Nós sabemos que envelhecer no Brasil pode ser um pouco complicado devido a diversos fatores. No entanto, vamos te ajudar e te contar um pouco mais sobre a carteira do idoso como ela pode ser útil. E porque é uma excelente opção para todas as pessoas que podem precisar do benefício

Em geral, a carteira do idoso é um documento semelhante a carteira de identidade, mas como o próprio nome diz, é voltado para atender pessoas idosas. Desta forma, é importante saber que esse documento é emitido pelo Ministério do desenvolvimento social e combate à fome. Isso ocorre por meio de uma parceria com a Secretaria nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa e é totalmente gratuita.

Por isso vamos te contar agora mesmo, mais um pouco sobre esse documento, quais vantagens oferece aos usuários. Como você pode solicitar o seu e quais são os requisitos para conseguir pedir a emissão da carteira

Publicidade

O que é carteira do idoso?

Em primeiro lugar, como falamos acima, a carteira do idoso é um documento que objetiva garantir a gratuidade ou desconto mínimo de 50% no valor das passagens de transporte coletivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Desta forma, é uma carteira física que você deve apresentar ao ingressar no transporte público. Com o objetivo de conseguir gratuidade. 

Além de oferecer a gratuidade ou desconto no transporte público, você também pode solicitar a carteira do idoso. Para ter acesso a outros direitos e benefícios, como por exemplo, prioridades de atendimento em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, além de isenção no pagamento de algumas taxas normalmente cobradas.

Ou seja, para resumir melhor a carteira do idoso é como uma carteira de identidade e pode substituí-la também. Isso quer dizer que ao ter a carteira do idoso, você poderá utilizá-la como documento de identidade em todos os lugares. No entanto, existem alguns requisitos para que essa carteira seja emitida e vamos falar sobre eles agora mesmo.

Quais os requisitos para solicitar?

Para fazer a solicitação da sua carteira do idoso, você precisará cumprir alguns requisitos básicos. Como por exemplo, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência atualizado e em seu nome. 

Além disso, é necessário ter 60 anos de idade ou mais e possuir renda de até 2 salários mínimos. Para isso, você precisará ter em mãos um comprovante de renda que comprove o recebimento deste valor máximo. 

Por outro lado, um outro requisito é que você esteja inscrito no cadastro único para programas sociais do governo federal. Que, por sua vez, é um sistema de dados utilizado para identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social que podem ter direito a alguns benefícios e programas de transferência de renda oferecidos pelo governo.

Como solicitar a Carteira do Idoso?

Como falamos acima, um dos requisitos é que você esteja inscrito no cadastro único. Por isso, o primeiro passo deve ser se dirigir até o centro de referência de assistência social, mais conhecido como CRAS ou até mesmo centro de referência especializado de assistência social, chamado de CREAS. em geral a função desses 2 órgãos é a mesma Em geral, a função e objetivo desses órgãos é a mesma. 

Mas vale lembrar que todos os municípios possuem um centro de referência de assistência social cuja função é atender e identificar as famílias que podem precisar de algum tipo de auxílio. Por isso você deve se dirigir até o CRAS do seu bairro, munido dos documentos necessários que falamos acima.

Posteriormente, basta que você apresente a documentação necessária e aguarde até que a análise seja concluída. Vale ressaltar que todo o processo é gratuito e a emissão da carteira do idoso também não terá custo adicional algum. Para isso, você precisa apenas aguardar até que o prazo de emissão da carteira seja concluído.

Por fim, caso seja aprovado, o CRAS do seu município entrará em contato com você através do telefone de contato que você forneceu no momento da solicitação e a sua carteira do idoso estará liberada para retirada. 

Como falamos anteriormente, você pode substituir a sua carteira de identidade pela carteira do idoso e ter acesso a diversos benefícios, como gratuidade em transportes públicos, prioridade sem filas em estabelecimentos comerciais e até mesmo no que diz respeito ao atendimento em órgãos públicos da sua cidade.