Buscando Cartão

Por acaso você já se perguntou à cerca da utilidade de um cartão pré-pago? Eles podem ser uma excelente ajuda, principalmente para quem não tem ou não usa cartões de crédito. A partir deste artigo você encontrará um guia fácil e explicativo acerca do uso destes cartões, para que assim a sua vida seja facilitada!

Confira agora o que são os cartões pré-pago, assim poderá finalmente fazer as suas compras da forma mais prática e fácil possível!

O que é o cartão pré-pago?

O cartão pré-pago é usado como um cartão de crédito, que na verdade tem a função de débito, mas para realizar transações com ele é preciso recarregá-lo com um determinado por ele. Sendo assim, todas as compras que nele foram feitas irão consumir o saldo depositado até que ele acabe, depois, será necessário carregá-lo novamente.

O cartão pré-pago, na prática, tem o funcionamento semelhante ao de um celular pré-pago, ou seja, o seu uso é limitado ao valor que lhe for depositado.

Esse tipo de cartão foi oficialmente regulamentado como uma modalidade de pagamento pelo Banco Central em 2014. Ocasionalmente, suas tarifas cobradas são menores em comparação aos cartões de crédito que cobram anuidade.

Como funciona o cartão pré-pago?

Normalmente, o cartão pré-pago é utilizado em compras presenciais, ao pagar compras feitas pela Internet e até mesmo assinatura de serviços de streaming. No entanto, na prática, ele funciona do mesmo modo que um cartão de débito, visto que para usá-lo é preciso ter saldo.

Seu saldo e extrato de compras do cartão pré-pago podem ser verificados a qualquer momento no site ou aplicativo da instituição que o oferece. Por isso, é primordial que você sempre esteja de olho no saldo do seu cartão pré-pago caso seja um meio de pagamento que você faça uso com frequência, pois pode acontecer de o saldo disponível naquele momento não seja o suficiente para que você faça a compra que deseja.

Consigo parcelar minhas compras?

Dado a própria natureza do cartão pré-pago, não é possível parcelar suas compras. O valor total da sua compra sempre será descontado à vista do saldo recarregado pelo cartão pré-pago. Desse modo, o parcelamento não será possível.

O próprio nome dado ao cartão diz: pré-pago, em outras palavras, pago por antecipação. Da mesma forma que não é possível parcelar em um cartão pré-pago, não é possível parcelar em um cartão de débito, pois o valor dado a suas operações é descontado à vista no saldo que está ligado a conta pertencente ao cartão.

Nesse sentido, caso você tente comprar algo é bem provável que sua compra seja negada. É possível que a transação seja aprovada, mas apenas se o saldo total da compra estiver recarregado em seu cartão. Todavia, o valor total da sua transação será descontado do seu saldo, não apenas o valor da sua parcela.

Qual o limite?

No cartão pré-pago, o seu limite de crédito é equivalente ao valor recarregado, não havendo análise de crédito nos cartões pré-pagos. Sendo assim, a única maneira de fazer um parcelamento é no cartão de crédito, visto que neste tipo de cartão o cliente possui um limite juntamente a administradora dele. Primeiramente, ele realiza a compra e depois ela será paga através da fatura mensal.

No caso daqueles que possuem seu nome negativado, é aconselhável procurar por cartões para aposentados, servidores públicos e pensionistas, pois, geralmente, a análise de crédito não é necessária, pois o pagamento da fatura costuma estar ligado de forma direta à folha de pagamento do salário ou benefício.

Este tipo de cartão é ideal para aqueles que procurar um melhor controle financeiro, além de que é possível negociar condições especiais de pagamento com outros estabelecimentos, tendo em vista que, geralmente, as taxas deste cartão são menores em comparação ao cartão de crédito.

Quem pode ter um?

Uma grande vantagem do cartão pré-pago, é que qualquer um pode adquiri-lo. Porém, há a existência de casos bem específicos que ele seja uma boa escolha.

