartões de crédito ainda fazem parte da cultura brasileira e a maioria dos brasileiros ainda o utilizam por costume.

Esperamos que você possa ter aprendido um pouco mais sobre esta batalha interessante entre o Pix e cartão de crédito.

Se você estiver interessado em mais informações, sugerimos que dê uma olhada nos outros dados coletados pela empresa Único em sua pesquisa.