Primeiramente, é fundamental que você entenda que o cartão pré-pago é uma alternativa que exige menos burocracia, além de não exigir aprovação de crédito.

Desse modo, este tipo de cartão é uma boa escolha para aqueles que já tem problemas com dívidas passadas e poderiam ter dificuldade em conseguir aprovação de cartões de crédito comuns. Além disso, há pessoas que possuem dificuldade em ter controle de gastos, o qual poderiam se beneficiar bastante usando um pré-pago.

Visto que não há como gastar quantias além da que já está no cartão.

Outra opção bastante utilizada nesta modalidade, é como uma maneira de distribuir a mesada dos filhos adolescentes, em que dispensa o uso do dinheiro e aumenta o controle e segurança dos pais e dos filhos igualmente.

Quais os melhores cartões pré-pagos?

É interessante dar uma vista de olhos aos melhores cartões pré-pagos que existem!

  • Recargapay

Diferente do cartão de crédito convencional, o pré-pago não trará problemas. Bastando inserir quanto você deseja, para que você tenha controle dos seus gastos.

Pelo app RecargaPay, você verifica o quanto foi gasto e o que resta. Além disso, é uma excelente alternativa a quem não pode adquirir um cartão de crédito, além de não possuir anuidade, te dá um controle fácil das suas despesas e evita as taxas altas de juros bancários.

Com bandeira de cartão MasterCard o RecargaPay é aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, além de conter uma variedade ampla de benefícios. Adquirindo-o você participa do Programa MasterCard Surpreenda e terá acesso a diversas promoções e descontos exclusivos.

  • Zencard

Usando o cartão Zencard, você acessa automaticamente diversas vantagens.

Contando com o cartão, você terá vínculo a Bandeira MasterCard e terá a chance de participar do programa MasterCard Surpreenda, o qual garante muitos benefícios e descontos por meio do acúmulo de pontos a cada compra realizada.

Além disso, não se pode esquecer de mencionar que a cada compra realizada você ganha 1 ponto, independentemente do valor total.

  • Superdigital

O cartão de débito Superdigital é uma excelente alternativa por contar com incríveis benefícios, oferecendo até 5 cartões virtuais para que você compre em lojas online e apps, este cartão internacional irá o surpreender.

Caso você costume diariamente fazer uso de ônibus, trem e até metrô na cidade de São Paulo, é possível recarregar seu bilhete único através do cartão Superdigital, demais, não é? Além disso, este cartão traz duas possibilidades de conta, sendo para MEI e pessoas físicas.

Com bandeira Mastercard, o cartão pré-pago Superdigital tem a possibilidade de fazer compras internacionais, além de oferecer até cinco cartões digitais e um físico. Dessa forma, você terá uma comodidade maior ao realizar suas compras pela Internet ou presencialmente.

No que diz respeito a sua contração, este cartão de crédito pré-pago oferece duas opções a seus clientes, sendo elas: pagar uma taxa com valor de R$ 9,90 ao mês, que irá o sentar das transações como saques e transferências ou não pagar pelo pacote e arcar com as taxas que são condicionadas durante o uso do cartão.

Como posso carregar o meu cartão?

O cartão de crédito pré-pago requer carregamento! Então veja como poderá fazê-lo de diferentes formas:

Boleto

Frequentemente, por meio do aplicativo de seu cartão pré-pago, há a possibilidade de gerar um boleto com o valor que você deseja recarregar. Este poderá ser pago lotéricas, caixas eletrônicos ou mesmo por aplicativos de bancos.

Porém, aconselhamos que você verifique essa possibilidade melhor na instituição financeira do seu cartão, pois ela pode ser variada.

Débito em conta

Há instituições que aceitam que a recarga seja feita com o débito que está em conta, ou seja, o saldo que você depositou em seu cartão pré-pago será descontado do disponível em conta, apenas verificando se pertencem à mesma instituição ou de outra.

Depósito

A possibilidade de realizar uma recarga por meio do depósito é válida para depósitos identificados, em outras palavras, aqueles que são feitos em caixas pessoalmente, utilizando o CPF do portador do cartão. Entretanto, vale ressaltar que isso pode variar de acordo com as normas de cada banco.

Se não usar eu perco o dinheiro?

Diferente da recarga feita no celular, que normalmente possui uma validade, o seu dinheiro no cartão pré-pago não possui, ou seja, o seu dinheiro continuará lá e você não precisa se preocupar com isso. No máximo, pode ser cobrada uma taxa, porém isso é caso você não utilize o cartão.

Tudo sobre o cartão pré-pago

Veja mais partes importantes de cada cartão pré-pago:

Vantagens

  • Não tem anuidade 

Se você é aquele tipo de pessoa que foge das taxas financeiras impostas por instituições financeiras e operadoras de crédito, o cartão pré-pago pode ser uma boa alternativa.

No entanto, há algumas instituições que cobram por taxas de adesão pelo serviço ou até mensalidades, caso a conta esteja disponível e sem uso.

  • Usado para compras físicas e virtuais 

Ademais, uma grande vantagem do cartão de crédito pré-pago é a possibilidade de usá-lo em todo tipo de loja, seja física ou virtual. Deste modo, você pode contratar serviços de assinatura mensal e até fazer compras online de maneira prática e rápida.

  • Melhor controle de gastos 

Caso você ainda não tenha um bom controle das suas finanças e acabe sempre com saldo negativo, utilizar o cartão de crédito pré-pago pode ser uma excelente alternativa, visto que você só pode gastar a quantia que tiver em saldo.

  • Saque mais barato 

Oposto do cartão tradicional, suas taxas de saque automático costumam ser bem mais baratas, chegando até a ser 50% mais econômico.

Desvantagens

  • É preciso recarregar antes de usar

Diferente do cartão de crédito, os cartões pré-pagos exigem que seja recarregado dinheiro na conta para que você possa utilizá-lo, como os créditos de um celular.

Isso pode ser um incômodo em situações urgentes, mas que o cartão está sem saldo.

  • Não é possível parcelar com um cartão pré-pago

Uma das principais vantagens atreladas ao cartão de crédito é sua possibilidade de parcelar, o que traz menos peso ao bolso, por poder pagar aos poucos.

Todavia, o cartão pré-pago já desconta o valor automaticamente.

  • Taxas por recarga e manutenção

Apesar de não cobrar anuidade normalmente, os cartões pré-pagos possuem algumas taxas. Por exemplo, é comum que cobrem taxas para emitir o cartão e tarifas por recarga e para manutenção.

Portanto, é importante se atentar quanto às taxas cobradas por cada cartão, para saber se realmente compensa adquiri-lo.

  • Cartões pré-pagos não acumulam milhas

Se você é do tipo que gosta de acumular milhas nos cartões de crédito e as trocas por passagens de avião, este tipo de cartão não é uma boa alternativa. Sendo até bem raro eles possuírem algum programa de recompensa que valha a pena.

Vale a pena ter um cartão?

Apesar de uma excelente pergunta, não somos nós que devemos responder a ela. Você, até aqui, após saber todas as informações sobre o cartão pré-pago, precisa fazer uma avaliação mais analítica sobre ele.

Visto que apesar de ser uma alternativa bastante interessante, é preciso, em primeiro lugar, que este atenda a suas necessidades, pois ele pode ser bastante vantajoso em determinadas situações. Por exemplo, se você precisar realizar uma viagem ao exterior e quer evitar usar o câmbio diário da moeda, ter o nome negativado ou com alguma restrição em órgãos de proteção ao crédito ou até mesmo está precisando educar-se financeiramente.

Portanto, se você se enquadra em algum desses exemplos que citamos, o cartão de crédito pré-pago pode ter muita utilidade para você, de modo que consiga um maior controle dos seus gastos e adquirir maior liberdade das suas finanças.